Nitazoxamida, o Annita: reduz mesmo carga viral da Covid-19? Entenda

A declaração feita pelo Ministro da Saúde Marcos Pontes sobre o Annita suscita polêmicas na mídia e entre profissionais de saúde

0
173
Annita
Annita reduz carga viral da Covid-19? Entenda (Imagem: Gazeta Brasil)

Em uma cerimônia realizada dia 19/10 no Palácio do Planalto o Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações afirmou que o medicamento Annita reduz carga viral da Covid-19. A declaração feita por Marcos Pontes teria se baseado em um estudo promovido pelo Governo Federal a partir de fevereiro desse ano.

Dessa maneira, o remédio que é comumente utilizado contra infecções parasitárias de trato estomacal e intestinal poderia ser uma arma para diminuir a contaminação pela doença. Por outro lado, cientistas criticaram a afirmação que não foi acompanhada da divulgação de números de testes clínicos.

Continue lendo para entender porque o Ministro Marcos Pontes defende o uso do remédio na luta contra a Covid-19 e em que se baseiam as críticas.

Também veja: Covid-19 se tornou uma sindemia: como isso pode te afetar? Entenda

Annita
Ministro Marcos Pontes fez declaração sobre eficácia de uso de vermífugo contra o Covid-19. (Imagem: G1)

Ministro da Ciência afirma que Annita reduz carga viral da Covid-19

A afirmação foi feita em uma cerimônia oficial em Brasília, segunda-feira. Segundo Marcos Pontes o Governo estaria patrocinando uma pesquisa desde fevereiro cujo objetivo é encontrar medicamentos comuns em todo o país que possam ter efeito contra o Coronavírus.

Aliás, a eficácia do medicamento em diminuir a carga viral da Covid-19 seria devida ao componente Nitazoxanida. Confira declaração do ministro sobre o uso do Annita:

Foi um trabalho incansável de cientistas, desde fevereiro, testando dois mil medicamentos, inteligência artificial, usando modelamento matemático, computação gráfica, desse dois mil foram escolhidos cinco para testes em laboratório. Dos cinco, a nitazoxanida mostrou 94% de capacidade de inibir o vírus, então, foi para os testes clínicos”.

Diminuição da carga viral do Covid-19 com uso do Annita: O que isso significa?

Marcos Pontes ainda esclareceu durante a cerimônia o que seria a diminuição da carga viral e a importância de um medicamento capaz de fazê-lo. Confira:

Com essa redução da carga viral, significa que reduz o contágio nas pessoas que tomam o medicamento nos primeiros dias, reduz a capacidade de contágio e diminui a probabilidade dessa pessoa aumentar os sintomas, ir para o hospital e falecer“.

Críticas às declarações do ministro se baseiam na falta de divulgação da pesquisa completa e dos números

Ainda, a imprensa nacional, bem como pesquisadores da área de saúde criticaram a declaração sobre a eficácia do uso do Annita.

Segundo eles, a divulgação dos resultados teria sido incompleta, pois deve ser acompanhada de dados sólidos sobre testes clínicos.

As críticas também são devidas ao fato da indicação anterior do Governo quanto ao uso da cloroquina contra a Covid-19. Essas afirmações, aliás, já foram descartadas pela OMS (Organização Mundial da Saúde) que negou a eficácia dessa medicação contra o vírus.

Portanto, em relação ao uso do Annita para reduzir a carga viral da Covid-19 é preciso aguardar a divulgação mais detalhada do estudo realizado.

Confira agora: Mais que aparência: pessoas obesas correm mais riscos no contágio por Covid-19

Gostou desta matéria? Acompanhe as nossas redes sociais: Facebook, InstagramTwitter e Pinterest.

Deixe seu comentário

Grupos do SaúdeLab

SaúdeLab no WHATSAPP
SaúdeLab no TELEGRAM

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here