Receita sem glúten: como fazer uma incrível farinha de grão de bico?

As receitas das dietas celíacas e sem glúten ficam muito mais saborosas com essa farinha

0
260
A farinha de grão de bico pode incrementar as refeições dos celíacos
A farinha de grão de bico pode incrementar as refeições dos celíacos (Imagem: Reprodução/Empório Figueira)

Quem faz dieta ou tem restrições alimentares sabe o quanto é difícil encontrar ingredientes alternativos que caiam bem para uma receita sem glúten, por exemplo. Nesse sentido, a farinha de grão de bico é uma ótima opção para ser utilizada nos preparos de pratos diferentes.

Além de conter uma grande quantidade de vitaminas, bem como fibras e minerais, o grão de bico funciona também como fonte proteica, alternativa ao consumo da carne. Legal, não? Para que você pode abusar da criatividade montando cardápios diversificados, o SaúdeLab preparou algumas dicas para você fazer sua farinha em casa e não ter mais problemas com ingredientes do tipo. Veja só!

Leia mais: Alimentação intuitiva: saiba como se livrar de vez das dietas

Como fazer a farinha de grão de bico em casa

Essa deliciosa farinha de leguminosa pode ser usada em uma infinidade de pratos
Essa deliciosa farinha de leguminosa pode ser usada em uma infinidade de pratos (Imagem: Reprodução/Naturaline)

Preparar a farinha é algo simples, afinal, são necessários poucos processos, com grau de dificuldade zero. Siga o passo a passo para entender melhor o processo:

1.O grão de bico deve ficar de molho

Para fazer a farinha de grão de bico, primeiramente deixe-o dentro de uma bacia cheia d’água por aproximadamente 8 horas. Não pule essa etapa, pois o molho eliminará os antinutrientes, tal como os ácidos fíticos, prejudiciais para nosso organismo.

2.A água é escorrida e os grãos secos

Após o tempo do molho, escoe a água toda e, então, use um pano limpo para secar os grãos levemente. Dessa forma, você removerá o excesso d’água e agilizará as próximas etapas.

3.Asse a leguminosa no forno

Coloque as leguminosas em um refratário, uma vez que deve ser levado para assar em forno pré-aquecido em uma temperatura de 180° C por aproximadamente 45 minutos.

4.A farinha de grão de bico será processada ou liquidificada

Quando os grãos estiverem secos e torrados, coloque-os em um processador ou liquidificador, aos poucos, até virar uma farinha mais fina. Em seguida, basta guardar em um recipiente hermeticamente fechado e utilizar na receita sem glúten que desejar.

Confira também: Chá de hibisco: conheça os benefícios incríveis dessa bebida que te mantém hidratado neste calor

Sugestões de receita sem glúten com farinha de grão de bico

Uma receita sem glúten com a farinha fica bem mais nutritiva
Uma receita sem glúten com a farinha fica bem mais nutritiva (Imagem: Reprodução/Americanas)

Como você aprendeu a fazer sua própria farinha, que tal preparar alguns pratos deliciosos que darão um toque especial nas suas refeições? É possível fazer tortas, quiches recheadas de palmito ou frango, mas até mesmo receitinhas alternativas deliciosas de pães, panquecas, bolinhos e broas.

A melhor coisa de usar a farinha de grão de bico é seu alto conteúdo de fósforo, cálcio, vitaminas, bem como fibras e proteínas. Ela permite que você se delicie com sua receita sem glúten, dando ainda aquela vantagem nutricional. Experimente!

Gostou desta matéria? Acompanhe nossas redes sociais: Facebook, Instagram, Twitter e Pinterest.

Deixe seu comentário

Grupos do SaúdeLab

SaúdeLab no WHATSAPP
SaúdeLab no TELEGRAM

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here