Dia das Nações Unidas é comemorado neste sábado com evento virtual

Os objetivos das Nações Unidas são: manter a paz e a segurança em todo o mundo entre outros

0
133
75 anos da ONU
Dia das Nações Unidas é comemorado neste sábado com evento virtual (Imagem: internet)

O Dia das Nações Unidas é comemorado hoje (24.10), momento esse que remete à data de fundação da Organização há 75 anos atrás.

Contudo, a ONU (Organização das Nações Unidas) substituiu a então Liga das Nações, que foi extinta, devido à emergência da Segunda Guerra Mundial. Após o término do conflito internacional, o mundo assinou a Carta das Nações Unidas, em 26 de junho de 1945. Meses depois o funcionamento das Nações Unidas entrou em vigor.

De acordo com o documento, os objetivos das Nações Unidas são: manter a paz e a segurança em todo o mundo; mediar e promover relações amistosas entre as nações; promover cooperações na resolução de problemas internacionais; e ser o centro responsável por reunir as nações em prol desses objetivos em questão.

Leia mais: Quais as sequelas graves dos sobreviventes do coronavírus? 

Dia das Nações Unidas é comemorado neste sábado com evento virtual; saiba mais
Dia das Nações Unidas é comemorado neste sábado com evento virtual; saiba mais

Estrutura das Nações Unidas

Atualmente, a ONU é composta por 193 países, sendo considerada uma das maiores organizações internacionais do mundo em número de países-membros. Dentre as nações, está o Sudão do Sul, que aderiu à Organização em 2011, ano em que se tornou independente.

Por outro lado, a estrutura de gestão é composta pela Assembleia Geral; os Conselho de Segurança; Econômico e Social; de Tutela e Corte Internacional de Justiça; além do Secretariado Geral.

Todavia, cada uma das partes é responsável por uma frente, dentro das Nações Unidas, como poder decisório, comando e organização de questões humanitárias e diplomáticas, por exemplo.

Nações Unidas
Bandeiras dos países-membros / Foto: Organização das Nações Unidas

Eventos de aniversário

Nesse sentido, para marcar a data histórica neste 2020, a ONU Brasil organizou um evento virtual, para dialogar com governo, comunidade internacional e sociedade civil sobre como reconstruir o mundo pós-pandemia juntos.

A princípio, o coordenador residente do Sistema ONU no Brasil, Niky Fabiancic, deu início às conversas, com representantes do governo brasileiro, da comunidade internacional e da sociedade civil.

A intenção é debater sobre medidas e soluções a ser adotadas, numa projeção global daqui até  2045, ano do centenário das Nações Unidas.

Nações Unidas
Banner do evento / Fonte: ONU

Entretanto, o evento chamado ‘O futuro que queremos, sem deixar ninguém para trás’ será realizado nesta segunda (26.10) e contará com duas lives . Elas serão transmitidas no canal da ONU Brasil no Youtube, permitindo a participação do público. E também contará com tradução simultânea para Libras.

Em síntese, vale lembrar que ambas as iniciativas fazem parte da UN75, que é a maior conversa global do mundo sobre o futuro, lançada pelo secretário-geral da ONU, António Guterres, no início do ano.

Fonte: ONU

Continue lendo: Transtorno de estresse pós-traumático: entenda as causas, sintomas e tratamentos

Gostou desta matéria? Acompanhe nossas redes sociais: FacebookInstagramTwitter Pinterest.

Deixe seu comentário

Grupos do SaúdeLab

SaúdeLab no WHATSAPP
SaúdeLab no TELEGRAM

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here