Vacina: gastos ultrapassam 1 bilhão de reais com imunização de Oxford, diz TCU

Os cenários são incertos, uma vez que diversas vacinas estão em fase de testes.

0
173
Vacina: Governo já gastou mais de 1 bilhão de reais com imunização de Oxford, diz TCU
Vacina: Governo já gastou mais de 1 bilhão de reais com imunização de Oxford, diz TCU

O Tribunal de Contas da União (TCU) apresentou os resultados da auditoria dos gastos da Saúde em vacina contra a pandemia e a AstraZeneca com a Universidade de Oxford ficou no topo de gastos, como mostra o relatório dia 22 de outubro.

O documento ainda destaca que ao todo, a vacina demandou um total de 2,35 bilhões de reais, em recursos, sendo o maior montante na lista analisada pelo tribunal até agora.

Mas, apesar da vacina ainda estar na fase 3 de testes e não ter sido aprovada para uso em massa, o documento ressaltou que até então, o governo vinha gastando menos do que o disponível em caixa.

Leia também: Vacina custará mais de 100 reais e será bancada pelo SUS

Vacina contra Covid / Foto: El País
Vacina contra Covid / Foto: El País

Outros gastos governamentais

De acordo com levantamentos da Consultoria de Orçamento e Fiscalização Financeira da Câmara dos Deputados, até final de julho, mais da metade dos recursos destinados às autoridades (56%) dos 509,6 bilhões, foram liberados para o combate à pandemia.

No entanto, o total gasto em medidas provisórias neste ano, até agora foi de 285,7 bilhões. Deste efetivo, o maior foi destinado ao auxílio emergencial de 600 reais, criado pela Lei 13.982/20.

Por outro lado, a segunda maior despesa registrada pela Câmara foi em auxílio financeiro aos estados e municípios. Dos R60,2 bilhões liberados pela MP 978/20, foram repassados 30,1 bilhões.

Quando sai a vacina no Brasil?

A expectativa é que a imunização esteja disponível no primeiro trimestre de 2021. Contudo, os cenários são incertos, uma vez que diversas vacinas estão em fase de testes. Nenhuma delas, contudo, concluiu todas as fases até o momento.

Além de Oxford, outras vacinas estão sendo testadas no Brasil, como a vacina chinesa, inglesa e russa, por exemplo.

Em síntese, o Ministério da Saúde informou, no início do mês que a vacina custará cerca de US$ 21 por pessoa, valor que corresponde a cerca de R$ 117. Entretanto, as duas doses necessárias para a imunização serão bancadas pelo Sistema Único de Saúde, o SUS.

Confira também: Quais as sequelas graves dos sobreviventes do coronavírus? Estudo apontou alguns deles

Fonte: CNN

Gostou desta matéria? Acompanhe as nossas redes sociais: Facebook, InstagramTwitter e Pinterest.

Deixe seu comentário

Grupos do SaúdeLab

SaúdeLab no WHATSAPP
SaúdeLab no TELEGRAM

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here