Cruz Vermelha Brasileira: conheça ações na pandemia nesse 26/10 em que completa 113 anos

O comprometimento nos serviços humanitários prestados pela CVB têm se destacado com brilhantismo ao longo dos anos

0
181
Cruz Vermelha
Cruz Vermelha Brasileira: conheça ações na pandemia nesse 26/10 em que completa 113 anos (imagem: CVB)

A Cruz Vermelha Brasileira(CVB) hoje, 26 de Outubro completa 113 anos. Uma instituição idealizada pelo então Dr. Joaquim de Oliveira Botelho, um homem culto e visionário, que conjuntamente, à várias pessoas da sociedade carioca, deram o impute à sua criação e estabeleceram as bases de organização no Brasil em 17/10/1907.

A relevância em dar destaques aos trabalhos realizados pela CVB, principalmente, nesse período de pandemia da COVID-19, perpassa em divulgar o quanto suas ações humanitárias tem socorrido pessoas não só no país, mas, em todo o mundo, levando insumos diversos e também um pouco de esperança.

Conheça um pouco mais da trajetória da instituição aqui no Saúde Lab hoje.

Saiba também: Vacinas da Covid-19: entenda a etapa 3 e quando será liberada

A trajetória da Cruz Vermelha

O primeiro presidente da CVB foi o sanitarista Oswaldo Cruz. E entre os de 1910e 1912 a entidade foi reconhecida tanto nacional como internacionalmente e a I Guerra Mundial (1914/1918) foi fator decisivo para impulsionar seu avanço.

Cruz Vermelha brasileira
A CVB atua em várias frentes de socorro à população (Fonte: divulgação internet)

Outro grande marco, foi a formação de um grupo de mulheres das quais gerou o corpo de Enfermeiras voluntárias e na sequência, diante da necessidade de formação profissional, criou-se e logo inaugurou em março de 1916, a Escola prática de Enfermagem.

À época, entretanto, estava sob o comando do Dr. Getúlio dos Santos, um Capitão e médico do Exército brasileiro. Desde então, muitas escolas foram implantadas nos estados e municípios. A primeira se estabeleceu em São Paulo (SP).

O trabalho da entidade alcança muitas frentes de atuação, como registra a fala a seguir:

 “Em nosso país, tornou-se instituição modelar, da forma prevista nas Convenções de Genebra, como em tempos de paz, levando ajuda a vítimas de catástrofes e desastres naturais (secas, enchentes, terremotos etc.).”

Base dos princípios da CVB

A instituição é reconhecida e valorizada pelos governantes do país, aliás, ela se fortalece cada vez como a única sociedade a prestar seus serviços militares de saúde com autorização dos poderes públicos.

Desde o início da pandemia do coronavírus, a Cruz Vermelha tem atuado na linha de frente. O número de pessoas atendidas chegou a 4 milhões, conforme divulgação na página do site.

Nesse sentido, a base que fundamenta sua conduta se destaca nos pilares, tais como:

  • Humanidade
  • Imparcialidade
  • Neutralidade
  • Independência
  • Voluntariado
  • Unidade
  • Universalidade

Ações da instituição na pandemia e em Minas Gerias

A “Estamos Prontos” é uma campanha da Cruz Vermelha Brasileira está desde março de 2020 atendendo pessoas vulneráveis socialmente durante a pandemia do coronavírus. Dentre as ações, listam-se: vacinas, doações  diversas oferecidas pelos apoiadores da causa, higienização de cidades e testes rápidos da COVID-19.

Atualmente  em Minas Gerais a Instituição está empenhada em uma outra tarefa, ou seja, socorrer pessoas atingidas pelas chuvas. E assim, mobiliza as pessoas, entidades e qualquer um que possa doar recursos monetários e outros  produtos.  Até o momento, eles conseguiram arrecadar e distribuir 400 toneladas de doações.

CVB alimentos
Distribuiçao de Alimentos e outros insumos pela CVB (Imagem: Divulgação Diário Transporte)

A Cruz Vermelha Brasileira oferta cursos gratuitos

Mas o apelo continua e a CVB deixa um recado para aqueles que desejar contribuírem. Veja:

“Agora, estamos procurando parcerias entre empresas, organizações, espaços, equipamentos, estrutura e logística para se antecipar às eventuais demandas daqui até 2021.”

A Cruz Vermelha Brasileira, oferece também cursos on line e gratuitos bem como de alta qualidade, para formação pessoal e profissional. Além de todo o comprometimento nos serviços humanitários prestados, a entidade tem se destacado com brilhantismo ao longo dos 175 anos.

E certamente, vale apoiar e contribuir para que tais ações possam perdurar. Caso deseje saber mais da CVB acesse o site cruzvermelha.org.br/pb.

Confira também: Comportamento na pandemia: como os jovens reagem às mudanças

Gostou desta matéria? Acompanhe as nossas redes sociais: Facebook, InstagramTwitter e Pinterest.

Deixe seu comentário

Grupos do SaúdeLab

SaúdeLab no WHATSAPP
SaúdeLab no TELEGRAM

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here