Novembro Azul e câncer de próstata: a prática dos exercícios é para prevenção

No mês da conscientização da doença a palavra de ordem é se exercitar

0
118
Novembro Azul e câncer de próstata: a mensagem do mês é a prática dos exercícios para prevenção
Novembro Azul e câncer de próstata: a mensagem do mês é a prática dos exercícios para prevenção - Foto: Freepik

Segundo o INCA (Instituto Nacional do Câncer), a estimativa é que 1 entre cada 6 homens terá  o diagnóstico do câncer de próstata durante a vida. E em 03/11 o Saúde Lab alerta sobre a campanha do Novembro Azul. A mensagem do dia é a prática dos exercícios para prevenção.

Com grande incidência depois dos 50 anos, esta se mostra como a 2ª maior causa dos óbitos por câncer do público masculino. Michael Hiroshi, urologista que atende em um hospital dos Estados Unidos, realizou em estudo constatando a eficácia das atividades físicas na precaução da neoplasia.

A pesquisa mostrou que, além de todos os benefícios que já são conhecidos, os homens que fazem práticas regulares de exercícios, têm a probabilidade menor do desenvolvimento da doença. Consequentemente, têm menos chance de morrer desse mal.

Leia mais: Todo surdo é mudo? Entenda essa relação

Rafael Oliveira, educador físico, recomenda que o ritmo regular dos treinos deve ser de até 5 vezes durante a semana. Assim, melhorará as funções vitais orgânicas. Esse é o motivo mais relevante do seu benefício no que diz respeito ao câncer de próstata.

Contudo, iniciar a rotina com uma frequência certa exige persistência. Mas, com tempo, o resultado passa a ser perceptível.

Um entre cada 6 homens receberão esse diagnóstico
Um entre cada 6 homens receberão esse diagnóstico – Foto: Medicar

Novembro Azul conscientiza para a prática dos exercícios para prevenção do câncer de próstata

O Novembro Azul, como todos sabem, é o mês da campanha de combate e conscientização do câncer de próstata. Este movimento mundial surgiu no ano de 2003, na Austrália, com o intuito de se debater os cuidados devidos com a saúde masculina.

Foi então que alguns centros de pesquisas passaram a investir em estudos. Alguns destes afirmam o poder da prática dos exercícios para prevenção do câncer de próstata.

Como citado, Michael Hiroshi, urologista, afirma que esportistas regulares em seus treinos, possuem menores chances do desenvolvimento da doença. Nesse caso, praticar pelo menos 15 minutos diariamente pode minimizar os riscos na saúde.

Mais pesquisas incentivam o Novembro azul

Outras pesquisas verificaram que os homens que estiveram em tratamento e ganharam peso, têm uma maior chance de reincidência.

Daí a importância do Novembro Azul na conscientização, uma vez que a obesidade interfere nas ferramentas para rastreamento da doença. Isso torna mais difícil sua detecção eficiente e precoce.

Flávio Leal, educador físico, dá uma explicação lógica a respeito disso. As atividades físicas feitas de maneira regular, uma vez que são orientadas por profissionais da área, é importante na atuação do microambiente tumoral.

Os exercícios irão fazer uma espécie de reprogramação metabólica. As células do câncer necessitam da ATP (Adenosina Trifosfato) a fim de suportar as demandas energéticas da hiperproliferação.

Por conta disso, o metabolismo acaba se tornando mais glicolítico. Os exercícios físicos diminuem as concentrações do lactato no microambiente tumoral, o que evita que o tumor se forme.

Confira também: Como a empregada doméstica deve retornar ao trabalho com segurança nessa pandemia? Entenda todas as medidas adotadas

Dicas para dar início a uma rotina de exercícios regulares

A prática de exercícios físicos garante uma boa saúde
A prática de exercícios físicos garante uma boa saúde – Foto: Freepik
  • Comece fazendo uma avaliação completa com um médico antes de dar início à rotina dos treinos. Assim, será possível identificar e prevenir possíveis problemas de saúde.
  • Por exemplo, quem não faz avaliações prévias tem grandes chances de desenvolver doenças musculoesqueléticas em decorrência de problemas pré-existentes nas articulações;
  • Exercícios praticados precisam ser agradáveis para que a estimulação do corpo aconteça plenamente;
  • Os treinos devem ser iniciados devagar, aos poucos. O ritmo deve ser crescente, com os intervalos condizentes de um treino para o outro, além do descanso;
  • A rotina deve ser criada e definida com horários determinados para as atividades ao longo da semana. Dessa forma, é possível o organismo recuperar a energia;
  • Procure companhia para os treinos. Assim, sempre haverá motivação.

Sabemos que o Novembro Azul é um mês de conscientização. Entretanto, não deixe que a prática dos exercícios para prevenção do câncer de próstata seja feita apenas nessa data. Leve as atividades físicas como rotina do dia a dia para manter uma vida mais saudável sempre.

Gostou desta matéria? Acompanhe nossas redes sociais: Facebook, Instagram, Twitter e Pinterest.

Deixe seu comentário

Grupos do SaúdeLab

SaúdeLab no WHATSAPP
SaúdeLab no TELEGRAM

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here