Chá de orégano para infecção de urina: será que resolve? Descubra mais

O orégano é bem mais do que um simples tempero de pizza

0
173
Não se sabe se é mito ou verdade que o chá de orégano para infecção urinária funciona mesmo
Não se sabe se é mito ou verdade que o chá de orégano para infecção de urina funciona mesmo - Foto: Freepik

Quem pensa que esta erva serve apenas para proporcionar o gostinho típico na pizza está muito enganado. O SaúdeLab descobriu que o orégano é muito mais do que um mero tempero, funcionando até como planta medicinal. Mas, existem alguns mitos e verdades que o cercam. Por exemplo, chá de orégano para infecção de urina. Será que funciona mesmo?

Bom, sabemos que ele funciona como forte aliado para a manutenção da saúde. A folha é originária do Mediterrâneo, e possui um valor nutricional considerável. Sendo assim, é bem mais versátil e funcional do que se imagina.

Leia mais: Síndrome da apneia obstrutiva do sono: conheça mais sobre a doença, tratamentos e avanços cirúrgicos em tempos de pandemia

Na matéria abaixo, vamos desvendar alguns mistérios sobre seus reais benefícios, especialmente os que dizem respeito ao trato urinário. Vamos lá?

Benefícios do chá de orégano

Além de ser um tempero delicioso ainda traz muitos benefícios para a saúde
Além de ser um tempero delicioso ainda traz muitos benefícios para a saúde – Foto: Freepik

O chá da folha possui várias propriedades nutricionais. Confira quais as principais vantagens no consumo da bebida, de acordo com informações dos melhores fitoterapeutas:

  • Aumenta a imunidade;
  • É rico na vitaminas A, C, bem como antioxidantes;
  • É rico nas fibras;
  • Evita desidratação e retenção dos líquidos;
  • É bom para a saúde do coração e para o controle da pressão;
  • Ajuda a combater insônia;
  • Tem ação anti-inflamatória e antibacteriana;
  • Contém ferro, cálcio, manganês e vitamina K;
  • Auxilia na boa digestão;
  • É um grande aliado no combate à gripe.

Perguntas e respostas sobre a infusão do orégano
Existem muitos questionamentos sobre os benefícios do chá, assim como da eficácia de seu consumo. Veja abaixo o que é verdade ou não acerca da bebida.

É bom para fortalecer os ossos?

É sim, pois ferro, manganês e cálcio, se mostram nutrientes excelentes em termos de fortalecimento de ossos. Uma vez que o orégano tem grandes concentrações dos nutrientes, é altamente indicado para osteoporose.

Elimina toxinas?

Com certeza, pois o chá tem o efeito de detox, eliminando as toxinas do organismo. A folha possui fibras, assim como nutrientes potentes, proporcionando uma “limpeza” geral do corpo.

Pode ser tomado para candidíase?

Infelizmente, as propriedades antifúngicas somente aliviam as coceiras genitais, mas o banho de assento não tem o poder curativo. Nesses casos, a recomendação é procurar um médico para que seja realizado um diagnóstico mais preciso, bem como indicação de tratamento.

Confira também: Transtorno de estresse pós-traumático: entenda as causas, sintomas e tratamentos

Consumir o chá à noite pode acalmar o sono
Consumir o chá à noite pode acalmar o sono – Foto: Freepik

Faz bem para tratar a pele?

Sim! O timol e cervacol são elementos com ação antibacteriana e estão presentes na erva. Por conta disso, ambos auxiliam na defesa da pele contra bactérias indesejadas. A folha também tem ação antioxidante, que ajuda na prevenção de envelhecimento precoce.

Chá de orégano para infecção urinária é verdade?

Vários estudos apontaram que as folhas do orégano, de nome científico Origanum Vulgare, tendo tantas atividades antifúngicas, antibacterianas e anti-inflamatórias, pode ajudar a combater doenças no trato urinário.

Portanto, tomar a infusão para tratar de infecções urinárias pode ser uma ótima alternativa caseira. Usa-se o orégano há muitos anos, desde as antigas civilizações, com o intento medicinal. Assim, aprenda a preparar a infusão, aproveitando dos seus benefícios fitoterápicos.

Como preparar chá de orégano para infecção de urina

Ingredientes:

  • 1 colher de sopa de folhas secas de orégano;
  • 150 ml de água fervente.

Modo de preparar:

Em um recipiente, coloque as folhas de orégano, acrescente a água fervente e abafe, deixando bem tampado. Aguarde aproximadamente uns 10 a 15 minutos, coe e tome ainda morno. Caso prefira, adoce com mel.

É possível combinar a erva com canela, limão, erva-cidreira, bem como hortelã e outros ingredientes. Recomenda-se o consumo da infusão antes da hora de dormir, uma vez que auxilia no relaxamento do corpo, contribuindo para o sono tranquilo.

Agora que você já sabe que chá de orégano para infecção de urina funciona mesmo, que tal deixar um potinho da erva separado para emergências? Aos primeiros sinais de problemas, faça um chazinho!

Deixe seu comentário

Grupos do SaúdeLab

SaúdeLab no WHATSAPP
SaúdeLab no TELEGRAM

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here