Conhece o Triptofano? Descubra os benefícios desta substância para o organismo

Bom humor e emagrecimento são resultados quase imediatos

0
191
Triptofano
Conhece o Triptofano? Descubra os benefícios desta substância para o organismo (Imagem: Pxhere)

04.11.2020.O triptofano é um aminoácido essencial, ou seja, uma substância que o organismo não consegue produzir por conta própria e deve estar suprida para o bom desempenho da saúde.

Dessa maneira, o Saúde Lab vai apresentá-lo e abordar sobre a sua importância para o corpo humano, sublinhando suas características e benefícios para a saúde emocional, física e mental.

A propósito, saiba portanto, da existência de 20 aminoácidos nomeados como “essenciais” que o corpo utiliza para produzir as proteínas no organismo. E destes, 11 são fornecidos pelo próprio indivíduo. Mas, os outros 09 dependem dos alimentos que ingerimos e de seus nutrientes.

A nutricionista Vanuza Lobato fala exclusivamente ao Blog sobre o assunto a seguir. Continue a leitura adiante e desfrute das informações valiosas para a sua saúde e de toda família.

Qual a função do triptofano na saúde humana?

A nutricionista Lobato ratifica a importância do triptofano e que ele só pode ser obtido por meio da alimentação balanceada e diversificada. Sobretudo, que sua ação tem a primazia de ser fonte de serotonina e bem estar.

E ela explica, acompanhe:

“Esse aminoácido ajuda a sintetizar a serotonina, que é uma substância presente no cérebro, conhecida como “hormônio do prazer”. Ela ajuda a regular o humor, sensação de sono, apetite e ansiedade. Ou seja, o triptofano é um elemento essencial para a saúde geral do ser humano”, é o que afirma Vanusa Lobato.

Leia também: Lentilha tem lítio? Descubra hoje os benefícios desse alimento

triptofano
Triptofano na alimentação / Foto: UOL

Onde encontrar triptofano?

Entretanto, a especialista ainda explica que existem algumas fontes ricas em triptofano. Confira abaixo algumas delas:

  • Banana: Rica em fibras, potássio e vitaminas é uma grande fonte de triptofano. Além de ser repleta de carboidrato, um macronutriente que facilita a entrada da serotonina no sistema nervoso.
  • Leite e derivados: Além do triptofano, os laticínios são fonte de cálcio e magnésio. Sem contar que os iogurtes, em especial, os que contêm probióticos, ajudam no equilíbrio da microbiota, população de bactérias presentes no intestino.
  • Grão de bico: Esta leguminosa tem um concentração muito alta de vitaminas B6 e B9. Elas também atuam na produção de hormônios neurotransmissores do bem-estar. Além de garantir boas noites de sono.
  • Cacau: É o elemento principal do chocolate. E, quem nunca comeu um pedacinho de chocolate e já teve uma rápida melhora no humor, não é mesmo? Além disso, flavonoides, que têm ação antioxidante e anti-inflamatória nas células, são muito presentes no cacau.
  • E há também a cafeína, que funciona como estimulante, promovendo a melhora do humor.

Outros benefícios do triptofano

Existem também outras fontes nutritivas para fornecer triptofano ao corpo. São alguns deles: queijo, frutos secos, ovo, abacate, chocolate amargo, abacaxi, amendoim,  oleoginosas etc. E todos eles com a função de equilibrar as emoções.

A substância também tem o poder de melhorar aspectos da depressão, regular o humor e controlar a ansiedade. Além de melhorar a memória e o sono, também de ajudar a controlar o peso.

Enfim, há um leque de vantagens em optar por uma alimentação que privilegie alimentos mais saudáveis e nutritivos.

E mesmo que no início seu paladar estranhe com o passar dos dias seu cérebro aprende novos caminhos neurais para habituar a consumi-los. E sua saúde só tem a ganhar. Vale seguir as orientações da Dra. Vanuza Lobato.

Continue lendo: Alimentação: o nutricionista Gabriel Píter explica que “comida de verdade é o pilar do desenvolvimento”

Gostou desta matéria? Acompanhe as nossas redes sociais: FacebookInstagramTwitter e Pinterest.

Deixe seu comentário

Grupos do SaúdeLab

SaúdeLab no WHATSAPP
SaúdeLab no TELEGRAM

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here