Zumba: saiba mais sobre a dança que queima muitas calorias e faz bem à saúde

A mistura de ritmos latinos faz o corpo queimar calorias e ainda diverte

0
208
Zumba
Conheça os benefícios da zumba para sua saúde e bem-estar | Fonte: Tanzchule Dance Word)

Se existe algo que vem conquistando cada vez mais pessoas nas academias, sem dúvidas é a zumba. Criada no final dos anos 80, graças ao colombiano Beto Pérez, a modalidade que mistura dança com exercícios aeróbicos chegou ao Brasil há alguns anos. 

Desde então, ela passou a ser a escolha de muitas pessoas que não são adeptas às práticas que exigem muito esforço muscular, como crossfit e musculação, mas que querem ter bons resultados. 

Confira também: Treino Funcional: benefícios, tipos e como fazer

Porém, o que talvez você não sabia é que, além de ser uma atividade divertida e ideal para quem deseja queimar calorias, a zumba ainda traz uma série de benefícios para a saúde do corpo e da mente. 

Quer saber mais? O SaúdeLab mostra para você as maiores vantagens de praticá-la. Continue lendo e descubra agora mesmo!

Zumba
A mistura de ritmos veio para dar uma mãozinha a quem não curte academia. (Imagem: Freepik)

Praticar zumba faz bem para o coração

As músicas latinas comandam o ritmo das aulas de zumba. Por isso, as sequências, que unem passos de dança e exercícios de ginástica, estimulam a circulação sanguínea. Dessa forma, durante a aula, a frequência cardíaca aumenta e o músculo cardíaco se torna mais resistente. 

Ajuda a diminuir a taxa de LDL

Você já deve ter ouvido falar sobre o chamado “colesterol ruim”, não é mesmo? Ele também é conhecido como LDL. Quando a quantidade dele ultrapassa os limites suportados pelo corpo, a passagem do sangue é dificultada e isso traz risco de problemas como Acidente Vascular Cerebral (AVC) e Infarto do Miocárdio.

No entanto, ao praticar zumba, o corpo passa a queimar mais gordura. Com isso, os acúmulos de colesterol são gradativamente eliminados, o que é bom tanto para a saúde, quanto para a autoestima.

Reduz a retenção de líquidos 

O inchaço causado pela retenção de líquidos costuma ser um grande inimigo de quem busca uma relação melhor com o próprio corpo. Geralmente, além de melhorar a alimentação, é preciso realizar atividades físicas que estimulem a circulação sanguínea para reduzir esse problema. E, felizmente, a zumba faz isso.

Zumba
A zumba é uma opção para exercitar e socializar (Imagem: Pxhere)

Todos podem praticar zumba

É comum que algumas pessoas não se sintam confortáveis com alguns exercícios que exigem habilidades específicas ou o domínio de aparelhos de ginástica. No caso da zumba, o único equipamento que você precisa ter é o seu próprio corpo. 

Pessoas de todas as idades podem praticar essa modalidade e é possível aprender os passos principais das coreografias em poucos meses, além de desenvolver coordenação motora e flexibilidade, que podem ajudar em outras atividades físicas futuramente.

Fortalece a musculatura

Uma única coreografia de zumba já é capaz de trabalhar o corpo inteiro. Os músculos que são mais fortalecidos durante as aulas são os das pernas e glúteos, mas o abdômen e os membros superiores e, os braços  também são utilizados ativamente. 

Alivia o estresse

A endorfina é um dos principais hormônios que são liberados durante a prática de exercícios em geral, causando relaxamento e sensação de bem-estar depois da prática. 

Mas, além disso, a zumba tem um diferencial que também reduz a ansiedade e o estresse do dia a dia: os passos são conduzidos por músicas animadas e feitos em equipe. Com isso, o humor tende a melhorar bastante quando você inclui as aulas na sua rotina.

Ajuda a emagrecer

Caso esteja precisando perder alguns quilinhos, a zumba pode te ajudar nisso. A intensidade dos exercícios permite uma boa queima calórica por sessão, o que permite um emagrecimento mais rápido e saudável.

Aumenta a autoestima

A sensação de capacidade ao realizar uma tarefa e as melhorias trazidas para o corpo como um todo fazem da zumba aliada para elevar sua autoestima. Sem contar a possibilidade de, durante as aulas, fazer amizade com pessoas que também estão cuidando da saúde e que têm objetivos semelhantes aos seus.

Como começar a praticar zumba?

Depois de conhecer esses 8 benefícios que a zumba pode trazer para sua saúde e para o seu bem estar, pode ser que você já esteja querendo começar a frequentar as aulas, não é mesmo? Por isso, aqui vão algumas dicas para que você inicie sua jornada na prática dessa atividade física!

  • Faça uma avaliação médica antes de começar. Assim, você vai saber quais são os seus limites e terá ainda mais melhorias para sua saúde;
  • Prefira roupas leves, pois elas vão facilitar os movimentos durante as coreografias;
  • Escolha uma academia em que as aulas ocorram num ambiente agradável para você. Tem espaço para todos os gostos: algumas optam por aulas ao ar livre, enquanto outras têm uma sala reservada para zumba;
  • Use um tênis confortável durante as aulas;

Gostou de entender como a zumba pode trazer mais qualidade para sua vida? Então, fique por dentro de todas as dicas que também compartilhamos aqui no SaúdeLab.

E fique por dentro de nossas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e Pinterest

Deixe seu comentário

Grupos do SaúdeLab

SaúdeLab no WHATSAPP
SaúdeLab no TELEGRAM

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here