Os reflexos da pandemia no comportamento humano

0
209
Reflos na alimentação
Os reflexos da pandemia no comportamento humano (imagem: Unicef)

A pandemia de Covid-19 trouxe uma série de mudanças para a sociedade como um todo. E com a necessidade de manter o isolamento social, outra questão suscita preocupações nessa quinta (12) sobre o comportamento das pessoas, quanto às escolhas alimentares.

Vale dizer, que surgiram alterações repentinas na rotina da população e os noticiários confirmam sobre os reflexos da pandemia e, que eles estão afetando o modo de vida das pessoas. E como consequência, modificando também, a alimentação.

Inclusive, segundo especialistas, um dos grandes maiores problemas do cenário atual é a baixa qualidade dos alimentos ingeridos nesse período. Sabe-se que os idosos e as pessoas com diabetes, hipertensão e altos índices de colesterol são as que mais sofrem com a doença. 

Reflexos da pandemia na alimentação (Imagem: Canal da resistência)

Porém, ao se alimentarem de forma incorreta, pessoas saudáveis também ficam mais suscetíveis aos sintomas mais graves da infecção causada pelo coronavírus, já que tendem a enfraquecer a imunidade e têm maior risco de desenvolver essas síndromes metabólicas que as levam ao grupo de risco. 

Por que a pandemia tem afetado a alimentação das pessoas?

Uma das principais causas para essa mudança de comportamento das pessoas quanto à alimentação é o estresse trazido pelo momento. Seja por conta do aumento de tarefas em casa ou a apreensão em relação aos riscos de contágio da doença, o nervosismo e a ansiedade têm sido mais comuns na rotina. 

Pandemia e reflexos na alimentação
Pandemia e estress pode provocar excessos alimentares (Imagem: Vkazivka.com)

Com isso, algumas pessoas descontam esses sentimentos em comidas que, em períodos menos conturbados, não seriam tão frequentes na rotina. Além disso, o fato de realizar maior parte das tarefas em casa facilita o consumo de alimentos menos saudáveis, principalmente com o aumento da tendência de pedir refeições por delivery.

Como manter a alimentação saudável na pandemia?

A endocrinologista Mariela Glandt, formada pela Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, tem se dedicado a entender as mudanças no comportamento humano durante a pandemia e afirma que o melhor caminho para se manter saudável é optar pela comida “de verdade”, ou seja, alimentos menos industrializados.

Diminuir o consumo de açúcar, segundo ela, também é fundamental para reduzir o risco de desenvolver doenças que agravam os efeitos do Coronavírus no corpo. Portanto, evite adoçar bebidas e opte pelo consumo das frutas, em vez de tomar sucos feitos com elas.

Confira abaixo outras 5 atitudes que vão tornar sua alimentação melhor e trazer benefícios para que sua imunidade se mantenha alta neste período.

Leia os rótulos dos alimentos 

Na hora das compras, verifique não somente a validade, mas, também, a composição dos produtos. Se perceber que a lista de ingredientes possui conservantes em excesso e muitas substâncias desconhecidas, opte por opções mais naturais.

Aliemntação
Como escolher os alimentos (Imagem: Site Alto Astral)

Consuma alimentos orgânicos

Agrotóxicos e outros aditivos químicos podem ser tão perigosos quanto o vírus que tem causado a pandemia. Portanto, sempre que possível, inclua alimentos orgânicos em suas refeições. Dessa forma, além de se manter livre de substâncias prejudiciais, você ainda aproveita ao máximo os nutrientes dos alimentos.

Inclua mais vegetais na sua rotina

Se o único vegetal que aparece em seu prato é batata frita, é hora de acrescentar mais legumes, raízes e tubérculos no dia a dia. Aliás, também é importante tomar cuidado com a forma de preparo: evite frituras em excesso, pois elas também podem contribuir para o aumento de colesterol ruim.

Alimentos vegetais
Os vegetais são fontes de nutrientes( Imagem: Biologia.Net)

Equilibre sua alimentação

É fundamental que você observe o que está comendo ultimamente e passe a ter uma alimentação mais equilibrada, com proporções corretas de carboidratos, proteínas, fibras e demais nutrientes necessários. Consuma folhas verdes, laticínios, ovos, grãos e demais grupos de alimentos na quantidade necessária.

Cuide da sua mente em tempos de pandemia

Considerando que o estresse é uma das causas de mudanças alimentares, que tal observar como isso está afetando seu comportamento na pandemia?

Tenha momentos de descanso, pratique atividade física e busque maneiras de cuidar da sua mente nesse período. Assim, as chances de você exagerar em alimentos muito gordurosos ou repletos de açúcar serão menores.

Agora que você já sabe a importância de prestar atenção em seu comportamento e de se alimentar bem durante a pandemia, não deixe de conferir nossas matérias sobre nutrição aqui no SaúdeLab. 

Além disso, se você gostou desse conteúdo, nos acompanhe também nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e Pinterest

Deixe seu comentário

Grupos do SaúdeLab

SaúdeLab no WHATSAPP
SaúdeLab no TELEGRAM

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here