Dieta Detox Emagrece? Saiba suas indicações e riscos envolvidos

A dieta detox fica no bem-estar e saúde. Saiba um pouco mais sobre essa modalidade de alimentação e se ela é adequada pra você

0
162
Dieta detox
Dieta Detox. Foto: Freepik

A dieta detox pode ser uma opção para perda de peso, mas saber quais são suas indicações e riscos é essencial. Aliás, ter um corpo saudável ainda é sonho para várias pessoas e a dieta detox pode ser uma opção para emagrecer em um intervalo curto de tempo.

Mas será que essa é uma dieta saudável? Afinal, a palavra “detox” pode ter um ar de “limpeza interna”. Porém, será que essa dieta realmente consegue “zerar” o organismo, eliminando o que não faz bem?

Dieta Detox
Benefícios e riscos da dieta detox. Foto: Freepik

Pensando em apresentar as informações corretas e tirar as dúvidas, vamos falar mais sobre a dieta detox. Confira!

Leia mais: Dieta Dukan emagrece? Fases, cardápio, vantagens e riscos

Qual é a base da dieta detox?

Muitas pessoas acreditam que uma dieta detox é capaz eliminar substâncias e subprodutos no organismo que não são necessários e que podem fazer mal. Mas, isso não é verdade.

Embora a palavra “detox” esteja no nome da dieta, esse é um nome mais voltado ao marketing do que necessariamente descreve o que a dieta inclui e quais são seus resultados e benefícios.

Detox significa desintoxicar e a ideia, a princípio, é uma dieta baseada em alimentos naturais. Esta é, inclusive, a base da dieta detox, os alimentos naturais.

Ou seja, alimentos industrializados e ultraprocessados não pertencem a essa dieta.

Dessa forma, se você se interessou por essa dieta, a primeira ação é retirar da sua refeição alimentos como enlatados, salgadinhos cheios de conservantes e refrigerantes, por exemplo.

Isso pode ser uma coisa boa, uma vez que o organismo só tende a ganhar quando escolhemos alimentos naturais em vez de alimentos ricos em conservantes e corantes, que não fazem bem.

Dentre os alimentos permitidos na dieta detox estão as verduras, legumes, frutas e hortaliças. Essa é a base deste perfil de alimentação.

Mas vamos descrever com mais profundidade para você entender como funciona e se pode ser uma boa opção para você.

Como surgiu a dieta detox?

Dieta detox
Dieta detox: como surgiu? Foto: Freepik

A ideia surgiu por um nutricionista americano chamado Stanley Burroughs, que criou a ideia de uma dieta baseada somente em ingestão de chás, pimenta caiena e suco de limão.

A fato foi desrito no livro desse autor, denominado Master Cleanse.

A coisa foi evoluindo, passando por um grupo de nutricionistas que elaboraram uma versão fazendo com que as pessoas conseguissem desintoxicar o organismo, mas não necessariamente comer menos.

Isso porque, a ideia principal era realmente desintoxicar o organismo e a dieta muito restritiva, proposta inicialmente por Stanley Burroughs acabava desanimando.

Assim, vários modelos foram criados e foram evoluindo, tentando não deixar a dieta tão restritiva, mas fornecendo o que o organismo precisava, em termos de nutrientes.

Mas, existem diferentes tipos de dieta detox? Quais seriam esses tipos diferentes?

Quais os tipos de dieta detox?

É importante mencionar que toda mudança de estilo de vida e alimentação deve ser acompanhada por um profissional médico e nutricionista.

Dessa forma, você garante que o que pretende fazer é o ideal para você e sua saúde. Além disso, conseguirá obter os resultados positivos que deseja.

O primeiro elemento importante quando se pensa em dieta detox é entender que essa é uma dieta que deve ser feita por um curto espaço de tempo.

Mas por que isso? Porque esta dieta é mais restritiva e o organismo precisará, a longo prazo, de outros alimentos para se manter saudável.

Mas, você poderá fazer a dieta detox por um intervalo curto de tempo e observar que ela geralmente leva a uma perda de peso nesse período.

Com essa perda de peso, você terá ânimo para se engajar em um estilo de vida mais saudável, adicionando, inclusive, atividades físicas ao seu dia a dia.

Algo interessante na dieta detox é que há alimentos permitidos e outros totalmente proibidos.

Saiba mais: Dieta do Óleo de Coco: O Que É? Como Fazer?

Confira os alimentos proibidos na dieta detox

  • Bebidas alcoólicas;
  • Doces ou alimentos ricos em açúcares;
  • Refrigerantes;
  • Adoçantes artificiais;
  • Carnes processadas, como salsicha e presunto, por exemplo;
  • Produtos industrializados;
  • Laticínios em geral (leite, por exemplo);
  • Produtos com glúten, como pão, macarrão, por exemplo.

Dieta da sopa

Dieta detox
Dieta detox da sopa. Foto: Freepik

Essa é, sem dúvida, o tipo de dieta detox mais restritiva. Afinal, nesse tipo de dieta não são permitidos alimentos sólidos. Na dieta da sopa detox, você só deverá ingerir sopas e líquidos, tais como chás e sucos, além de água.

Tal alimentação deverá ser realizada por no máximo 2 dias, pois a quantidade de calorias é muito baixa.

O risco de você prolongar a dieta da sopa por mais de 2 dias é começar a ficar fraco, sem energia para executar as atividades diárias, além de começar a perder massa muscular.

No caso, a dieta da sopa pode ser realizada através de sopas de legumes, dando preferência, quando possível, a legumes orgânicos.

Planejamento para fazer sua dieta

Para fazer a dieta da sopa de detox, planeje-se escolhendo 2 dias nos quais você conseguirá estar em casa. Dessa forma, poderá fazer sua alimentação com calma, seguindo os alimentos permitindo nas dietas.

Faça as compras necessárias: você precisará de legumes e frutas. Para a sopa, faça a mistura de legumes que desejar, mas o ideal é incluir legumes diuréticos.

De fato, legumes diuréticos são aqueles que estimulam a produção de urina para o organismo, facilitando a eliminação de líquidos.

Dentre esses legumes, podemos citar o alho-poró, pimentão, cebola, couve e salsão, por exemplo. Procure incluí-los na sua sopa.

Outra dica é procurar evitar tubérculos, como batata. Os tubérculos são, de fato, ricos em amido e favorecem o ganho de peso.

Mas, se você acha essencial incluí-los na dieta, procure optar por tubérculos com menor índice glicêmico, como a batata-doce, por exemplo.

Isso faz com que o organismo precise de menos insulina, que é o hormônio responsável pelo controle da glicose no sangue. Doses elevadas de insulina levam ao excesso de peso.

No café da manhã, opte por um suco de frutas ou chá. No almoço, alimente-se com uma sopa de legumes. Durante o dia, continue se alimentando com chás e sucos. Por último, no jantar, repita a sopa.

Dieta dos 3 dias

Outro tipo de dieta detox, menos restritiva, é a dieta dos 3 dias.

Nesse tipo de dieta, você poderá se alimentar com alimentos sólidos, mas somente no almoço, para que o organismo tenha tempo suficiente para digeri-los.

De fato, alimentar-se com alimentos sólidos no jantar não é recomendado, pois logo você irá dormir e a digestão poderá ser comprometida.

Planejamento

Planejamento
Planejamento da dieta detox. Foto: Freepik

No café da manhã, você poderá optar por um suco ou até mesmo uma vitamina de frutas, utilizando leite de amêndoas ou de coco. Não utilize leite de vaca, por ser rico em lactose.

Se preferir, adicione aveia, que estimula a saciedade e tem fibras, o que previne a prisão de ventre.

Já no almoço, não é porque você pode se alimentar com alimentos sólidos que fará um prato gigante! A moderação faz parte de toda dieta.

Assim, você pode escolher uma proteína magra, como filé de frango, por exemplo, e legumes grelhados.

Nessa dieta, você poderá incluir arroz integral, por exemplo. Mas limite-se a duas colheres rasas.

Não se esqueça de caprichar nas folhas verdes, como rúcula e agrião, na salada. Você pode temperar com suco de limão ou uma regada pequena de azeita extravirgem.

Durante o dia, opte por sucos e chás. À noite, é hora da sopa de legumes.

Veja também: Tudo Sobre Dieta DASH: Como Fazer e o Que Comer?

Dieta dos 5 dias

Na dieta dos 5 dias, você inicia como se fosse a dieta da sopa, somente com alimentos líquidos. Depois, vai acrescentando os alimentos sólidos aos poucos.

Assim, você pode seguir o que foi passado para a dieta dos 3 dias, mantendo o foco em alimentos saudáveis e naturais, sem alimentos industrializados.

Como fazer uma dieta detox?

Primeiramente, é necessário entender se você pode fazer uma dieta detox. Como todas as dietas, há dietas que são contraindicadas a determinados grupos populacionais.

Se você não apresenta contraindicações para esse tipo de dieta, é sempre bom consultar um nutricionista, pois o profissional poderá passar a dieta específica para você.

Escolha dias que você conseguirá seguir a dieta pelos dias recomendados. Lembre-se que a dieta detox é uma dieta a ser feita por um curto intervalo de tempo.

Mas ela pode ser um bom início para uma vida mais regrada, com alimentos mais naturais e sem ultraprocessados. A velha máxima “desembale menos e descasque mais” é algo que deve ser seguido pela vida toda.

Dessa forma, se planeje: faça as compras necessárias, até para conseguir variar as receitas durante os dias. Uma das coisas que mais desanimam pessoas em dietas é a repetição dos alimentos, portanto, tente variar.

Faça vitaminas e sucos com frutas diferentes. No caso das sopas de legumes, varie os legumes para que você possa ter refeições diferentes.

Se quiser uma textura diferente, bata a sopa para que ela vire um creme. Após o término dos dias, procure voltar a uma alimentação regrada, sem exageros. Dessa forma, seu organismo tende a não sofrer com o efeito sanfona.

Como fazer uma dieta detox para perder peso?

A dieta detox acaba gerando perda de peso uma vez que é focada em alimentos naturais e refeições pouco calóricas.

Como alimentos industrializados não são indicados, bem como alimentos com muitas calorias, tais como doces, pães e massas, você acabará perdendo peso.

Assim, você se alimentará com menos calorias e a tendência, durante os dias que você faz a dieta, é perder peso.

Mas alguns fatores são importantes: sucos de frutas podem ter muitas calorias, sobretudo de algumas frutas.

Assim, opte por sucos “menos calóricos” e fuja de sucos como suco de laranja, que é bastante rico em frutose, que no organismo se transforma em açúcar.

Opte por chás sem açúcar e tome bastante água. A ingestão de água é algo que deve ser sempre estimulado e mantido em sua vida como um hábito saudável.

Principais cuidados

  • Busque sempre orientação médica e de nutricionista;
  • Entenda que a dieta detox não deve ser prolongada;
  • Se não se sentir bem, suspenda a dieta;
  • Saiba dos riscos e dos grupos populacionais que não são indicados para fazer a dieta detox.

Quais os riscos de uma dieta detox?

A dieta detox apresenta alguns riscos, sobretudo se for feita de maneira prologada.

Nesses casos, pode haver falta de nutrientes essenciais ao organismo, além de perda de massa magra.

O pH sanguíneo também pode se tornar muito ácido, situação denominada acidose metabólica, algo extremamente grave, que pode inclusive levar a óbito.

Transtornos gastrintestinais também podem vir acontecer, como diarreia, fazendo que o indivíduo perca nutrientes e desidrate.

Dessa forma, é importante ficar atento a qualquer sinal de que algo não está indo bem.

Continue lendo: Dieta do Ovo Para Emagrecer Funciona?

Por quanto tempo é correto fazer uma dieta detox?

Conforme já descrito, a dieta detox não deve ser estendida por longos períodos.

A dieta da sopa pode ser feita por no máximo 3 dias.

Já a dieta detox regular pode ser feita por até 5 dias.

Crianças devem fazer dieta detox?

Crianças
Cuidados com a dieta detox. Foto: Freepik

Não, crianças não tem indicação de fazer dieta detox, uma vez que estão em fase de crescimento e necessitam de uma dieta equilibrada.

Para que crianças percam peso de maneira adequada, o ideal é diminuir o consumo de alimentos industrializados e alimentos ricos em açúcares, como refrigerantes, doces e bolos, por exemplo.

Mas, a alimentação das crianças deve conter todos os grupos de nutrientes e não ser restritiva da maneira que a dieta detox é.

Procure apresentar às crianças uma alimentação rica em frutas e legumes, associada a carnes magras, mas que também contenha carboidratos.

Alimentos como arroz e feijão, pão e macarrão, por exemplo, podem ser ofertados para as crianças, tudo em equilíbrio!

O importante para as crianças, é eliminar o consumo de alimentos ultraprocessados, que são ricos em açúcares, engordam e não apresentam benefícios nutricionais.

Idosos devem fazer dieta detox?

Pacientes idosos também não devem fazer a dieta detox, uma vez que os idosos já apresentam, muitas vezes, deficit nutricional.

Além disso, idosos também apresentam em muitos casos, doenças crônicas, tais como diabetes e problemas cardiovasculares, devendo ter uma alimentação equilibrada, recomendada especificamente para seu caso, por um nutricionista.

Mulheres grávidas devem fazer dieta detox?

Mulheres grávidas ou que estão amamentando também não devem fazer dieta detox.

Não é o momento para fazerem uma dieta tão restritiva. É sim o momento de ter uma dieta equilibrada, saudável, contendo todos os grupos alimentares.

Saiba quando fazer a dieta detox e você poderá ter resultados positivos.

Por fim, veja também: Dieta Cetogênica: o que é, alimentos permitidos e quem pode fazer? Saiba mais

Deixe seu comentário

Grupos do SaúdeLab

SaúdeLab no WHATSAPP
SaúdeLab no TELEGRAM

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here