É normal babar durante a noite? Entenda mais sobre o assunto

O problema pode afetar pessoas em variadas faixa etárias

0
153
Babar é normal?
Babar é normal? Foto: PVproduções Freepik

Babar durante a noite é algo que pode acontecer com pessoas de todas as idades e, em alguns casos, torna-se parte da rotina. Porém, talvez você já tenha se perguntado se isso traz algum prejuízo ou se é algo normal, certo?

A verdade é que, além de ser desconfortável acordar com o travesseiro úmido por conta da de saliva, babar durante a noite também pode ser sinônimo de alguns problemas de saúde. Por isso, continue lendo e entenda as causas e as consequências deste hábito.

Veja também: Plantas dentro de casa e seus benefícios para a saúde; entenda

O que faz uma pessoa babar durante a noite?

babar é normal?
Babar é normal? Foto: Freepik

A principal razão pela qual algumas pessoas babam à noite é o fato de elas manterem a boca aberta enquanto dormem. Isso, por sua vez, pode ser um sinal de que a respiração está acontecendo de forma oral, e não nasal.

Apesar de a respiração mais correta ser a que ocorre pelo nariz, algumas pessoas acabam respirando pela boca, principalmente quando estão dormindo, por questões anatômicas e fisiológicas, como desvio do septo ou por conta de doenças como rinite e sinusite. 

Esses problemas, por causarem obstrução nasal, impedem que o ar flua corretamente e, assim, é necessário realizar a respiração oral. No entanto, o motivo para que isso aconteça também pode ser apenas por um hábito que, por vezes, é desenvolvido até mesmo na infância.

Assim, a pessoa tende a babar durante a noite porque, ao manter a boca aberta, a saliva que costuma ficar contida tende a escapar.

Quais os danos de babar durante a noite?

Ainda que não cause doenças graves, babar durante a noite pode trazer alguns problemas. Uma das consequências mais comuns é a halitose: como a boca se mantém aberta ao longo das horas de sono, aumenta a proliferação de bactérias e outros microrganismos. Com isso, surge o mau-hálito, o que pode trazer desconfortos e afetar seu bem-estar.

Aliás, há também o risco de prejudicar a dentição, principalmente em crianças. Dores de garganta, mudanças na voz e um sono mais instável também são algumas situações frequentemente enfrentadas por quem dorme de boca aberta.

Apesar de menos comum, outro fator derivado deste hábito é a apneia do sono, que é o ato de ficar sem respirar momentaneamente. A longo prazo, isso pode contribuir para o desenvolvimento ou agravamento de demais problemas de saúde, como hipertensão e doenças cardiovasculares.

Leia mais: Dr. Fabiano Solino: Hipertensão é um dos maiores problemas que afetam a saúde do homem

Por conta disso, se você percebeu que costuma babar muito durante a noite e que isso tem ocorrido com frequência, é preciso buscar tratamento o quanto antes. Dessa forma, você poderá evitar que situações mais graves ocorram.

Como resolver esse problema?

Existem algumas medidas simples que você pode implementar em sua rotina para parar de babar durante a noite. A primeira delas é evitar a obstrução nasal, permitindo que sua respiração ocorra da forma correta. 

Portanto, sempre que estiver com o nariz congestionado, tome um banho quente e busque alternativas para respirar com mais qualidade, como retirar o excesso de muco e fazer nebulização conforme prescrita pelo seu médico.

Também é importante verificar a altura do seu travesseiro e a sua postura ao dormir. Prefira deitar de forma que sua cabeça esteja confortável e nunca mais baixa que o restante do corpo. Ao fazer isso, além de garantir um sono melhor, você facilita a respiração.

Além disso, é válido fazer um tratamento mais profundo para eliminar de vez esse hábito. O trabalho conjunto de fonoaudiólogos, otorrinolaringologistas e dentistas podem facilitar esse processo, pois são profissionais que vão ajudar você a respirar de maneira correta, trabalhar a musculatura bucal e fazer o alinhamento necessário dos dentes para corrigir o problema.

Ademais, leia também: Zumba: saiba mais sobre a dança que queima muitas calorias e faz bem à saúde

Gostou desse conteúdo? Então, nos acompanhe também em nossas redes sociais: FacebookTwitterInstagram e Pinterest

Deixe seu comentário

Grupos do SaúdeLab

SaúdeLab no WHATSAPP
SaúdeLab no TELEGRAM

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here