Seguir um padrão de horários das refeições é importante? Saiba mais aqui

0
155
Horário das refeições
Seguir um padrão de horários das refeições é importante? Saiba mais aqui | Fonte: Grupo Cene

Pular uma refeição ou outra e comer em momentos aleatórios são ações muito comuns atualmente. Seja por conta da correria do dia a dia ou por falta de hábito, muitas pessoas não têm padrão de horários das refeições.

No entanto, o que poucos sabem é que essa falta de uma rotina alimentar bem estruturada pode contribuir para o surgimento de uma série de problemas, como o desenvolvimento de síndromes metabólicas e doenças ainda mais graves.

Veja mais: É normal babar durante a noite? Entenda mais sobre o assunto

Alimentação
Dê preferência a uma alimentação matinal (Imagem: UOL)

Inclusive, um artigo publicado esta semana pela News Medical Life Sciences apontou que o ato de jantar tarde pode aumentar os riscos de desenvolver a doença renal crônica (DRC), que, por sua vez, pode levar à insuficiência dos rins.

O mesmo estudo leva em consideração outros hábitos que também foram relacionados ao aumento da quantidade de proteína excretada pela urina, situação conhecida como proteinúria e que serve como indicativo de doenças renais.

Quais são os hábitos ruins relacionados com a alimentação?

Além de pular refeições essenciais, como o café da manhã, ou jantar em um horário muito próximo ao de dormir, há outros hábitos que você também precisa evitar em seu cotidiano para ter uma vida mais saudável.

Comer rápido, por exemplo, é algo que deve ser evitado sempre que possível. Apesar de parecer uma ação inofensiva, isso pode refletir em problemas de digestão e azia. 

Aliás, atitudes como essa podem resultar em outro hábito ruim: fazer lanches noturnos após o jantar ou ao longo da madrugada, que também foi apontado pelo estudo da Universidade de Kanazawa como um hábito que pode trazer o risco de DRC.

Por que é importante ter um padrão de horários das refeições? 

Uma vez que a falta de rotina para se alimentar pode causar danos à saúde, ter um padrão de horários das refeições é tão importante quanto escolher bem os alimentos que vão parar na sua mesa.

Existem diversas vantagens que estão relacionadas com a alimentação correta e, pensando nisso, separamos aqui os maiores benefícios dessa prática! Confira!

Reduz o risco de doenças

No decorrer do tempo, ter pausas muito longas entre uma refeição e outra, o que é uma consequência da falta de horários das refeições, diminui a sensação de saciedade.

Com isso, o consumo de alimentos com maior teor de açúcar e gordura tende a aumentar. Dessa forma, as chances de adquirir problemas como diabetes, aumento da pressão arterial e do colesterol ruim são grandes.

Assim, ao ter horários regulares para comer, você reduz esses riscos e ainda torna mais fácil o objetivo de manter uma alimentação equilibrada.

Organizar os horários das refeições auxilia na manutenção do peso

As pessoas que se alimentam com intervalos regulares geralmente sentem menos fome ao longo do dia e, assim, consomem porções menores nas refeições. Dessa maneira, é possível evitar ganhos excessivos de peso, que também é um fator atrelado à falta de padrão de horários das refeições.

Melhor funcionamento do organismo 

Comer fora de hora gera desequilíbrios no organismo, como diminuição do metabolismo, aumento das taxas de glicose no sangue e produção de substâncias que causam a degradação das fibras musculares.

Horário das refeições
Ter uma rotina para as refeições é uma boa prática (Imagem: Globo Esporte)

Porém, quando você se alimenta em horários específicos e mantém esse hábito, a tendência é que seu organismo funcione cada vez melhor. Assim, você fortalece seu corpo e pode até mesmo aumentar a imunidade.

Mais produtividade no dia a dia

Os horários das refeições influenciam muito na sua energia ao longo do dia. Isso, consequentemente, interfere na sua produtividade na hora de realizar tarefas cotidianas.

Então, quando você tem uma rotina alimentar correta, seu corpo se adapta com mais facilidade às atividades que você precisa desenvolver e você consegue executar tudo que precisa com mais eficiência.

alimentação
Os alimentos saudáveis ajudam a executar tudo que precisa com mais eficiência (Fonte: Presença Promotora)

Mas agora que você já sabe sobre a importância dos horários das refeições para sua saúde e bem-estar, que tal organizar uma rotina para sua alimentação? Leve em consideração as tarefas do seu dia a dia e determine os momentos para se alimentar.

Além disso, conforme orientações dos profissionais de saúde e pesquisas relacionadas ao tema, dê preferência a períodos em que possa comer com calma e estabeleça pausas para lanches ao longo do dia. Assim, você mantém a saúde em dia e evita comer em excesso em momentos desnecessários.

Confira também: Dieta Detox Emagrece? Saiba suas indicações e riscos envolvidos

Gostou desse conteúdo? Então, nos acompanhe também nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e Pinterest.

Deixe seu comentário

Grupos do SaúdeLab

SaúdeLab no WHATSAPP
SaúdeLab no TELEGRAM

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here