Filtro solar: por que devemos usá-lo até em dias nublados e em ambientes fechados?

O filtro solar é um produto indispensável para os cuidados com a pele

0
116
Filtro Solar
Filtro Solar. Foto: Freepik

Nas viagens para a praia ou em dias ensolarados, o filtro solar certamente é um dos itens que você mantém sempre por perto. Porém, existe um erro muito comum no uso desse produto indispensável para proteger dos raios solares: muitas pessoas não o utilizam no inverno, quando o céu tende a ficar mais nublado, ou na ida ao trabalho.

A verdade é que, mesmo quando a temperatura está mais baixa, é preciso usar o filtro solar. Isso acontece porque, ainda que o sol não apareça, os raios presentes na luz dele continuam sendo transmitidos. Dessa forma, ao deixar de usar o produto, você deixa de proteger sua pele e fica suscetível a uma série de problemas.

Filtro solar. Foto: Freepik

Quais os riscos causados pela falta do uso de filtro solar?

Diariamente, até mesmo durante os períodos em que o clima se torna frio, o sol emana a radiação ultravioleta (UV). Apesar de parte dela ser retida pela camada de ozônio, uma porcentagem desses raios incidem sobre a superfície terrestre e, assim, pode afetar a saúde humana, já que esse tipo de radiação é prejudicial à saúde.

Inclusive, há uma variedade desses raios: os do tipo B, associados aos problemas mais graves da exposição excessiva ao sol, ocorrem com menor frequência no inverno. Porém, eles não deixam de existir! Além disso, os raios UVA também são nocivos à saúde cutânea e também são frequentes mesmo em dias nublados. 

Ou seja: os raios solares, mesmo com chuva, podem causar manchas, causar danos estéticos à pele e ainda aumentam o risco de câncer!

Com isso, considerando que o protetor solar funciona como uma barreira, deixar de usá-lo faz com que sua pele fique exposta a vários danos. Um deles é o risco de queimaduras, principalmente em partes do corpo que ficam expostas ao sol. 

Sendo assim, mesmo para ir ao trabalho ou durante épocas chuvosas, é importante usar o filtro solar. Dessa maneira, sua pele estará protegida e você ainda contará com diversos benefícios que ele pode trazer para sua rotina. 

Vantagens de utilizar filtro solar diariamente em sua rotina

Além de bloquearem a ação dos raios UVA e UVB sobre a pele, o uso do filtro solar também melhora a saúde cutânea e traz até mesmo vantagens estéticas. Confira agora mesmo algumas das principais razões para tê-lo na sua rotina diária.

Evita o envelhecimento precoce da pele

A radiação ultravioleta, ao agir sobre as células do tecido epitelial, pode causar rugas e trazer outros sinais de envelhecimento precoce. Portanto, ao proteger sua pele, você permite que sua pele permaneça com a aparência saudável por mais tempo.

Reduz a presença de manchas causadas pelo sol

Além de afetarem a aparência, diminuindo a autoestima, as manchas de pele podem ser associadas a doenças, como melasma e melanoma. Ao criar o hábito de aplicar protetor solar, você impede que os raios solares causem essas manchas e queimaduras prejudiciais.

Usar filtro solar previne contra a flacidez 

O excesso de exposição ao sol faz com que ocorra redução do colágeno. Essa substância permite que a pele seja sustentada e tenha firmeza. Por isso, utilize o filtro solar como seu aliado para impedir a degradação do colágeno e, assim, prevenir a flacidez.

Diminui as chances de desenvolver acne

Apesar de ser muito importante para a saúde, por auxiliar na absorção de vitamina D, o sol em excesso ou em horários impróprios reduz a imunidade da pele. Isso, por sua vez, aumenta os riscos de desenvolver acne. Porém, ao usar proteção solar diariamente, você impede esses danos e reduz a proliferação de bactérias que podem causar esse problema.

Percebeu como o uso de filtro solar é importante para sua saúde e bem-estar? Sabendo disso, escolha um produto que seja indicado para seu tipo de pele e utilize-o em sua rotina de cuidados com a pele.

Além disso, se você gostou desse conteúdo, acompanhe nossas dicas também nas redes sociais:  Facebook, Twitter, Instagram e Pinterest

Deixe seu comentário

Grupos do SaúdeLab

SaúdeLab no WHATSAPP
SaúdeLab no TELEGRAM

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here