A bioquímica Maria Elisa Scheifer explica como a rotina de seus laboratórios mudou durante a pandemia

Em entrevista exclusiva ao SaúdeLab, a bioquímica Maria Elisa Scheifer falou mais sobre a nova rotina diante da pandemia

223
Laboratório Elisa
Laboratório Elisa. Acervo Pessoal

Laboratórios de todo o mundo foram drasticamente impactados pela pandemia do novo Coronavírus. Contudo, medidas de segurança foram reforçadas, devido ao risco de contaminação pelo vírus. Hoje, a bioquímica Maria Elisa Scheifer, deu um entrevista exclusiva ao SaúdeLab para falar sobre os desafios.

Agora, álcool 70% e máscaras passaram a fazer parte do dia a dia das pessoas. E, com os laboratórios não foi diferente. A maioria deles passou a ter um grande fluxo de pessoas, exames por fazer e principalmente: risco de contágio.

Nesse sentido, a farmacêutica bioquímica e proprietária do Elisa Análises Clínicas, na cidade de Nova Mutum/MT, Maria Elisa Scheifer, conta como ela e sua equipe têm se adaptado na pandemia.

Ela mostra que além da mudança na forma de pensar, mudanças físicas e estruturais também foram realizadas no local, tudo seguindo os protocolos e recomendações das autoridades nesta etapa sensível.

“Adotamos algumas medidas como álcool em gel, para higienizar mãos e o ambiente no geral. Nos guichês, colocamos barreiras de acrílico para evitar respingos de qualquer saliva de qualquer espirro ou alguma coisa. Já na recepção da coleta, reforçamos o uso de luvas, máscaras e óculos de vedação”, esclareceu.

Leia também: Estudo aponta crescimento na procura por medicação pela Internet durante a pandemia

A importância dos laboratórios na pandemia

No entanto, os laboratórios de todo o país, estão desempenhando um papel de força-tarefa, para passar pela pandemia da melhor maneira possível.

Maria Eliza Scheifer
Laboratório Elisa, sob a supervisão de Maria Eliza Scheifer. Foto: Acervo Pessoal

Assim, tanto as instituições particulares quanto as publicas estão aprendendo a lidar com o novo desconhecido, protegendo sempre a si e aos seus clientes, por meio de diagnósticos e orientações.

Leia mais em: Pandemia: descubra os erros do Governo brasileiro ao responder à situação

“Este é um período de muito conhecimento para nós, momento de conhecer o vírus e o comportamento dele, que é completamente diferente dos outros vírus. Aprendemos também a valorizar ainda mais a vida, pois, todos estamos suscetíveis a ser acometidos pela doença”, exclamou.

Portanto, como o setor de saúde era o único que não podia parar, a farmacêutica relata que é importante manter atividades internas motivacionais e de conscientização, para transmitir bravura, conhecimento e segurança aos seus funcionários.

“Todo o conhecimento da área técnica do conhecimento dos profissionais da área foram extremamente relevantes nesse momento da pandemia para o enfrentamento e o conhecimento desse vírus”.

Ela ainda completa, dizendo que “o principal desafio é o quão importante os laboratórios são. Dentro desse cenário a nível nacional e internacional de pandemia”.

Fonte: Maria Elisa Scheifer

Gostou desta matéria? Acompanhe as nossas redes sociais: Facebook, Instagram, Twitter e Pinterest.

Deixe seu comentário

Grupos do SaúdeLab

SaúdeLab no WHATSAPP
SaúdeLab no TELEGRAM

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here