Adoção de animais aumenta 50% durante a pandemia

Isolamento social fez com que as pessoas procurassem por companhia

412
adoção de animais
Durante a pandemia os bichinhos foram mais adotados. Foto: Envato

Embora a pandemia do coronavírus tenha causado estragos em todo o mundo, para os animais ela permitiu que eles encontrassem um lar permanente. É que na quarentena, muitas pessoas se sentiram solitárias e isoladas em casa, por isso a adoção de animais de estimação aumentou, mudando a vida de muitas pessoas. Acompanhe mais no Saudelab.

Adoção de animais aumenta 50%

Adoção de animais
Adoção de animais aumenta 50% durante a pandemia Foto – Pixabay

Segundo o Instituto Pet Brasil, houve um aumento de 50% no número de adoção de cachorros e gatos que viviam em abrigos durante a pandemia aqui no Brasil.

Mas, adotar um animal é uma grande decisão. Aliás, cães e gatos exigem muito tempo e dinheiro e, em muitos casos, uma responsabilidade de mais de 15 anos.

Possuir um animal pode ser recompensador, mas apenas se você realmente tiver pensado sobre essa decisão antes de adotar um parceiro.

Leia tambémPlano de saúde para idosos; no Brasil apenas 24,9% dos brasileiros possuem

O que saber sobre ao adotar?

O fato de você estar pensando em adotar um animal de um abrigo significa que você é uma pessoa responsável e atenciosa. Mas, antes de tomar a decisão de trazer um amigo peludo para sua vida, pare um momento para pensar sobre estes pontos:

Por que você quer compartilhar sua vida com um animal ? 

É incrível quantas pessoas não se perguntam isso antes adotar. Adotar um cão ou gato simplesmente porque é o que as pessoas “fazem” ou porque as crianças têm reclamado de um filhote geralmente resulta em um grande erro. Não se esqueça que alguns deles podem ficar com você por 10, 15 ou até 20 anos.

Tem tempo? 

Cães, gatos e outros animais não podem ser ignorados simplesmente porque você está cansado ou ocupado. Eles precisam de comida, água, caminhada, amor e companhia todos os dias. Aliás, muitos animais em abrigos estão lá porque seus donos realmente não pensaram em quanto tempo levariam para cuidar deles.

Você pode pagar uma adoção? 

Os custos de manutenção de um animal podem ser bastante elevados. Licenças, aulas de treinamento, esterilização , cuidados veterinários, higiene, brinquedos, comida, cama para gatos e outras despesas aumentam rapidamente.

Você está preparado para lidar com os problemas que isso pode causar? 

Infestações por pulgas, móveis arranhados, acidentes envolvendo animais que não são treinados em casa e emergências médicas inesperadas são lamentáveis, mas são aspectos comuns de possuir um animal.

Adoção de animais
Adoção de animais aumenta 50% durante a pandemia Foto – Pixabay

Espaço e tempo para o animal

Tem espaço para esse animal?

Muitos locais não permitem animais, e a maioria delas tem restrições. Assim, certifique-se de quais são, antes de trazer um companheiro peludo para casa. Também é possível que em sua casa nem todos fiquem satisfeitos com a chegada de um animal. Portanto, é importante tomar a decisão em família e evitar ser pressionado ao longo do tempo para retirar o animal de casa.

Seus hábitos de vida são adequados para o animal que você tem em mente? 

O tamanho dele não é a única variável em que você deve pensar aqui. Por exemplo, alguns cães pequenos como os terriers são muito ativos. Eles precisam de muito exercício para se acalmar e geralmente latem a qualquer barulho.

Por outro lado, alguns cães grandes são muito calmos e felizes e ficam contentes apenas dormindo no sofá o dia todo. Antes de adotar, faça pesquisas, desta forma certifique-se de escolher o animal que mais se ajusta ao seu estilo de vida.

Você sabe quem vai cuidar dele quando você estiver viajando ou nas férias? 

Você precisará ter amigos ou vizinhos de confiança ou dinheiro para pagar por um hotel.

Mesmo com a boa notícia do aumento de adoção de animais, infelizmente houve também o aumento do abandono. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que só no Brasil existam mais de 30 milhões de animais abandonados, sendo cerca de 10 milhões de gatos e 20 milhões de cães.

Adotar é um ato muito bonito, mas exige responsabilidade.

Leia também: Veja alimentos que controlam a ansiedade e melhoram o humor, especialistas indicam 06; confira

Gostou desta matéria? Acompanhe nossas redes sociais: Facebook, Instagram, Twitter  Pinterest.

 

Deixe seu comentário

Grupos do SaúdeLab

SaúdeLab no WHATSAPP
SaúdeLab no TELEGRAM

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here