Alimentação Saudável Para Estudantes É Possível

alimentação saudável para estudante

Veja como manter uma alimentação saudável na faculdade

Ter poucas horas para comer e um dia cheio pode prejudicar a sua saúde. Ser universitário e comer bem não parecem afirmações que caibam na mesma frase. Isso porque a alimentação saudável para estudantes pode ser de difícil acesso ou cara demais. Ou é isso o que você pensa.

Os hábitos alimentares dos estudantes universitários são ruins muitas vezes por falta de conhecimento e paciência. As opções existem e estão disponíveis, mas com a falta de tempo tudo vira desculpa para comer mal.

alimentação saudável

Mas será que é assim tão difícil?

Tudo vai depender de você. Se você se organizar para ter algumas horas em pelo menos um dia da semana para cozinhar, terá marmitas para a semana toda (pode por exemplo encontrar várias marmitas no site Americanas).

Uma outra forma de facilitar é se proibir de ir ao bar ou café buscar lanches. Ao invés disso, você pode sempre ter na mochila uma maçã e uma barrinha de cerais. Ambos são ricos em fibras, o que vai fornecer energia para o seu corpo e facilitar os processos digestivos.

Tenha sempre uma garrafa de água (de preferência água purificada) com você. Em muitos lugares não terá acesso à água, como aulas prolongadas e bibliotecas. Beber líquidos hidrata e mantém seu cérebro ativo enquanto estuda.

alimentação saudável

Receitas práticas

Uma excelente ideia é aderir a moda da salada no pote. É prático, rápido e fácil de carregar por aí. E o melhor de tudo: é fresco e não precisa aquecer no micro-ondas.

Nestes casos, cortar os carboidratos pode não ser a melhor alternativa. Como você se alimentará com menos frequência, precisará de mais calorias por refeição. O melhor é você mesmo fazer sua cesta básica de sobrevivência todos os meses.

Assim, se controlará o que compra, controlará o que come. Frutas secas e oleaginosas são práticas e podem ficar dias em saquinhos dentro da bolsa. Esqueça os salgadinhos. Em vez disso, faça pipoca em casa e coloque em sacos de papel. A pipoca tem pouquíssimas calorias e inúmeros benefícios.

Leve as frutas consigo já lavadas e picadas para o lanche. Aposte em iogurtes, sucos e leite de tamanho individual. São prontos para consumir e geralmente baratos. Existem opções mais saudáveis com leites vegetais, como soja e arroz.

alimentação saudável

Não pule refeições

Enquanto estuda, o jejum não é uma boa ideia. O cérebro precisa de alimento para produzir. Evite pular refeições, coma a cada três horas.

Para manter as tentações longe, pode criar um cofrinho e deixar lá o dinheiro que gastaria com uma pizza ou um sorvete. No final do mês pode aproveitar o que sobrou para fazer uma viagem. Assim você se diverte e aproveita todos os benefícios da alimentação saudável.

 

 

Fonte: Diário de Santa Maria e UniBH

Crédito das imagens: Unsplash e Pexels