Alimentos processados e enlatados podem causar gordura no fígado, veja agora

Entenda como uma alimentação equilibrada pode evitar a famosa gordura no fígado não alcoólica

Uma nova pesquisa pode alterar a percepção sobre a doença hepática gordurosa não alcóolica (DHGNA). Também conhecida popularmente como gordura no fígado, ela está relacionada ao consumo de alimentos processados. Assim, manter uma alimentação equilibrada evitaria o desenvolvimento dela, trazendo boa saúde.

Portanto, siga a leitura abaixo para entender mais a fundo essa investigação científica da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP). 

Leia mais: 3 Maneiras De Perder Barriga Apontadas Pela Ciência Para Fazer E Ter Resultado Certeiro

médico com fígado na mão
A gordura no fígado pode ser identificada por meio de exames de rotina – Fonte da imagem: Canva Pro

Gordura no fígado

Em primeiro lugar, estamos referindo aqui a pesquisa da doutora nutricionista Clara Freiberg. Ela estudou mais de 10 mil pacientes com alto nível de ácido úrico. Assim, pelos exames de sangue, é possível medir essa quantidade de gordura no fígado.

Dessa forma, a pesquisadora comparou os resultados da amostra de pacientes brasileiros com a de outros países. E, infelizmente, o Brasil acabou por ter uma porcentagem mais elevada de pessoas com esse tipo de problema. De modo que se aqui a prevalência da doença hepática gordurosa não alcoólica, ou seja, a gordura no fígado, alcançou uma taxa de mais de 38%, na Coreia do Sul, por exemplo, a porcentagem é de apenas 26%. 

Homens X mulheres com problemas no fígado

Chama atenção também uma disparidade nos números: ao passo que os homens respondem por quase 45%, as mulheres ficam com 34%. 

De qualquer modo, a pesquisa incide sobre a frutose industrializada, ou seja, a que vem de comidas processadas. Não estamos falando, portanto, do que vem por meio da ingestão das próprias frutas. 

Assim, uma das conclusões da pesquisadora sobre essa investigação a respeito da gordura no fígado é que seria necessário tornar esse tipo de exame um exame de rotina. Dessa forma, controlar a ingestão de sal e açúcar é vital para ter um bom funcionamento do organismo. 

Por fim, caso esteja em dúvida a respeito do nível de gordura no fígado, busque ajuda médica especializada para realizar o exame adequado. 

Aproveite e leia sobre o O que engorda mais, o pão ou a tapioca?

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação