15 alimentos que dão mais energia e disposição; veja lista com as melhores opções

Invista numa rotina saudável e mande o desânimo para bem longe de você

Se você trabalha, estuda ou tem um ritmo de vida agitado, sabe muito bem que é preciso estar saudável para enfrentar a correria do dia a dia. Assim, você sabia que existem alimentos que dão energia e disposição e podem te ajudar nessa tarefa? Portanto, confira hoje no SaúdeLab quais são as 15 opções essenciais na rotina de quem precisa se manter animado!

Ademais, todos os alimentos listados aqui também são fontes de vitaminas e minerais para o organismo, e também podem auxiliar na construção de uma rotina alimentar saudável. Desse modo, continue conosco e aprenda a reconhecer os itens que não podem faltar no seu planejamento, e veja também o que a sua saúde ganha com cada um deles.

As melhores opções para quem quer energia e disposição

Em primeiro lugar, uma alimentação saudável e rica em nutrientes é fundamental para quem busca desenvolver mais disposição no dia a dia. Nesse sentido, o bom funcionamento interno tanto do metabolismo quanto dos órgãos do corpo acaba contribuindo para a construção de uma boa saúde, o que acaba refletindo também na forma como nos sentimos.

Assim, continue conosco e veja agora quais são os 15 alimentos que podem te ajudar a investir na sua saúde, ganhando mais disposição e energia!

Os 15 alimentos que dão energia e torna a vida mais alegre

1. Açaí

O açaí é uma boa fonte de carboidratos, nutrientes responsáveis por conferir energia ao organismo. Do mesmo modo, ele é rico em vitaminas C e E, além de minerais como ferro e cálcio a alguns antioxidantes. Ademais, as fibras em sua composição ainda ajudam a regular o intestino.

2. Banana

Além de ser rica em carboidratos, que conferem energia ao corpo, a banana também contém potássio e vitaminas importantes para a saúde, como as do complexo B, A e C. Do mesmo modo, essa fruta estimula a produção de serotonina, um hormônio capaz de promover a sensação de alegria e energia ao corpo. Por isso, ela também é conhecida como “fruta da felicidade”.

3. Nozes e castanhas

As oleaginosas como as nozes e as castanhas são fontes de proteína vegetal e gorduras insaturadas, que atuam no organismo diminuindo o colesterol e melhorando as funções cognitivas. Por sua vez, isso estimula a produção de energia pelo corpo.

morangos e iogurte alimentos que dão energia
Frutas vermelhas e iogurte dão energia e disposição- Canva Pro

4. Aveia

A aveia também é uma fonte excelente de carboidratos, além de possuir um baixo índice glicêmico. Dessa forma, ela libera a energia aos poucos no organismo, fazendo com que o indivíduo fique disposto por mais tempo. Aproveite alimentos que dão energia, como a aveia, e faça a festa.

5. Batata-doce

Além de conter vitaminas e minerais importantes para a saúde, a batata-doce é rica em carboidratos de alto desempenho, que aumentam a energia e a disposição do organismo. Além disso, por ser rica em fibras, ela também ajuda a equilibrar o trânsito intestinal.

6. Ovos são alimentos que dão energia

Os ovos são fontes completas de vitaminas do complexo B e ferro. Além disso, eles possuem proteínas que auxiliam na oxigenação e no transporte de nutrientes pelo organismo, o que contribui para a geração de energia no corpo e para o ganho de massa muscular.

7. Chocolate amargo

Quer mais alimentos que dão energia? Os chocolates amargos, com composição acima de 60% de cacau são ricos em zinco, ferro e magnésio. Além disso, eles contêm uma substância chamada teobromina, que possui ação semelhante à da cafeína, promovendo energia e disposição.

8. Chá verde

Além de ser rico em antioxidantes e minerais, o chá verde também contém cafeína, que aumenta a disposição do corpo. Do mesmo modo, a bebida também acelera o metabolismo e aumenta o desempenho físico em até 12%.

9. Iogurte natural

Fonte de aminoácidos importantes para o organismo, o iogurte natural promove uma sensação de saciedade, e se consumido com certas oleaginosas como castanhas ou mesmo com frutas, ajuda a promover a energia no organismo.

10. Guaraná

O guaraná é uma fruta conhecida por ser uma bomba de ânimo. E isso não é a toa: além de cafeína, ele também contém taninos, teofilina e teobromina, substâncias com ativação estimulante, que aumentam a disposição e o estado de alerta do corpo.

11. Água de coco

A água de coco é comprovadamente um isotônico natural, que promove uma carga importante de minerais ao corpo, ajudando no aumento da energia.

12. Pipoca

A pipoca caseira é uma ótima fonte de carboidratos e fibras, que conferem a sensação de saciedade e ainda aumentam a energia do organismo.

13. Mel

Além de ser uma fonte importante de vitaminas, o mel ainda contém frutose, glicose e carboidratos, que agem no organismo como uma explosão de ânimo, conferindo mais energia ao indivíduo.

14. Arroz integral

O arroz integral é uma ótima fonte de carboidratos e ainda possui baixo índice glicêmico, liberando a energia aos poucos no organismo. Assim, esse é um ótimo alimento para quem precisa manter a disposição no dia a dia.

15. Folhas verde-escuras

Alguns alimentos de coloração verde-escura, como o agrião, a rúcula e a couve são ricos em antioxidantes capazes de promover uma maior disposição ao organismo, estimulando várias funções do corpo.

Leia maisConheça 11 alimentos que causam gases e acabe com o incômodo intestinal