Conheça 6 alimentos que previnem o câncer de mama; saiba agora

Alimentação saudável contribui para prevenção do câncer de mama

138
Alimentos que previnem o câncer de mama
Alimentos que previnem o câncer de mama. Foto: Freepik

À primeira vista, o outubro rosa vem com o objetivo de conscientizar a população sobre a prevenção. Porém, pouco se fala sobre alimentos que previnem o câncer de mama. Existem alguns deles que podem ser ricas contribuições para uma dieta saudável e preventiva.

alimentos que previnem o câncer de mama
Alimentos que previnem o câncer de mama; confira 6 deles (Foto: Pixabay)

Leia mais: Câncer de mama no Brasil: relatório aponta mais de 66 mil novos casos em 2020

Outubro Rosa e o câncer de mama

De acordo com o INCA(Instituto Nacional do Câncer), não existe uma causa específica para o acometimento do câncer de mama e não há como definir se alguém poderá ou não ter a doença no futuro.

A princípio, a melhor forma de não ser acometido pela doença, é a prevenção. Hábitos saudáveis como exercícios e dietas que previnem o câncer de mama devem ser adotados precocemente.

Alimentos que previnem o câncer de mama

Assim como uma rotina saudável, existem alimentos que têm propriedades que agem diretamente na prevenção contra o câncer de mama. Essas propriedades tem ação anticancerígena e podem prevenir, também, outros cânceres.

Abaixo, o Saudelab separou uma lista com 6 alimentos que podem auxiliar no processo de prevenção contra a doença, além de melhorar a saúde como um todo.

Romã

Em suma, a romã é uma fruta que têm propriedades iguais a outros alimentos que previnem o câncer de mama. De acordo com um estudo, a fruta age diretamente na interação com uma enzima conhecida como aromatase. Essa enzima é responsável pelo processo de produção do estrogênio. Este, por sua vez, combate células cancerígenas.

Uva

Igualmente, a uva também é um dos alimentos que previnem o câncer de mama devido à grande quantidade de flavonoides presentes na fruta. Eles agem diretamente na diminuição do processo de produção de células malignas.

Frutas vermelhas são alimentos que previnem o câncer de mama

Em síntese, a framboesa, a amora e outras frutas vermelhas podem conter grandes concentrações de antocianinas, que são fitonutrientes anticancerígenos. As antocianinas retardam o crescimentos das células conhecidas como pré-malignas.

Além disso, a ação dos fitonutrientes evita que novos vasos sanguíneos, que possam alimentar tumores, se formem.

Soja

Assim também como as frutas podem ser alimentos que previnem o câncer de mama, a soja pode ser de grande auxílio em dietas saudáveis e preventivas. O alimento e seus derivados possuem o fitoestrogênio, um nutriente semelhante ao estrogênio produzido no organismo.

Em suma, os alimentos que previnem o câncer e que possuem fitoestrogênio evita a formação e o desenvolvimento de células cancerígenas.

Cenoura e brócolis

Frequentemente, legumes e vegetais são inseridos em dietas preventivas e saudáveis. Assim como a cenoura e o brócolis. Através de um estudo, foi comprovado que o sulfonato, nutriente presente nos legumes e vegetais, eliminam substâncias que geram células cancerígenas e podem diminuir o risco do câncer de mama em até 17%.

Leia mais: Veja alimentos que controlam a ansiedade e melhoram o humor, especialistas indicam 06; confira

Gostou desta matéria? Acompanhe nossas redes sociais: Facebook, Instagram,  Twitter  e Pinterest.

Deixe seu comentário

Grupos do SaúdeLab

SaúdeLab no WHATSAPP
SaúdeLab no TELEGRAM

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here