Anitta revela que foi diagnosticada com EBV; entenda sobre esse vírus que causa esclerose múltipla

A cantora descobriu ainda na fase inicial a doença que ajuda muita no tratamento

A cantora Anitta e a atriz Ludmila Dayer lançaram neste sábado, 3/12, o documentário “Eu”, um projeto onde fala sobre diagnóstico de esclerose múltipla. Durante o lançamento em São Paulo a cantora revelou que descobriu que estava com o vírus Epstein-Barr (EBV), que pode causar esclerose múltipla. Deste modo, saiba com SaúdeLab o que é esclerose múltipla e o vírus EBV.

Anitta conta que descobriu que foi diagnostica com EBV

No lançamento do documentário “Eu” de Ludmila Dayer aconteceu no final de semana, e Anitta foi a produtora do projeto. Visto que para a cantora a atriz foi fundamental para que ela descobrisse que tinha o vírus EBV, e também durante o tratamento ela recebeu o apoio da amiga.

A princípio, Anitta descobriu que tinha o vírus Epstein-Barr a cerca de dois meses, ele pode ser uma das causas da esclerose múltipla. Este fato foi revelado por ela à imprensa no lançamento do documentário, a cantora disse que Ludmila orientou sobre o processo e tratamento, e quais os exames.

Uma vez que a cantora estava apresentando sintomas muito semelhantes ao que Ludmila sentiu. Segundo Anitta, quando o resultado chegou ela estava com o mesmo vírus que a amiga, na fase inicial. O diagnóstico precoce foi importante para que ela pudesse estar bem hoje.

Leia mais: Tempo de tela para crianças: veja recomendações dos profissionais de saúde

O que é o vírus Epstein-Barr?

Em primeiro lugar, o Epstein-Barr é um vírus que pertence ao grupo de herpesvírus humanos. Ela é comum, visto que cerca de 50% das crianças com até 5 anos são infectadas. Além disso, cerca de 90% dos adultos são portadores deste vírus, ou seja, em algum momento da vida, a maioria das pessoas pode ser infectadas por este vírus.

Geralmente, este vírus pode causar mononucleose infecciosa, e pode levar a complicações de outras doenças e complicações. Dentre elas a esclerose múltipla, Otites, Síndrome de Guillain-Barré, Cancro do nariz, da garganta e gástrico etc.

Quais os sintomas?

Sendo Assim, a infecção por Epstein-Barr é assintomática e o período de incubação é de 30 a 50 dias. Em crianças, normalmente é mais difícil de perceber, pois, apresenta sintomas semelhantes à gripe e resfriados. Enquanto isso, em jovens e adultos os sintomas característicos são fadiga, aparecimento de gânglios no pescoço, amigdalite, dor de garganta e cabeça, febre, falta de apetite, e irritação na pele.

Por fim, Uma das causas desse vírus é a saliva, por isso é conhecida como doença do beijo, mas você pode ser contaminado por meio de escova de dente, copos e compartilhar os mesmos talheres. Contudo, ele também está presente no sangue, esperma, sendo possível a transmissão por meio de transfusões de sangue, transplante de órgãos e relações sexuais.

Leia mais: Excesso de exposição às telas pode aumentar casos de diabetes: veja pesquisa

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação