Ansiedade alimentar: um olhar da nutrição para enxergar novos caminhos

Achar esse equilíbrio é o grande segredo para o bem estar e qualidade de vida

2
ansiedade alimentar
Ansiedade alimentar: um olhar da nutrição para enxergar novos caminhos | Imagem VidaVG.com

Ansiedade alimentar. Aquele aperto no peito, coração acelerado, insônia, falta de apetite ou fome excessiva, e sobretudo aquela inquietação. Sim, esses são alguns dos sintomas corriqueiros da ansiedade. Além do mais, quem nunca descontou tudo na comida que atire o primeiro pedaço de chocolate. Penso eu, que teremos uma ‘chuva’ de guloseimas vindo em todas as direções, concorda?! É disso que eu, a nutricionista Cristiane Botelho, esclareço hoje no SaúdeLab com exclusividade.

Você pode estar se  perguntando se existe algum motivo – e sobretudo que chega assim de repente – o porquê desse desejo avassalador por comida. O fato é que o corpo humano é inteligente e sempre tenta suprir as demandas de cada pessoa.

ansiedade para comer
Mas a princípio, nem sempre é fácil optar pela resposta mais acertada, temos que ao menos tentar | Imagerm: Conexão Profunda

Embora seja difícil a princípio optar pela resposta mais acertada, temos que ao menos tentar mudar algumas posturas, ou seja, agir a favor do que faz bem, mudando esse quadro.

O que é ansiedade alimentar?

Primeiramente, saiba que nos momentos de ansiedade o ato de comer certos alimentos alimentos, principalmente mais calóricos, tem sua razão de ser. E esse impulso desmedido e urgente é o que caracteriza a ansiedade alimentar.

É que ao ingerirmos doces, comidas daquelas mais gordurosas ou ricas em carboidratos, são ativadas regiões do nosso cérebro, ligadas às boas sensações. Uma maneira de compensação do cérebro para as pessoas voltarem a ficar ‘bem’.

Por conta disso, nosso corpo libera dopamina, um neurotransmissor que gera prazer. Uma sensação gostosa que acaba superando as chateações que a ansiedade nos traz.

O que fazer para acabar com a ansiedade de comer? 

Pare e pense por um instante: será que comer tudo que vier pela frente melhora a ansiedade? Bem, imagino que a resposta só pode ser essa – Infelizmente não,  é só por pouco tempo! – Logo essa sensação passa e temos vontade de uma nova porção do alimento escolhido, o que por vezes pode nos levar a um círculo vicioso.

Contudo, para lidar com todos esses e outros sintomas, existem diversas práticas nutricionais que podem ajudar na mudança de hábitos e quebrar esse círculo viciante tão prejudicial a nossa saúde.

círculo vicioso de comer
Círculo vicioso que precisa ser vencido com vontade e disciplina | Fonte livon-blog

Mas nem tudo está perdido! Porém é necessário dar o primeiro passo para uma nova etapa da vida. Nesse sentido, veja a seguir uma  lista com algumas dicas valiosas para auxiliar no início de novas práticas e ter mais saúde física, emocional e ainda equilibrar o peso corporal.

6 dicas para ajudar com a ansiedade alimentar

1. O que comer

Tenha o alimento como aliado: Consuma alimentos fontes de triptofano (precursor da serotonina, responsável pelo bem estar) como: leguminosas, lacticínios e derivados, cereais integrais e massas integrais, folhas verde-escuras, frutas frescas e secas, banana, peixes e frutos do mar, carnes magras, chocolate amargo, legumes e verduras.

2. Mudar o foco

Desvie sua atenção e relaxe: Tente não compensar a ansiedade na comida. Se distraía prestando atenção em outras atividades que te proporcione prazer, como ouvir uma música, caminhar, ler, bater papo ou assistir um filme. Desvie sua atenção da comida e faça algo que te ajude a relaxar.

3. O que não comer quando se tem ansiedade?

Evite alimentos estimulantes, como: cafeína, chá verde, chá mate, entre outros. Esses produtos podem deixar algumas pessoas ainda mais agitadas, intensificando o nervosismo e ansiedade.

comer devagar diminui ansiedade
Comer devagar ajuda o cérebro processar que você já está satisfeito | Crédito Uol

4. Comer com calma

Tenha atenção plena durante as refeições: Quando comemos com calma, sentindo o cheiro do alimento, mastigando devagar e prestando atenção ao sabor que o alimento libera na boca, nosso cérebro tem tempo e condições de se sentir satisfeito evitando assim o consumo exagerado.

5. Exercícios podem ajudar

Pratique atividade física: Os exercícios físicos ajudam a liberar endorfina, substância que proporciona sensação de bem-estar e relaxamento, combatendo o estresse e a ansiedade.

6. Inspirar e expirar

Concentre-se na respiração. Quando estamos ansiosos tendemos a respirar mais rápido. Concentre-se deixando a respiração mais completa e profunda isso nos ajuda a diminuir a ansiedade e nervosismo, proporcionando-nos uma sensação de bem estar e tranquilidade.

Bônus ‘ Receita de bolo integral de Banana da Cris”

Que tal uma receita de Bolo integral de banana com maçãs para te ajudar a distrair praticando “cozinhaterapia” e ainda consumir alimentos fontes de triptofano?

Você vai precisar de:

Para começar a receita de hoje, separe duas bananas bem maduras e picadas; uma maçã grande picada com casca⁣; meia xícara de uvas passas (opcional eu uso para adoçar); outra meia⁣ xícara de óleo de coco (ou qualquer gordura de boa qualidade); em seguida use tres ovos grandes (sem pele da gema, diminui o cheiro de ovo); uma xícara e meia xícara de farinha de aveia; e também, uma colher de sopa de fermento em pó⠀⁣e outra colher de sopa de canela em pó.⠀⁣

Mãos na massa

  • Misture tudo em uma vasilha, não precisa bater nada no liquidificador, e coloque em forma untada. ⁣
  • Assar em forno pré-aquecido 180º por 30 minutos. Mas atenção, as frutas soltam muita água, teste com palito após o tempo indicado. Quando retirar do forno, deixe esfriar e desenforme.
  • Eu usei 1colher de açúcar demerara com canela para polvilhar por cima depois de pronto. ⁣
  • Não vai açúcar na massa, então quanto mais madura a banana mais docinho fica (mas vc pode adoçar se quiser).

É o bolo mais fácil que eu já fiz na vida. Fica uma delicia!!!

Acredito que a saúde não vem apenas do equilíbrio físico, mas também do equilíbrio emocional e energético. Por isso, a busca por saúde deve incluir um equilíbrio global, o que requer uma visão integrada e única de cada organismo. Achar esse equilíbrio é o grande segredo para o encontro do caminho do bem estar e qualidade de vida.

E você? Já percebeu quais alimentos e atividade te trazem sensação de equilíbrio? Compartilha a matéria com seus contatos e deixa-nos saber nos comentários sua opinião.

Saiba mais sobre Terapia com canabidiol já pode ser amplamente receitado como tratamento alternativo

Deixe seu comentário

Grupos do SaúdeLab

SaúdeLab no WHATSAPP
SaúdeLab no TELEGRAM

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here