Grupos do SaúdeLab

SaúdeLab no WHATSAPP
SaúdeLab no TELEGRAM

Antibiótico com menor toxidade é desenvolvido por pesquisadores da UEL

A descoberta foi feita tomando como base o óleo de copaíba

Recentemente, um antibiótico com menor toxidade foi desenvolvido por pesquisadores do Centro de Ciências Biológicas da UEL junto com outros cientistas do Laboratório de Bacteriologia Básica e Aplicada. O desenvolvimento do composto se dá por meio da combinação de duas substâncias bem conhecidas por ter a característica antibiótica. Saiba mais hoje, 19/10, aqui no SaúdeLAB.

A Prata Nano, bem como o Óleo essencial do Kepai, que é uma árvore advinda da Amazônia, também conhecida pelo nome de “Forest Antibiotics”, são as responsáveis pelo desenvolvimento do antibiótico com menor toxidade. Os pesquisadores patentearam a combinação agora, em 2021, tendo produzido um produto em hidrogel tópico. Contudo, ainda sem comercialização, uma vez que nem passou pela fase de testes em humanos.

Assim, leia mais: É Hipertenso? Saiba Quais Remédios Você Deve Evitar

Participantes da pesquisa

O desenvolvimento da pesquisa iniciou-se em 2014 e deu-se em conjunto com três instituições, sendo a Universidade Federal do Amazonas, a UEM em Maringá e a Unicamp em Campinas. A tese do doutorado teve a condução da professora Sueli Yamada (Microbiologia/CCB); a liderança dos pesquisadores da UEL foi de Celso Nakamura (professor do Departamento de Ciências Básicas da Saúde).

O professor Valdir da Veiga Jr., com a colaboração da UFAM, forneceu o óleo de copaíba. Nelson Durán, professor da Unicamp, também contribuiu com o bio-nanosilver. Isso significa que o trabalho só funcionou, pois foi feito em real parceria.

O antibiótico com menor toxidade não causa efeitos colaterais desnecessários

A pesquisa tinha como objetivo (conquistado, por sinal) o diagnóstico e controle da colonização pelo Streptococcus agalactiae. Essa é uma bactéria comum da microbiota humana, causadora de doenças, muito comum em grávidas, bem como transmitida aos recém-nascidos no parto.

antibiótico com menor toxidade
Antibiótico com menor toxidade é desenvolvido por pesquisadores da UEL – Foto: UEL

Os participantes da pesquisa relatam que os testes comumente se realizam na 37ª semana da gravidez para a detecção das bactérias. Caso haja colonização, comumente no parto, como citado, é necessário tratamento com os antibióticos, causando efeitos indesejados.

O produto desenvolvido com o óleo de copaíba – o antibiótico com menor toxidade – não tem esses efeitos, pois conseguiu-se a redução da toxicidade de substâncias a fim de não poluir o meio ambiente. Mas, usando a nanotecnologia foi possível utilizar metais em associação aos remédios naturais, aumentando efeitos bactericidas ao passo em que se reduziu riscos de envenenamento.

Portanto, confira também: Como Curar Enjoo De Ressaca: Conheça Dicas De Especialistas Para Dias De Exagero

Benefícios das ervas e temperos caseiros: prevenção contra o envelhecimento precoce e até câncer

Janaína Barros entrevista a bióloga Gabi Pastro. A especialista fala sobre os benefícios das ervas e temperos caseiros. Dentre os muitos benefícios, a ajuda no na prevenção do câncer, envelhecimento precoce, doenças degenerativas e muito mais.

Grupos do SaúdeLab

SaúdeLab no WHATSAPP
SaúdeLab no TELEGRAM

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.