Vacinas salvaram vidas na pandemia? Veja estudo

Embora muitos ainda contestem, isto é um fato inegável: as vacinas salvam vidas e durante a pandemia essa premissa se confirma. Um novo estudo, intitulado “O impacto socioeconômico das vacinas durante a pandemia de COVID-19” mostra como esse grave problema de saúde teve o seu efeito diminuído com as vacinas.

Portanto, continue lendo abaixo para entender o impacto tanto na área da saúde quanto na área da economia, em forma de retorno para cada real investido. 

frascos de vacina
O impacto das vacinas durante a pandemia foi positivo – Fonte da imagem: Canva Pro

O impacto das vacinas

Em primeiro lugar, o estudo patrocinado pela Pfizer Brasil abordou tanto o impacto econômico quanto social, além de sanitário, das vacinas no Brasil. Contudo, o período compreendido desta investigação científica começou em 2020, terminando no início deste ano de 2022. 

Assim, cada real investido em vacinas teria gerado cerca de dez, considerando o impacto no Produto Interno Bruto, o PIB. De modo que o investimento em saúde pública acaba retornando também de forma econômica.

Ora, para quem não entende, o custo de vacinar é menor do que o custo em internação, aparelhos, profissionais e remédios. Assim, as doses da vacina embora a curto prazo possam parecer um investimento grande, a longo prazo acabam sendo melhores.

Cobertura vacinal na população

Além de salvar vidas – a estimativa é de 500 mortes por dia que teriam sido evitadas – o impacto econômico também não deve ser desprezado. Portanto, a reabertura do comércio e a retomada econômica estão intimamente ligadas com as vacinas. De modo que conforme a cobertura vacinal aumenta, maiores são os argumentos para que tudo retorne ao normal. 

Vale lembrar que os efeitos da covid, a chamada covid longa, ainda estão por serem estudados de forma mais aprofundada. Há quem tenha tido coronavírus e sinta os efeitos por mais de um ano. Assim, atualize o calendário vacinal e procure especializada.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação