Atividade física: 5 Alternativas Para Quem Não Curte Academia

atividade física

Quer fazer atividade física mas detesta a ideia de frequentar a academia? Confira 5 treinos alternativos

O sedentarismo é tido como o 4º fator de risco de mortalidade em todo o mundo. Estima-se que a falta de atividade física causa 3.2 milhões de mortes por ano. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), atividade física é qualquer movimento corporal produzido por músculos e que exige gasto de energia.

É importante saber que fazer qualquer tipo de exercício é melhor do que não fazer nada. A boa notícia é que você não precisa necessariamente frequentar academias. Fazer atividade física tem vários benefícios, por exemplo: dá mais energia, diminui o risco de doenças cardiovasculares, diabetes, depressão, além de, claro, controla o peso.

Pessoas sedentárias devem começar com pequenas quantidades de atividade como parte da rotina diária e aos poucos aumentar a duração, frequência e intensidade. É indicado uma média de 150 minutos de exercício físico semanas para quem tem entre 18 e 64 anos.

Quer sair do sedentarismo mas vive largando a academia? Talvez o problema seja encontrar a atividade física ideal para você.

Confira as alternativas à academia abaixo e escolha a sua:

atividade-física

Ioga

É um exercício que pode ser feito de qualquer lugar – contanto que ele seja calmo. A ioga trabalha os músculos do abdômen, braços e pernas, além da respiração. Se não tiver um instrutor, é só aprender os movimentos em livros ou aplicativos especializados e… Namastê!

Dança

As opções são diversas, que vão desde o balé fitness passando pelo hip hop, dance fit e zumba. É só escolher o estilo de música favorito e cair na dança. É possível encontrar em estúdios especializados ou até mesmo fazer em casa. No caso do dance fit, coreografias de clipes em intensos passos são encontradas online.

Corrida

Mais um exemplo de atividade física que não precisa de nada além de um bom tênis. Correr na rua, na praia ou no parque traz a sensação de liberdade. A sensação também é de liberdade, já que não é preciso ficar olhando fixamente para o tempo marcado na esteira elétrica.

Pilates

O pilates tem sido muito procurado por quem quer aumentar a resistência e também flexibilidade. Indicado também para quem não pode fazer exercícios de alto impacto ou precisa corrigir danos na coluna. Ambiente calmo e sessões com poucos alunos são os principais motivos pela troca da academia por essa modalidade.

Apps

Se você não tem problemas com as atividades da academia, mas não curte o ambiente, é possível ter seu próprio personal em casa. Aplicativos diversos estão ai para ajudar a sair do sedentarismo com opções de treino funcional, de alta intensidade e até crossfit… Alguns bons exemplos: Sworkit e o Aaptiv.

Entretanto, e se quiser começar logo a praticar em casa, encontre muitos produtos para a prática de esporte na Americanas.

 

Imagens: Unsplash

Fontes: OMS e Terra