Abacaxi: Benefícios, Nutrientes, Mitos e Verdades

Inserir o abacaxi na sua dieta pode ser muito bom

benefícios abacaxi

O abacaxi, ou ananás, tem múltiplos benefícios para a sua saúde, corporal e mental. É uma fruta extremamente adstringente, ou seja, com poder de limpeza e desintoxicação do nosso organismo. Por isso, separamos abaixo tudo que você precisa saber sobre a fruta!

Abacaxi (Nome científico: Ananas Comosus)

Suculento, pode ser comido ao natural, mas é também utilizado em muitos pratos e em muitas receitas, doces ou salgadas. É uma das estrelas do churrasco gaúcho, é a fruta favorita dos tailandeses e está presente na culinária ocidental e oriental.

É ainda rico em nutrientes e vitaminas, que são fundamentais para diversas funções do nosso corpo. A fruta é natural das zonas tropicais e subtropicais, porém pode ser cultivado em outras regiões com o auxílio da tecnologia.

Na verdade, o abacaxi é nativo da América Latina e foi disseminado para o mundo pelos europeus. Atualmente é consumido no mundo todo. Uma das características fundamentais deste fruto, que tem uma forma e paladar únicos, é seu sabor ácido e doce. Comer abacaxi é mesmo benéfico para a sua saúde.

Mas você sabe se a fruta é adequada para você?

Abacaxi: nutrientes

Se você quer saber quais os nutrientes do abacaxi, confira a lista abaixo. A cada 100 gramas da fruta, você tem:

  • 50 calorias
  • 0,1 grama de gorduras totais
  • 0 mg de colesterol
  • 1 mg de sódio
  • 109 mg de potássio
  • 0,3 mg de ferro
  • 12 mg de magnésio
  • 13 gramas de carboidratos – sendo 10 gramas de açúcares
  • 0,5 gramas de proteínas
  • 13 gramas de cálcio
  • Vitamina A, C, B6, B12 e D

Como você pode ver, os nutrientes do abacaxi são muitos e suas calorias são mesmo poucas. Mesmo assim, a fruta não é indicada para todo mundo. Então veja abaixo para quem o abacaxi faz bem e mal, quais as verdades e mentiras sobre a fruta e que mitos podem ser derrubados.

Grávidas podem comer abacaxi?

o consumo regular de abacaxi

Há muitos mitos na internet sobre o consumo de diversos alimentos. Claro que o abacaxi não seria uma exceção. As pessoas desconhecem os benefícios do abacaxi na gravidez.

Como quase todas as frutas, o abacaxi traz inúmeras vantagens para as mulheres grávidas. É preciso, entretanto, consumi-lo com atenção, pois muitas gestantes desenvolvem problemas de acidez estomacal ou feridas na boca, como aftas, por exemplo.

Como o fruto já é bastante ácido, para algumas mulheres sua ingestão pode causar desconforto. Porém a função adstringente da fruta é ótima para as futuras mamães.

Ela faz com que diminuam os inchaços típicos nas pernas e as dores nas articulações. Acaba os enjoos e melhora o funcionamento renal.

Beber suco de abacaxi na gravidez é bom, pois fornece ao corpo da mulher uma dose extra de fibras. Durante o período, é normal a grávida ter prisão de ventre. A fruta ajuda a reduzir isso e evitar o problema.

Outra vantagem do abacaxi é que ele possui proteínas, cálcio e magnésio, três coisas fundamentais para quem vai dar à luz em breve. Alguns estudos inclusive mostram que a fruta é boa para quem está tentando engravidar.

Fora que a frutinha é pouquíssimo calórica, portanto não contribuirá para os quilos a mais que a situação já lhe confere.

Como comer abacaxi na gravidez?

os benefícios do abacaxi

Pegue leve e cuidado com os excessos. A fruta faz bem sim, contudo a quantidade recomendada é de três xícaras por semana. Ultrapassar isso pode colocar seu bebê em risco de parto prematuro, uma vez que bromelina demais no organismo favorece o relaxamento do músculo uterino.

Então, se você já bebeu um suco hoje, deixe para saborear um picolé de abacaxi daqui uns dias. Pode inserir a fruta intercalada com outras na dieta. Uma boa ideia é fazer um calendário dos alimentos, assim você não se perde do que já comeu e do que deveria comer para garantir todos os nutrientes necessários para uma gestação segura.

Cuidado com o abacaxi na amamentação

Depois que o bebê nasce, a gente pensa que está livre para comer o que quiser. Mentira! Tudo que você come pode passar para o seu filho através da amamentação.

O abacaxi faz parte de um grupo de frutas e alimentos que causam alergias de pele comuns. Por ser altamente cítrico, o seu excesso no leite materno pode sim causar desconforto ao bebê.

Pode até desencadear um processo alérgico à fruta. Por isso, ao amamentar lembre-se que você deve ter os mesmos cuidados que quando estava grávida.

Do contrário, o seu filho pode ter problemas gastrointestinais, dermatite, coriza e vermelhidão. Se isso ocorrer, procure um médico imediatamente.

Se quiser comer abacaxi sem prejudicar o bebê, faça-o depois da mamada, assim tem tempo de excretar o alimento do organismo até a próxima hora do leite.

Beba bastante água, isso ajudará o alimento a circular mais depressa e fará com que você absorva a maior parte dos nutrientes, evitando que eles passem para o leite. Procure evitar o aleitamento se tiver comido qualquer coisa que possa causar reações no bebê, não apenas o abacaxi.

Abacaxi para os bebês, pode?

abacaxi para bebês

Mesmo sendo super saudável, nem pensar. Aliás, nenhum citrino deve ser introduzido na alimentação dos bebês antes de completarem um ano de idade. Os citrinos ou cítricos tem maior potencial alergênico, por isso devem ser evitados enquanto o bebê ainda mama no peito.

E você saiba que o suco, mesmo o natural, perde nutrientes e oferece o açúcar de forma mais facilmente absorvida do que na fruta? É que quando liquidificamos a fruta há uma redução de fibras. Oferecer sucos de frutas para bebês aumenta as chances da criança de desenvolver diabetes no futuro.

Por isso, prefira sempre dar frutas nas condições naturais para o seu filho. Assim, você o estimula a ter uma dieta variada e o protege de problemas de saúde quando ele crescer. E não se esqueça de seguir as orientações de um pediatra.

Vitaminas do abacaxi

benefícios abacaxi

As principais vitaminas no abacaxi são:

  • Vitamina A
  • Vitamina C
  • Vitamina B6
  • Vitamina B12
  • Vitamina D

O abacaxi é uma fruta rica em vitaminas, por isso é recomendado à todas as pessoas que desejam ter um estilo de vida mais saudável. Como é cítrico, tem uma boa concentração de vitamina C.

A vitamina C é um poderoso antioxidante que circula no nosso sangue removendo radicais livres. Portanto, o abacaxi previne câncer e outras doenças. A vitamina C também estimula o sistema imunológico, ajuda a lutar contra as infecções do corpo e reforçar a resposta imunitária.

Porém também é rico em vitaminas do complexo B. A tiamina, por exemplo, é uma delas, e serve para nos dar energia. Isso ajuda o corpo a quebrar moléculas produzidas pela ingestão de carboidratos.

Sim, abacaxi emagrece! Se você, ao comer uma comida que contenha muitos carboidratos, beber um suco de abacaxi, você acelera o seu organismo. Essa reação acontece principalmente no intestino. Mas lembre-se de comer a fruta fresca.

Cozida ela pede metade dos seus nutrientes. E em calda pode conter muitos açúcares, então prefira a versão mais natural.

Para que serve o abacaxi?

para que serve o abacaxi

A fruta tem tantos benefícios que separamos uma lista. Veja abaixo os principais motivos para comer abacaxi todo dia.

1. Antigripal

Como vimos a vitamina C melhora a imunidade. Isso faz com que você fique prevenido de gripes e resfriados. E se o problema for tosse, aí mesmo que deve beber um copo de suco da fruta.

Ela contém bromelina, um extrato de enzimas que ajuda a eliminar a tosse. Não é à toa que as pessoas mais antigas usam xarope de abacaxi.

2. Previne o envelhecimento

O abacaxi tem uma quantidade muito significativa de antioxidantes, que ajudam na prevenção do envelhecimento, tanto da pele quanto do seu corpo. Esses mesmos antioxidantes também ajudam você a prevenir o surgimento de células cancerígenas.

3. É leve e light

O abacaxi é das frutas que contém mais água e um valor calórico baixo, por isso é ideal para quem está de dieta ou para quem pretende prevenir o aumento de peso. Sem falar que é delicioso!

4. Ajuda na digestão

Comeu demais ou sente-se inchado? Um pedaço de abacaxi pode acabar com o desconforto. O seu poder adstringente ajuda a lavar o estômago.

5. Diurético

A fruta é altamente diurética o que ajuda a combater a retenção de líquidos. Abacaxi faz mal para os rins? Pelo contrário, ele contém citrato que impede a formação de cálculos renais. Quem sofre desta doença deve incluir o chá de abacaxi no seu dia a dia.

6. Emagrece e regula o apetite

Além de ser desintoxicante, o abacaxi regula o apetite, facilitando deu processo de emagrecimento.

7. Combate a hipertensão

Se você tem pressão alta, talvez deva considerar beber um suco de abacaxi de vez em quando.

8. Pele e cabelos lindos

abacaxi para o cabelo

Acredite, abacaxi para os cabelos e para a pele não é mito. Uma pele e um cabelo bonito vem de um processo que começa de dentro para fora. O que você come reflete na sua aparência.

A vitamina C presente no abacaxi promove o clareamento da sua pele. Evita que você adquira manchas da idade e dá brilho ao cabelo.

Máscaras da fruta também ajudam. Você pode simplesmente esfregar pedaços da fruta no rosto e lavá-lo após 20 minutos. Assim faz um peeling natural sem sair de casa e praticamente de graça.

9. Anti-inflamatório

A bromelina tem qualidades anti-inflamatórias, por isso muitos médicos recomendam o consumo de abacaxi por atletas. Ajuda também a diminuir lesões e dores musculares.

10. Bom para o coração

Como é rico em potássio, o abacaxi evita o desenvolvimento de doenças cardiovasculares.

11. É bom para a depressão

O abacaxi ajuda a combater a depressão e melhorar o humor, isto devido ao triptofano, aminoácido que o nosso corpo necessita para produzir a serotonina.

12. Alivia o enjoo matinal das grávidas

Pesquisas mostram que as grávidas que ingerem a fruta em jejum têm menos náuseas e vômitos pela manhã.

13. Alivia a artrite

Porque é anti-inflamatório e possui grande quantidade de bromelina.

14. É bom para os olhos

O abacaxi é rico em vitamina A, que atua diretamente na saúde ocular e protege nossos olhos da degeneração.

Um estudo sugere que consumir três ou mais porções de abacaxi diariamente pode reduzir o risco de desenvolver uma degeneração macular relacionada à idade em 36 por cento em comparação com aqueles que comem menos de 1,5 porções de abacaxi por dia.

15. Ossos saudáveis

benefício do abacaxi

É uma excelente fonte de manganês, mineral essencial para o desenvolvimento dos nossos ossos. Quando sofremos de falta de manganês, ficamos mais suscetíveis a ter osteoporose.

Uma xícara de pedaços de abacaxi fresco fornece cerca de 75 por cento de sua exigência diária de manganês. É melhor que tomar medicamentos!

16. Dentes saudáveis

A vitamina C protege sua gengiva da formação de placas bacterianas. Com isso, seus dentes crescem fortes e saudáveis. Dentistas afirmam que a ingestão de alimentos ácidos ajuda a prevenir doenças periodontais. E deixa seus dentes mais brancos!

17. Faz com que você produza colágeno

O colágeno é essencial para as paredes dos vasos sanguíneos.

18. Aumenta o ganho de massa muscular

A bromelina é uma enzima que atua na digestão das proteínas, melhorando a quebra destas em aminoácidos. Estes componentes serão absorvidos pelo intestino e irão ser utilizados como recurso pelos músculos para recuperação e construção de mais tecido muscular.

Assim, o abacaxi ajuda a melhorar a digestão das proteínas em aminoácidos, otimizando o valor nutricional dos alimentos ricos nesse nutriente, fortalecendo os músculos.

20. É delicioso

O abacaxi vai bem com praticamente tudo! Em sucos com outras frutas, em doces, em salteados com legumes e frango e por aí vai.

Benefícios do abacaxi para o cérebro

A fruta é ótima para o cérebro. Ela atua nos nossos neurotransmissores e melhora a memória, promove a renovação celular e previne doenças como o Alzheimer. Beber suco de abacaxi ou comer a fruta in natura pode tornar você mais atento e melhorar sua concentração.

Quando estudamos e trabalhamos nos esquecemos de beber líquidos, por isso, quanto mais frutas aquosas pudermos ingerir, melhor. O abacaxi contém muita água, então evita que você entre em um quadro como o dito acima.

abacaxi faz mal

Verdadeiro ou falso

Como dissemos, há muitas coisas sobre esta fruta por aí. E, com isso, as pessoas não sabem o que é verdade e o que é mentira. Então separamos abaixo alguns mitos populares:

Todo mundo pode comer

Falso! Algumas pessoas não devem nem passar perto desta fruta. Quem tem problemas de gastrite, por exemplo, deve evitar qualquer alimento ácido ou cítrico.

Algumas pessoas são alérgicas a abacaxi, portanto não podem ingeri-lo. Para quem sofre de refluxo gástrico e úlceras pépticas ou duodenais, o abacaxi também não é indicado.

É um alimento completo

Falso! Apesar de ser rico em muitos nutrientes, ninguém pode viver apenas à base de abacaxi. Só o consumo de abacaxi não emagrece, por exemplo.

É preciso que você tenha uma alimentação saudável, pratique exercícios, etc. É uma fruta complementar e muito boa para a sua saúde, mas não faz milagres.

A casca pode ser reutilizada

Verdadeiro! Costumamos jogar fora a casca do abacaxi. Contudo ela pode ser reutilizada no processo e fabricação de alimentos, suplementos e medicamentos.

Engorda

Falso! Apesar de ter carboidratos e açúcares, o abacaxi sozinho não engorda. Inclusive ele ajuda a perder peso, quando aliado à uma alimentação saudável e exercícios físicos.

Comer à noite faz bem

Verdadeiro! Como tem um alto poder desintoxicante, comer a fruta antes de dormir ajuda seu corpo a regenerar-se durante o sono.

Abacaxi melhora o intestino

Verdadeiro! A fruta é rica em fibras, ou seja, estimula o trânsito intestinal.

Pode comer à vontade

consumo de abacaxi

Falso! Como tudo na vida, há um limite. Se comer abacaxi demais, poderá provocar úlceras gástricas. Até três porções por dia é o ideal.

Abacaxi e menstruação

O departamento do Centro de Nutrição Humana em Grand Forks, nos Estados Unidos, fez um estudo sobre a inserção do abacaxi na dieta das mulheres jovens. Quando elas menstruavam, eles notaram que o manganês presente na fruta fez o fluxo aumentar até 50%, eliminando as cólicas e desconfortos.

Os cientistas também concluíram que a fruta tem propriedades anti-inflamatórias e combate as dores musculares. O útero é composto de quatro camadas: endométrio, miométrio, perimétrio e peritônio.

A primeira é onde fica a vascularização. A segunda consiste principalmente de tecido muscular liso. Por outro lado, a bromelina também relaxa a musculatura e ajuda a regenerá-la. Você pode, por exemplo, adicionar o chá de abacaxi no cardápio daqueles dias.

Mitos e verdades sobre o abacaxi

O abacaxi é uma fruta cheia de mistérios. Comê-lo é bom para algumas pessoas, como você já viu, e prejudicial para outras. Algumas das partes da fruta podem e devem ser reaproveitadas, outras não. Entretanto, ainda assim, surgem muitas dúvidas sobre o uso do alimento.

O primeiro mito que podemos esclarecer aqui é o do engorda e emagrece. Abacaxi por si só não vai fazer com que você perca ou engorde dez quilos.

A fruta é extremamente adstringente e comê-la diariamente pode ajudar você no processo de emagrecimento. Agora, comer torta ou pavê de abacaxi não tem esse efeito e pode apostar que não são sobremesas lights.

Outra ideia que as pessoas têm que é mal concebida é a de que a fruta possa ter efeitos milagrosos. Claro que ela é rica em nutrientes, contudo o abacaxi não faz milagre. Se você possui um problema de saúde, deve sempre procurar um médico a fim de solucioná-lo.

Chá de abacaxi

Alguns médicos recomendam a infusão feita com a casca da fruta. A verdade é que quando fervida em água, a casca solta alguns nutrientes que são importantes para o nosso organismo.

O chá é mais diurético que a fruta em si. Chega a ser mais diurético que o chá verde.

Se você quer emagrecer, é uma boa pedida. A bebida é ainda termogênica, ou seja, faz com que você queime calorias com mais facilidade.

Alguns nutricionistas afirmam que o chá também reduz bastante o apetite. Além disso, é muito saboroso.

Como fazer o chá?

Depois de lavar bem a fruta corte a casca e separe. Coloque a água para ferver em uma panela e enquanto isso corte a casca em pedaços pequenos.

O ideal é quanto mais fresca estiver a casca, removida o mais próprio possível de você fazer o chá, melhor.

Coloque os pedaços na água ainda fervendo, deixe agir por em média 10 minutos e deixe esfriar um pouco. Coe e beba ainda quente. Se quiser, pode adicionar hortelã, gengibre ou canela.

 

 

 

 

 

 

Crédito das imagens: Unsplash, Freepik e Pexels