Conheça os Benefícios do Açaí e Por Que Comer a Fruta

propriedades e benefícios do açaí

Saiba como consumir o açaí corretamente e onde a frutinha brasileira atua no seu organismo

O açaí já é conhecido pelos adeptos da alimentação saudável. Mas agora ele está na moda e pode, e deve ser, consumido por outros motivos, não só por quem procura a boa forma. Na verdade, são mesmo muitos os benefícios do açaí na sua saúde.

Açaí (nome científico: Euterpe oleracea)

Tabela nutricional:

A tabela a seguir traz a composição nutricional em cada 100 gramas de de açaí natural.

Calorias 247 Kcal
Proteínas 3,8 gramas
Gorduras 12,2 gramas
Carboidratos 36,6 gramas
Fibras 2,6 gramas
Potássio 124 miligramas
Vitamina B1 360 miligramas
Cálcio 118 miligramas
Ferro 11,8 miligramas
Vitmaina C 17 miligramas
Fósforo 0,5 miligramas

A frutinha de cor escura é típica da Amazônia e concentra grandes quantidades de vitaminas C, E, B1 e B2. Também é rica em carboidratos, fibras e proteínas. Ao comer açaí é como você tomar uma concentração de suplementos alimentares.

Por isso é conhecida pelas suas capacidades nutritivas pré-treino aeróbico. Quem curte fazer academia com certeza já faz uso dos seus benefícios. O que a maioria das pessoas não sabe, no entanto, é que o açaí não é apenas para quem se exercita ou está de dieta.

O açaí tem várias propriedades nutricionais. Como é composto por ferro, cálcio e fósforo, ajuda a prevenir o câncer, reduz o colesterol e aumenta a capacidade do sistema imunológico. Ele aumenta a quantidade de colesterol bom e diminui a Lipoproteína de baixa densidade (LDL).

Também tem efeito anti-inflamatório, sendo muito utilizado em dietas de pessoas com problemas de saúde crônicos, como a asma, por exemplo.

benefícios do açaí

Onde encontrar açaí?

E além disso é difícil não encontrar açaí. Árvore da família das palmeiras, muitas pessoas desconhecem a planta. É que estamos tão acostumados com o açaí na tigela que nem sabemos para que serve a raíz do açaí.

A raíz é outro elemento que podemos adicionar aos muitos benefícios do açaí. Com ela, você pode fazer chás e se beneficiar das suas ações antioxidantes.

Tão fortes como os antioxidantes encontrados no vinho tinto ou no mirtilo, os do açaí desempenham um papel ainda mais importante no nosso organismo. Eles combatem o envelhecimento das células, estimulando o sistema imunológico e diminuindo o risco de contrair diversas doenças. Por isso também que a fruta é considerada anticanrígena.

A ação dos antioxidantes diminuir a presença de radicais livres no corpo humano. Isso pode diminuir a incidência de alguns tumores malignos. Não quer dizer que comer a fruta ou a essência dela vá livrar você desta ou de outras doenças.

É apenas uma forma saudável de se prevenir, principalmente se você já tem a possibilidade genética ou hereditária de ter câncer.

onde comer açaí

Benefícios do açaí

Como já vimos, os benefícios do açaí são mesmo muitos. Ainda assim tem quem continue achando que o açaí faz mal. Se você é uma dessas pessoas, confira abaixo uma lista de motivos para consumir a fruta diariamente.

1. Melhora o sistema digestório

O açaí pode não ser muito rico em fibras, mas sua função imunológica atua no estômago e intestinos contribuindo para uma desintoxicação do corpo mais eficiente. A fruta é ainda conhecida pelo seu poder “antiséptico” natural.

No nosso organismo, as substâncias do açaí removem outras nocivas para nós. Esse efeito é potencializado se o açaí for ingerido com outras fontes de fibra.

Por exemplo, uma tigela de açaí com granola pode representar uma forma de se prevenir de diversos problemas gastrointestinais.

2. Pele bonita

O que a gente come se reflete na nossa pele. Quem comer muito fast food fica com o rosto oleoso e com espinhas. Porém, quem procura ter uma alimentação mais balanceada, acaba por ter uma pele muito mais macia e bonita.

O açaí não só melhora a sua aparência por dentro, como também pode ser utilizado em cremes e óleos diretamente na pele. Ele ajuda a remover impurezas que ficam na epiderme e possam causar pequenas inflamações.

3. Bom para a respiração

Uma série de médicos que estudava para descobrir quais as funções do açaí, encontrou um resultado bastante interessante. A fruta pode prevenir ataques de asma e bronquite crônicas.

Além disso, pacientes com alergias respiratórias que comeram o açaí diariamente, durante as pesquisas, demonstraram maior resistência do sistema respiratório.

4. Contribui para a função sexual

Quem nunca ouviu falar que o açaí era um dos alimentos bons para melhorar a libido? Apesar de ser um dos benefícios do açaí mais comentados e disseminados, não é mito! O açaí aumenta a circulação sanguínea, o que leva a uma melhor função cardíaca, logo sexual também.

Por isso, o açaí é bom para a função sexual. Ele funciona melhor nos homens, já que é o órgão sexual masculino que precisa de mais sangue para ter um desempenho melhor. Mas também pode auxiliar as mulheres.

5. Fonte de cálcio

As pessoas criam aqueles mitos de que o cálcio que precisamos está apenas no leite e se esquecem que muitas frutas e verduras podem até substituir o leite. O açaí é um destes casos. A fruta é riquíssima em cálcio e, por essa razão, é altamente recomendada para pessoas com osteoporose ou outras doenças dos ossos.

Comer açaí com frequência pode ser uma ótima forma de prevenir problemas ósseos por carência de cálcio.

6. Elimina cãibras

Não é só a laranjinha ou a banana que ajudam você a se livrar de desconfortos ocasionados por má circulação e cãibras. O açaí também tem muito potássio, substância que atua no nosso sangue e melhora a nossa circulação.

Se conciliado junto aos exercícios físicos e uma alimentação rica em líquidos, o efeito pode ser intensificado, assim reduzindo os impactos de desidratações.

açaí faz mal

Como consumir o açaí corretamente?

Que faz bem e ajuda a dar energia para o corpo, a gente já sabe. Mas as pessoas confundem as formas de consumo e muitas vezes não o fazem da melhor maneira. O açaí pode ser encontrado em muitos outros alimentos, como iogurtes, batidas, sorvetes e sobremesas.

A melhor forma de consumo é da forma mais natural possível. A polpa do açaí está disponível em muitos supermercados e lojas de alimentos saudáveis. Como é natural do Brasil, é relativamente barata e rende muitas porções.

Cada 100 gramas de polpa tem em média 65 calorias. É o mesmo que uma maçã, por exemplo. Você também pode plantar um açaizeiro no seu quintal. Assim, pode beber o suco fresco da fruta diariamente e aproveitar todos os benefícios do açaí.

E o açaí engorda?

Precisamos ter atenção na hora de misturar aos outros elementos que são usados para compor o famoso açaí na tigela: xarope de guaraná, açúcar, granola, banana, etc.

Uma banana tem até 105 calorias, por isso triplica a quantidade de calorias iniciais, se adicioná-la a sua receita com o açaí.

Busque reduzir a quantidade de polpa quando for acrescentar outras frutas à mistura. Adoce com alimentos naturais, como o mel e o agave.

Evite ao máximo o açúcar e o sorvete, afinal são ricos em carboidratos. Prefira consumir a fruta pela manhã, no café, e não o faça à noite. Tenha cuidado também em sempre usar açaí pasteurizado.

Quando mal lavada, a fruta pode transmitir doenças como a Doença de Chagas. Por isso, é melhor comprar a polpa congelada e já higienizada. E é claro que o açaí industrializado faz mal!

Este produto é cheio de sódio e conservantes. Portanto, sempre que sentir aquela vontade de comer a fruta, opte pela versão natural. Os benefícios do açaí serão muito maiores assim!

Como plantar açaí?

Ficou curioso e quer plantar açaí em casa? A gente dá a dica para você de como fazer isso e cuidar da árvore da forma correta. Primeiro, tenha em atenção o solo que você quer utilizar.

É preciso que este seja plano ou levemente inclinado, para que a planta vingue bem. O plantio do açaí pode ser feito por propagação de sementes ou separação de mudas que nascer na sua base. Você pode, por exemplo, pegar uma muda de uma árvore, sem prejudicá-la e replantar em seu quintal.

Lembre-se que esta é uma árvore que cresce bastante e pode ter raizes fundas, portanto não coloque a muda em uma floreira estreita, ou terá de mudá-la novamente mais tarde.

O açaizero precisa de sol constante. Ele até sobrevive à sombra, mas a sua produtividade cai bastante. Os agricultores usam fertilizante curral neste tipo de planta, ou seja, proveniente de galinhas. Você encontra o produto à venda em lojas especializadas de jardinagem.

Como cuidar do açaizeiro?

Se você já tem a árvore em casa e quer somente saber como cuidar, fica ainda mais fácil. O açaizeiro não precisa de muita água. A árvore, da mesma família das palmeiras, gosta de muito sol.

Seu solo deve ser bem drenado, para que a água da chuva escoe com facilidade. De tempos em tempos, convém adubar o solo em volta da árvore. O melhor, nestes casos, é buscas um produto apropriado, como falamos acima. Ou a ajuda de um jardineiro profissional.

Não se esqueça que tudo que a árvore absorve vai parar no interior das suas frutas. Então, se ela se encontra em solo poluído ou impróprio, talvez os frutos que ela dê não sejam saudáveis.

Quer saber mais sobre o açaí?

Veja abaixo o programa Bem Estar, da Globo, na íntegra sobre a frutinha!

Receitas para aproveitar os benefícios do açaí

Faltou criatividade do que fazer com a fruta? Sem problemas! Veja abaixo algumas ideias de como consumi-la e aproveitar todos os benefícios do açaí.

1. Mousse de açaí

Mousse já é uma delícia, de açaí então! Veja abaixo como preparar essa sobremesa gostosa e nutritiva.

Ingredientes:

  • 100 gramas de polpa de açaí natural e sem açúcar;
  • Um copo de bebida vegetal ou de leite magro;
  • Uma colher de sopa de mel;
  • Dois ovos;
  • Água;
  • Quatro folhas de gelatina incolor.

Modo de preparo:

Descarte as gemas ou garde para utilizar em outras receitas. Com a ajuda de uma batedeira, misture as claras dos ovos com o mel até obter um creme homogêneo. Misture o açaí e o leite, e continue a bater.

Em uma panela separada, dissolva a gelatina na água e leve ao fogo mexendo até derreter completamente.

Depois, acrescente a mistura com a gelatina na batedeira e mexa bem. Despeje esse creme numa forma para pudim e leve a geladeira até ficar bem firme.

2. Pão de açaí

Receita típica brasileira! Fica ótimo para comer com variados tipos de queijo.

Ingredientes:

  • 500 gramas de farinha de trigo integral;
  • 20 gramas de fermento biológico;
  • Duas colheres de sopa de mel;
  • Uma pitada de sal;
  • Um ovo;
  • 100 gramas de polpa de açaí;
  • Uma colher de sopa de óleo de coco (para untar a forma).

Modo de preparo:

Coloque a farinha numa taça grande e faça um buraco no centro com os dedos , colocando os restantes ingredientes nesse espaço. Mexa bem com as mãos mesmo.

Envolva todos os ingredientes até que fique uma massa homogênea. Deixe a massa descansar alguns minutos enquanto unta a forma com o óleo de coco e preaquece o forno.

Depois, coloque a massa na forma e leve ao forno a 170 graus até estar completamente cozido. Pode usar um palito para verificar se está seco no meio. No final, pode servir, por exemplo, com queijo de Minas.

3. Panqueca proteica de açaí

Essa é uma ótima receita para quem leva a vida fit e vive na academia. Em vez de tomar seu whey protein, pode usá-lo para fazer uma deliciosa panqueca de açaí!

Ingredientes

  • Um ovo inteiro;
  • Duas claras;
  • Duas colheres de sopa de whey protein sabor baunilha;
  • Uma colher de sopa de farinha de aveia;
  • Duas colheres de sopa de açaí natural congelado sem açúcar;
  • Uma colher de café rasa de bicarbonato de sódio;
  • Uma colher de café rasa de óleo de coco;
  • Uma colher de sopa de granola;
  • Meia banana-nanica cortada em rodelas, para enfeitar.

Modo de preparo:

Bata todos os ingredientes no liquidificador, com exceção da granola e da banana. Leve uma frigideira antiaderente larga ao fogo médio, unte-a com o óleo de coco.

Quando o óleo estiver completamente derretido, espalhe-o pela frigideira e despeje a massa aos poucos. Doure a panqueca dos dois lados. Ao ficar pronta, coloque a granola e a banana em rodelas por cima, se desejar.

 

 

 

 

Crédito das Imagens: Unsplash e Pixabay