Estudo comprovam os benefícios dos animais de estimação na pandemia; saiba mais

Confira os benefícios dos animais de estimação.

182
benefícios dos animais de estimação
Os benefícios dos animais de estimação na pandemia; confira resultados das pesquisas Foto - Pixabay

Ter um animal de estimação é muito bom. Para muitos, o bichinho é considerado um membro da família, inclusive, durante a pandemia eles tiveram um papel importante, acompanhando deus tutores em casa. Mas, para comprovar o fato, vários estudos demostraram os benefícios dos animais de estimação na pandemia.

Aliás, muitos estudos confirmam que os animais de estimação em geral, especialmente cães e gatos, produzem benefícios notáveis ​​na saúde de seus tutores. E, este ano, a companhia de um animal de estimação está mais forte do que nunca, pois, devido à crise da Covid-19, o dia a dia da maioria das pessoas foi alterado.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a expectativa é que, nos próximos meses e anos, as necessidades de apoio psicossocial e na área de saúde mental cresçam consideravelmente em função da pandemia. Assim, acompanhe mais hoje no SaúdeLab resultados de pesquisas sobre os benefícios dos animais de estimação, principalmente agora na pandemia.

Leia tambémLuto: como sobreviver a perda de um animal de estimação? Confira o relato de quem perdeu seus companheiros

Os benefícios dos animais de estimação

benefícios dos animais de estimação
Os benefícios dos animais de estimação na pandemia; confira resultados das pesquisas Foto – Pixabay

Primeiramente, ter um cão, gato ou qualquer animal de estimação é uma companhia para as pessoas e ainda aumenta a nossa empatia, e melhora o nosso sentido de responsabilidade. Não somos nós, da redação do SaúdeLab, que afirmamos isso.

É que existem vários estudos científicos que falam sobre o assunto. Um dos estudos mais recentes publicados no Journal of Veterinary Behavior mostrou que ter um animal de estimação ajuda mentalmente, fisicamente e emocionalmente.

Logo, das pessoas entrevistadas, 61% demonstraram que o aumento das brincadeiras e atividades com animais de estimação ajudou positivamente seus donos a evitarem depressão, irritabilidade e ansiedade.

E, em período de pandemia, esses benefícios são ainda mais comprovados, levando em consideração os desafios que as pessoas têm enfrentado e têm gerado problemas de saúde mental, tanto no pessoal de saúde.

A importância dos animais de estimação na saúde mental

 benefícios dos animais de estimação
Os benefícios dos animais de estimação na pandemia; confira resultados das pesquisas Foto – Pixabay

Dessa forma, os animais de estimação podem ser um forte suporte emocional e gerar benefícios na saúde mental das pessoas.

Nesse sentido, durante o confinamento, os animais de companhia ajudaram muitos brasileiros, sendo um forte suporte durante o isolamento .

Um estudo da Mental Health America (MHA) apontou que 80% das pessoas que têm um cachorro ou um gato acreditam que eles trazem felicidade e apoio emocional.

E mais, 55% pensam que seus animais de estimação reduzem a ansiedade e a depressão e 66% que  aliviar o estresse .

Contudo, em relação à saúde respiratória, atualmente há apenas evidências de que conviver com cães e gatos reduz infecções respiratórias, otites e o uso de antibióticos no primeiro ano de vida .

Ademais, outro estudo realizado na Suécia com dados do sistema de saúde acumulados ao longo de dez anos (mais de um milhão de casos) detectou uma incidência 15% menor de asma infantil em crianças criadas em lares com cães do que em crianças.

Confira também: Importância da medicina veterinária na saúde animal; confira a opinião de um veterinário

 benefícios dos animais de estimação
Os benefícios dos animais de estimação na pandemia; confira resultados das pesquisas Foto – Pixabay

Certamente os animais de estimação podem tornar mais leve o nosso dia a dia. Mas antes de adotar ou comprar, é sempre importante lembrar das responsabilidade de um animal de estimação.

Confira os benefícios

Os animais de estimação podem garantir companhia e sorrisos extras, porque:

  • Para a maioria das pessoas, apenas assistir ao vídeo de um cachorrinho ou gatinho pode gerar emoções positivas infinitas;
  • Os animais de estimação nos enchem de alegria, ajudam-nos a conectar-nos com aqueles que nos rodeiam e estão sempre presentes para nos ajudar, mesmo nos dias mais difíceis.
  • Você não pode negar que os animais de estimação possuem uma capacidade única de melhorar nossa saúde mental, social e física.
  • Estudos mostram que possuir um animal de estimação está associado a níveis mais altos de capital social e aumenta a conexão dos donos com sua comunidade.

Portanto, ter animais de estimação pode nos ajudar a reverter o papel do isolamento social e combater a solidão.

Leia agora: A Finlândia usa cães detectores para Covid-19; entenda

Gostou desta matéria? Acompanhe as nossas redes sociais: Facebook, Instagram, Twitter e Pinterest

Deixe seu comentário

Grupos do SaúdeLab

SaúdeLab no WHATSAPP
SaúdeLab no TELEGRAM

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here