Bolsonaro cancelará o Bolsa Família? Entenda melhor sobre o assunto

Muita gente ainda segue em dúvida em meio às informações desencontradas no governo

1247
Bolsonaro cancela Bolsa Família? Entenda melhor sobre o assunto
Bolsonaro cancela Bolsa Família? Entenda melhor sobre o assunto - Imagem: Divulgação Estadão

Bolsa Família – Em atuação desde 2004, o Bolsa Família é atualmente o principal programa de assistencialismo social e econômico do país, auxiliando milhões de famílias em situação de pobreza e extrema pobreza que carecem do acesso facilitado aos serviços públicos, como saúde e educação. Contudo, o governo atual afirmava o interesse em reformular o programa para deixá-lo com “a cara do Brasil”. Desse modo, alguns beneficiários se perguntam: Bolsonaro cancelará o Bolsa Família?

Bolsonaro cancela Bolsa Família? Entenda melhor sobre o assunto
Bolsonaro cancela Bolsa Família? Entenda melhor sobre o assunto – Imagem: Divulgação UOL

Entenda, portanto, sobre o assunto que tem gerado muitos questionamentos, até porque o programa é fundamental para a subsistência de muitas famílias.

Leia também: O que está acontecendo com o Bolsa Família e o Renda Brasil? Entenda agora

Bolsonaro cancelará o Bolsa Família?

O tal questionamento surgiu depois de uma transmissão do presidente Jair Bolosnaro (ex-PSL) por meio de suas redes sociais na última terça-feira (15), em que afirmou categoricamente que as discussões sobre o Programa Renda Brasil não serão continuadas sob à sua gestão.

O programa estava em discussão desde o final do ano passado, tanto pelo governo, quanto pela equipe econômica chefiada pelo então ministro da Economia Paulo Guedes.

No entanto, por falta de um denominador comum entre as ideias do presidente e do grupo econômico, o Renda Brasil não entraria em em vigor, pelo menos não até 2022, como havia afirmado Bolsonaro.

A falta de acordo foi intensificada quando a proposta de congelar benefícios previdenciários e reduzir o seguro-desemprego foi estudada como forma de financiar o Renda Brasil. Sobre a proposta, Bolsonaro afirmou ser um “devaneio de alguém que está desconectado com a realidade”.

Portanto, o presidente não cancelou ou acabou com o Bolsa Família, mas sim, estava ali cancelando ou congelando o Renda Brasil. Além disso, afirmou que o governo vai continuar com o Bolsa Família, sem substituí-lo.

Novo Programa Social deve vir por aí

Apesar da confusão entre Presidência da República e Ministério da Economia, novas informações desta quinta-feira (17) dão conta de que, apesar de Bolsonaro ter dito o que disse na última terça (vetando o Renda), um novo Programa Social deverá surgir.

O nome ainda não se sabe, mas o programa deverá ter os mesmos moldes do Renda Brasil. Contemplaria, assim, a partir de 2021, a população que já não receberia mais o auxílio emergencial.

O que era o Renda Brasil

O Programa Renda Brasil seria uma reunião de programas que iria substituir o Bolsa Família e beneficiar as pessoas que estão recebendo o auxílio emergencial.

Estava em processo de estudo e estruturação e seria lançado no início do próximo ano, em 2021.

Tendo em vista a nova prorrogação do auxílio emergencial até o final do ano, a oficialização do programa ocorreria logo após a finalização da ajuda financeira, paga em razão da pandemia pela Covid-19.

Em sua formulação, a renda mensal repassada previa um valor superior à média paga pelo Bolsa Família, assim como outros benefícios relacionados.

Até o momento, portanto, o Bolsa Família continua sendo a principal ajuda para famílias carentes.

Deixe seu comentário

Grupos do SaúdeLab

SaúdeLab no WHATSAPP
SaúdeLab no TELEGRAM

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here