Cães que trabalham: conheça 8 profissões dos pets

Várias raças de cães que trabalham podem desenvolver funções relevantes para os humanos

152
Cães que trabalham; conheça alguns trabalhos dos pets

Cães que trabalham. Existes cachorros que são grandes aliados da sociedade. Além dos pets serem companheiros de seus tutores, alguns são ensinados a desenvolver certas tarefas, como pastoreio, coleta de presas e várias outras..

Nesse sentido, os pets podem ser treinados para realizar várias atividades ou manter sua mente em um estado passivo destinado apenas à companhia. Mas esse trabalho não é tão simples assim, e exige a expertise de um adestrador.

Então, acompanhe hoje no SaúdeLab uma lista de funções dos cães que trabalham. Lembrando que independente do quanto possam contribuir, eles também precisam de respeitados, cuidados e usufruir do merecido descanso.

Leia também: Gato com covid-19 no Brasil: Cuiabá registra 1º caso do país

Profissões dos cães que trabalham 

Os cães podem ser adestrados e realizar múltiplas tarefas. Confira o eles podem fazer de acordo com suas habilidades e treinamento.

Busca e resgate

Cães treinados para esta profissão auxiliam na busca de pessoas desaparecidas, seguem trilhas e resgatam pessoas após um desastre natural. Eles também podem realizar resgates na água.

Polícia:

Todavia, existem também os cães policiais são treinados para auxiliar os policiais em tarefas como: intimidação de suspeitos, perseguições, custódia de criminosos e busca de evidências na cena do crime.

Saiba também: Outubro Rosa para os Pets; entenda

Pastoreio: 

Alguns cachorros são especialistas para cuidar e conduzir o gado e, isso facilita a vida no campo para que nenhum membro do rebanho se perca ao sair para pastar e entrar no curral na hora certa.

Detecção: 

Os cães treinados para detectar diversos itens ajudam a polícia e o exército com seu excelente faro na detecção de bombas, explosivos e narcóticos. Eles trabalham na detecção de drogas, porém,  nunca usam as substâncias ilícitas para desenvolver seu olfato.

De acordo com o artigo do Dr. Ricardo Tubaldini, que é Veterinário , as técnicas de adestramento envolvem estratégias específicas que preservam os animais.

“No caso dos cães treinados para farejar drogas, há uma ordem básica que é seguida pelos policiais na apresentação das substâncias e, na maior parte das vezes, a lista segue iniciada por maconha, passando para a cocaína e, por último, o crack. Obviamente, nenhuma dessas substâncias entra em contato direto ou é consumida pelos cachorros em treinamento, afastando qualquer possibilidade de vício por parte dos animais adestrados para esse tipo de situação.”

Portanto, é um mito que se viciem, já que o consumo impediria o bom resultado do trabalho do cão e afetaria gravemente a saúde física e mental do animal.

Atualmente, existem cães treinados para cheirar o câncer em certas partes do corpo humano.

Cães que trabalham
Cães que trabalham; conheça alguns trabalhos dos pets Foto – Pixabay

Outras habilidades dos cães que trabalham na relação com humanos

Assistência e Atendimento:  São cães treinados para atender pessoas com alguma fraqueza ou deficiência física.

Há cães que servem de guia para cegos ou surdos, outros que ajudam pessoas com deficiência motora a abrir e fechar portas, puxar cadeiras de rodas, etc.

Outros que também ajudam e acompanham pessoas com fobia para que superem seus medos e possam realizar suas atividades diárias.

Ainda assim, alguns cachorros são capazes de detectar uma crise epiléptica momentos antes de socorrer, alertando assim os humanos de quem cuidam para procurar ajuda  ou um local seguro onde a crise não coloque a vida da pessoa em risco.

Terapia:  São pets que fazem companhia a pessoas com problemas emocionais ou com doenças difíceis ou terminais.

Seu efeito terapêutico reside em seu caráter amoroso e sua companhia incondicional.

Essas características ajudam a baixar a pressão arterial, relaxam as pessoas, auxiliam na produção de endorfinas e estimulam os pacientes.

Nos processos de reabilitação social, os cães ensinam as pessoas a desenvolver compaixão, respeito e responsabilidade por meio da interação com eles.

Cães que trabalham
Cães que trabalham; conheça alguns trabalhos dos pets Foto – Pixabay

Parceiro-assistente:  Os cachorros companheiros são de grande ajuda para idosos, solteiros, casais sem filhos, famílias e crianças. A presença de um bom cão de companhia tem demonstrado relaxar as pessoas e torná-las mais saudáveis ​​e felizes.

Logo, existem até programas que mostram que o cão é um excelente suporte para as crianças que estão a aprender a ler, o que ajuda a melhorar a sua confiança e desenvolvimento.

Portanto, neste texto podemos ver a ajuda que diversos cães fazem em nossa sociedade.

Leia agora:  Existem raças de cães mais agressivas do que outras? Saiba mais com a Médica Veterinária Raquel Breunig

Gostou desta matéria? Acompanhe as nossas redes sociais: FacebookInstagram, Twitter Pinterest.

Deixe seu comentário

Grupos do SaúdeLab

SaúdeLab no WHATSAPP
SaúdeLab no TELEGRAM

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here