12 Benefícios da Canela Para a Saúde

canela

Conheça todos os benefícios da canela para sua saúde!

Goste ou não do sabor da canela, você não pode negar que ela é uma ótima aliada de todas as formas de dieta. Mas não só! Os benefícios da canela vão muito além de ajudar você a perder peso, visto que estão relacionados à saúde de forma geral.

Essa especiaria tem origem no Sul da Ásia, mais especificamente no Sri Lanka. É um dos temperos mais utilizados no mundo todo, tendo sido considerado há alguns séculos mais importante do que o ouro. E isso se pode observar claramente em todas as propriedades nutricionais que esse tempero possui.

Apesar de ser muito apreciada, a canela não é unânime, pois seu sabor marcante não cai no gosto de todas as pessoas. Ainda assim, é importante que ela esteja presente em uma dieta equilibrada, seja em pó ou em pau, uma vez que auxilia de alguma forma praticamente todos os sistemas do organismo.

12 Benefícios da canela para o seu corpo

benefícios da canela em pó

A canela pode ser utilizada nos mais diversos preparos. Por hábito, as pessoas normalmente a incorporam como ingrediente de receitas doces, sejam elas bolos, pães, tortas e até mesmo mingaus. Agora se você quiser experimentar novos sabores e testar seu paladar, pode misturar essa especiaria a pratos salgados.

Já adiantamos que os benefícios da canela em pó são os mesmos da canela em pau. O que muda de uma para outra é o formato, e o fato de que normalmente o pau não é consumido. Serve muito mais para decorar as receitas ou para transferir seu sabor aos pratos durante o preparo.

De qualquer forma, a canela é muito recomendada por especialistas a todas as pessoas. Veja abaixo por que e convença-se a começar a consumir esse tempero!

1. Controla a diabetes

Há na canela a presença de um elemento conhecido como cromo. O cromo auxilia a reduzir a sensibilidade à insulina, o que evita consideravelmente o aparecimento da diabetes tipo 2. Além disso, essa especiaria é essencial no controle de açúcar no sangue.

2. Auxilia a prevenir problemas intestinais

Um dos bons benefícios da canela é evitar diarreias, acidez no estômago, gases e acidez estomacal. Isso se deve às propriedades anti-inflamatórias, antiespasmódicas e antibacterianas.

3. Mantém o colesterol equilibrado

Alguns estudos preliminares apontam que a canela é eficiente em controlar a subida do chamado “colesterol ruim”, o LDL. Isso deve exclusivamente ao fato de possuir em sua composição propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias.

4. Alivia dores nas articulações

As propriedades anti-inflamatórias da canela são multitarefas, visto que também atuam nas articulações. Elas ajudam a reduzir o estresse e as dores causados por problemas como artrite.

5. Atua no combate a doenças do coração

O coração é um dos órgãos mais importantes do corpo humano. Por outro lado, o menor desequilíbrio no organismo pode causar problemas graves nesse músculo. A canela, no entanto, pode ser de grande ajuda na manutenção da saúde do miocárdio.

Isso pode ocorrer pela presença das fibras e do cálcio na canela. Esses elementos atuam em conjunto na melhoria do funcionamento da artéria coronária, além de reduzir a pressão alta.

6. Pode tratar resfriados e gripes

canela para resfriado

A canela possui um efeito imunomodulador. Dessa forma, o consumo regular, moderado e equilibrado dessa especiaria pode fazer com que o sistema imunológico responda melhor a resfriados e a gripes. Por isso tomar chá de canela com mel e limão pode ser uma boa atitude quando começarem os espirros.

7. Pode prevenir o envelhecimento precoce

Ninguém quer aparentar ter mais idade do que realmente tem, portanto são bem-vindas, nesse sentido, algumas estratégias que possam prevenir esse envelhecimento fora de hora. A canela, se você não sabia, é um elemento perfeito nessa prevenção.

A presença de propriedades antioxidantes na canela, assim como a presença de compostos fenólicos, combate os radicais livres. Esses radicais são os maiores responsáveis pelo envelhecimento das células da pele.

8. Acredita-se que possa auxiliar a reduzir os efeitos do Mal de Parkinson

Há pesquisas preliminares e ainda inconclusivas a respeito disso. Acredita-se, no entanto, que devido a compostos nutricionais, a canela possa melhorar funções motoras.

9. Previne infecções

Um dos benefícios da canela é que ela é antibacteriana. Por esse motivo, você pode se beneficiar do combate a infecções externas e internas se consumir regularmente essa especiaria.

10. Acelera o metabolismo

A canela é amplamente reconhecida por acelerar o metabolismo. Isso ocorre porque ela ativa a circulação sanguínea e porque melhora a atividade intestinal. Isso, por consequência e como se sabe, acelera a perda de peso e a queima de gorduras.

11. Diminui o estresse

Dos maiores benefícios da canela, um deles é essa especiaria ser termogênica. Por seu efeito termogênico, pode aliviar o estresse e o cansaço causado pela rotina diária. É interessante, inclusive, o consumo desse tempero após exercícios de musculação, por exemplo.

12. Pode prevenir a doença de Alzheimer

O Alzheimer é uma doença imprevisível e ainda em estudo. Sabe-se, no entanto, que pessoas que têm diabetes tipo 2 têm mais propensão a desenvolver Alzheimer. Uma vez que a canela reduz a absorção de açúcar pelo sangue, pode retardar o aparecimento de ambas as doenças.

Além disso, essa especiaria possui em sua composição epicatequina e cinaldeído, que são grandes combatentes dessa doença.

Chá de canela: benefícios e como fazer

chá de canela benefícios

Os benefícios do chá de canela não diferem muito dos benefícios da canela em si. Afinal, é basicamente o a especiaria transformada em uma bebida quente. O que acresce potencial curativo e medicinal ao chá em relação à própria canela é a presença de outros elementos.

Portanto informe-se sobre combinações interessantes que pode fazer com o chá de canela. Acrescentar gengibre, que também é um termogênico, além de mel, limão e outros alimentos, pode dar aquele boost às propriedades curativas dessa bebida

Aprenda agora a fazer esse chá, que é super simples e rápido!

Ingredientes:

  • Dois paus de canela;
  • Duas xícaras de água.

Modo de preparo:

Ferva as xícaras de água e coloque os paus de canela enquanto elas fervem. Assim que ferverem, deixe amornar por uns cinco minutos. Remova os paus de canela e agora é só beber.

Mel e canela: benefícios de uma colher por dia

Muitas são as possíveis combinações que a canela faz com outros alimentos, agregando ainda mais efeitos benéficos ao organismo humano. O mel, por exemplo, é um dos alimentos mais potentes e com mais benefícios, tanto que está presente na maioria das receitas caseiras voltadas à proporcionar melhor saúde.

Uma alternativa ao chá de canela, se você não é mesmo fã do sabor, é misturá-la ao mel. Uma colher de sopa por dia pode lhe trazer praticamente os mesmos benefícios citados acima.

Outra opção é misturar a canela ao leite. Aliás, por que não fazer uma bebida achocolatada com a especiaria? Os benefícios da canela em pó com leite são muitos. Existe, inclusive, adeptos de uma suposta dieta do leite com canela.

Essa dieta é bastante simples e fácil de ser seguida. Lembra um pouco a dieta do ovo, já que a intenção é apenas adicionar um pouco de canela com leite ao final de todas as refeições. Devido ao efeito termogênico e ao fato de essa especiaria acelerar o metabolismo, pode auxiliar a reduzir as medidas ao longo de algumas semanas de dieta.

Contraindicações da canela

Apesar dos benefícios desse tempero, ele apresenta algumas contraindicações importantes as quais você deve prestar atenção. Nesse sentido, a canela deve ser evitada em determinadas circunstâncias, visando não criar problemas de saúde desnecessários.

Por isso convém que você descubra antes de tudo se é alérgico à especiaria, mais especificamente ao óleo de canela. Ele causa irritações na pele. Já a canela em pó pode causar irritações no estômago, mesmo em quem não é alérgico. Por isso não use mais do que uma colher de sopa por dia, pois pode contrair úlceras.

Além disso, o uso constante e exagerado desse tempero pode fazer com que você tenha menos açúcar no sangue do que o necessário. Convém, portanto, ser moderado no uso e conversar com seu médico ou com seu nutricionista antes de incluir o alimento em seu dia a dia.

 

 

Fonte: Research Gate

Fontes bibliográficas:

  • Blevins, S. M., Leyva, M. J., Brown, J., Wright, J., Scofield, R. H., and Aston, C. E. (2007). Effect of cinnamon on glucose and lipid levels in non insulindependent type 2 diabetes. Diabetes Care. 30: 2236–2237.
  • Hlebowicz, J., Darwiche, G., Bjorgell, O., and Almer, L. O. (2007). Effect of cinnamon on postprandial blood glucose, gastric emptying, and satiety in healthy subjects. Am. J. Clin. Nutr. 85: 1552–1556

Crédito das Imagens: Unsplash e Pexels