Tudo Sobre a Catuaba: A Bebida Mais Famosa do Carnaval

catuaba afrodisiaca

A catuaba selvagem é uma das bebidas mais famosas do Brasil!

Quem nunca ouviu falar em catuaba? A bebida é conhecida em muitos Estados brasileiros e é um dos mais famosos símbolos do país no exterior. Vendida nas ruas de São Paulo, ela é barata e conhecida pelos poderes afrodisíacos.

Produzida a partir de ramos, cascas e raízes de diversas plantas, a catuaba tem alguns benefícios interessantes para a sua saúde. Apesar de muita gente pensar que catuaba é vinho, a mistura de ervas vendida no mercado como bebida alcoólica pode levar vinho tinto doce no seu preparo. Mas o resultado final não é o vinho como conhecemos.

O teor alcoólico beira os 18% e as misturas mais comuns de catuaba também costumam ter guaraná e marapuama. Alguns fabricantes da bebida alcoólica trocam o vinho por cachaça de cana de açúcar. Cada marca tem sua receita diferente e, por isso, sabores distintos da bebida. A catuaba pode até ser encontrada para compra online.

Catuaba, o que é?

catuaba planta

Natural da Amazônia, a catuaba também é conhecida como alecrim-do-campo, catuaba-verdadeira, catuabinha, catuíba, catuaba-pau, caramuru ou tatuaba. A planta medicinal é antiga e era usada pelos índios Tupí Guaraní para promover o bem-estar sexual, principalmente quanto a libido masculina.

A planta pode ser encontrada em herbanários, lojas de produtos naturais ou farmácias de manipulação, porém pelo seu nome científico: Anemopaegma mirandum. É possível ainda consumi-la em pó, capsula, chá e na tradicional bebida alcoólica. Além do poder afrodisíaco, a catuaba é boa ainda para tratar o cansaço e a fadiga, a falta de memória, o esgotamento mental, o nervosismo, a depressão e outros males do gênero.

catuaba

Catuaba: ingredientes

Catuaba é o nome de várias plantas brasileiras que pertencem a um mesmo gênero botânico: Erythroxylum. Este gênero pertencente à família Erythroxylaceae. Muitas partes são aproveitadas destas plantas para a bebida, como raízes, folhas e flores.

Esse é outro motivo pelo qual a bebida é saudável, pois boa parte da sua origem é natural. Na fitoterapia, por exemplo, usa-se esta erva para tratar a insônia. Na dermatologia, usa-se o tônico da flor para tratar males da pele.

Os constituintes ativos encontrados na planta incluem os seguintes: alcaloides, taninos, óleos aromáticos e resinas gordurosas, fitoesterois, ciclolignas, sequiterpenos e flavonoides. Muitas destas substâncias são inclusive benéficas na prevenção do câncer.

8 Benefícios da Planta da Catuaba

Confira os benefícios da planta para a sua saúde!

1. Antidepressivo

Já existem estudos para utilizar a catuaba na confecção de antidepressivos.

2. Previne Alzheimer

A planta inibe totalmente a atividade de uma substância que está envolvida na resposta da inflamação. Níveis elevados desta substância estão presentes em pessoas com sintomas de Alzheimer.

3. Ação antimicrobiana

Nos anos 1990, estudos mostraram que os alcaloides presentes na planta tem poder antimicrobianos. O extrato da catuaba pode proteger o corpo de infecções oportunistas, como E. Coli e Staphylococcus aureus. É que ele impede e inibe os micróbios de se espalharem para as células.

4. Previne isquemia

Os antixodantes presentes em abundância na planta ajudam o cérebro a se proteger das isquemias e acidentes vasculares cerebrais (AVCs). A isquemia é uma condição caracterizada por fluxo sanguíneo inadequado para o cérebro.

O que a catuaba faz é reduzir o estresse oxidativo. Isso faz com que o organismo não entre em desequilíbrio.

Alzheimer

5. Combate a doença de Parkinson

A planta é ótima no tratamento da doença de Parkinson, pois ajuda na proteção contra degeneração de certas células nervosas.

6. Tem efeito estimulante

A catuaba é uma dessas ervas que é conhecida pelo seu potencial terapêutico, pois têm propriedades naturais para melhorar o seu humor. Ela é muito eficaz na promoção do bem-estar geral, de acordo com os médicos.

7. Bom para a TPM

As mulheres que sofrem de Tensão Pré-Menstrual (TPM) também podem se beneficiar muito com o uso dessa planta para melhorar os efeitos deste período. É cientificamente comprovado que a planta influencia na contagem hormonal, atenuando os efeitos da menstruação.

8. Bom para a saúde do coração

Boa para a saúde cardiovascular, a erva atua como um tônico para o órgão. Além disso, ela age como vasodilatadora e vasorelaxante, o que contribui para uma eficiente circulação sanguínea.

Isso também ajuda a reduzir a pressão arterial elevada, que é um dos principais fatores de risco para problemas do coração como ataque cardíaco e AVC.

Catuaba: efeitos colaterais

efeitos colaterais

A erva utilizada para fins medicinais deve ser usada com moderação e orientação médica, uma vez que pode ter diversos efeitos colaterais. Entre eles, o mais comum é a enxaqueca. Quando ingerido em excesso, o chá da catuaba pode causar dores de cabeça e tonturas.

Tal como acontece com a maioria dos suplementos que afetam diretamente o cérebro e a medula espinha. Algumas pessoas também relatam confusão mental e dificuldade em se concentrar. Por causa disso, a planta não é indicada para qualquer pessoa.

As contra-indicações são principalmente para mulheres grávidas e lactentes. Crianças com menos de 12 anos também não devem beber o chá da planta. A bebida alcoólica deve ser manipulada com ainda mais atenção.

Grávidas, idosos e menores de idade não podem ingeri-la. Pessoas saudáveis podem fazer uso dela, porém sempre com moderação, pois o álcool em si faz mal à saúde.

Como fazer chá de catuaba?

O chá da planta é realmente simples de fazer. Leve ao fogo médio meio litro de água. Adicione duas colheres de sopa da casca de catuaba antes da água levantar fervura. Deixe ferver.

Após três minutos, desligue o fogo e deixe em infusão por alguns minutos antes de coar. Depois de coado o chá está pronto para ser bebido. Tome de duas a três xícaras de chá de catuaba ao dia.

Ele pode ser consumido morno, em temperatura ambiente ou gelado. Você pode ainda adicionar outras ervas e frutas à ele, para ficar mais saboroso. O melhor é preparar o chá diariamente para tomar, já que, com o passar do tempo, ele pode perder alguns nutrientes importantes.

A erva seca deve ser armazenada corretamente, longe da luz, da umidade e do calor, pelo mesmo motivo.

E as cápsulas de catuaba?

suplemento

As cápsulas de catuaba devem ser usadas com orientação de um clínico geral ou algum outro médico da sua preferência. Você pode ingerir até duas gramas do extrato por dia.

Entretanto, convém verificar bem qual escolhe, pois há muitas cápsulas de catuaba com energético, como guaraná em pó. Esse suplemento é utilizado para dar energia ao corpo e sua dose nunca deve ser ultrapassada, do contrário pode fazer mal a sua saúde.

Como fazer catuaba artesanal?

Você pode fazer o seu própria catuaba artesanal. Além de mais em conta, é também mais saudável, já que as catuabas engarrafadas e comerciais possuem muitos conservantes.

Abaixo, separamos duas receitas, uma tradicional para que você possa fazer sua bebida para degustar quando quiser. E a outra mais simples, para fazer licor de catuaba.

Receita 1

Ingredientes:

  • 500 ml de vinho branco oxidado;
  • 250 ml de vinho do porto branco;
  • 250 ml de vinho do porto ruby;
  • Uma colher de sopa de raiz de catuaba;
  • Uma colher de sopa de flor de hibisco desidratada;
  • Uma colher de sopa de gengibre em pó;
  • Uma colher de sopa de cardamomo em pó;
  • Uma colher de sopa de mandrágora (também conhecida como ginseng) em pó;
  • Meia fava de baunilha aberta;
  • Uma unidade de semente de pimenta calabresa;
  • Uma colher de sopa de mel de jataí.

Modo de preparo:

Primeiro, separe cerca de 50 ml de cada um dos vinhos. Deixe o hibisco em infusão no vinho branco por uma semana na geladeira. Leve a mistura dos vinhos ao fogo com todos os outros ingredientes, menos o mel.

Deixe essa mistura um dia na geladeira. Coe a infusão do hibisco e o vinho fervido, acrescente o mel de jataí e coloque em uma garrafa hermeticamente fechada. Guarde sempre na geladeira e consumir em até 15 dias.

Receita 2

Ingredientes:

  • 150 gramas de raiz seca de catuaba (na falta pode usar 300 gramas de folhas frescas);
  • Um litro de água filtrada;
  • Um quilo de açúcar cristal ou demerara;
  • Um litro de álcool de cereais a 95º GL ou um litro de aguardente de qualidade a 45º GL.

Modo de preparo:

Se for usar as raizes, primeiro umedeça-as com três colheres de água. Se estiver utilizando as folhas frescas, lave-as bem, retire o miolo e corte em pedaços médios.

Depois, coloque as raizes ou folhas da catuaba em um vidro de boca larga e complete com o álcool. Feche o vidro e deixe por pelo menos 60 dias em um local fresco e escuro.

De tempos em tempos, agite o vidro, para ajudar a fermentação da mistura. Quando completar o período mencionado, abra e coe a infusão com um pano limpo de algodão.

Aperte bem para sair todo o caldo e reserve. Em uma panela, coloque o açúcar e a água para ferver. Mexa sempre e não deixe depositar no fundo nem queimar.

A ideia é fazer uma calda fina e perolada. Geralmente leva 10 minutos em fogo baixo.

Depois de pronto, espere esfriar um pouco e depois misture com a catuaba macerada, mexendo bem para dissolver. Deixe descansar por 24 horas, para decantar e coe novamente. A sua catuaba está pronta, basta engarrafar!

Catuaba selvagem – Receitas e drinks

Aprenda a fazer alguns drinks para consumir a bebida à base de catuaba em pequenas doses. Lembre-se que sempre que ingere álcool, deve fazê-lo enquanto come, pois assim não altera drasticamente seu índice glicêmico.

Os diabéticos devem evitar qualquer uma das receitas abaixo, porque podem ser prejudiciais ao equilíbrio da insulina.

1. Catuaba com amendoim e açaí

Essa receita é mesmo para levantar defunto. O amendoim e a catuaba são dois alimentos que possuem efeito afrodisíaco. Já o açaí é rico em carboidratos, o que fornece energia para o corpo.

Ingredientes:

  • 150 gramas de polpa de açaí congelada;
  • Seis colheres de sopa de Catuaba Selvagem;
  • 20 gramas de amendoim;
  • Uma colher de cafezinho de guaraná.

Modo de preparo:

Basta bater tudo junto no liquidificador. Se ficar muito consistente, adicione meio copo de água para ficar um pouco mais líquido.

drinks com catuaba

2. Caipirinha selvagem ou catupirinha

É a caipirinha brasileira normal, porém em vez de cachaça ou vodka, você coloca a catuaba da sua preferência. É muito fácil fazer, veja abaixo.

Ingredientes:

  • Meio copo de catuaba;
  • Dois limões;
  • Três colheres de sopa de açúcar mascavo;
  • Gelo a gosto.

Modo de preparo:

Comece por descascar os limões e remover aquela parte branca. Aquilo que dá o sabor amargo. Depois, amasse os limões em um copo próprio para isso com um pilão.

Adicione o gelo e o açúcar e soque mais até que fique um líquido homegêneo no fundo e o gelo esteja mais picadinho. Por fim, coloque a catuaba.

Assim como a caipirinha tradicional, você pode substituir o limão por outras frutas, como morango e kiwi.

3. Catuaba piña colada

Esta receita rende cinco porções e é feita com a nova Catuaba Selvagem sabor piña colada. É ótima para uma noite de drinks com as amigas!

Ingredientes:

  • Um abacaxi pequeno cortado;
  • Uma manga pequena cortada;
  • 120 mililitros de rum;
  • 30 mililitros de suco limão;
  • 400 mililitros de Catuaba Piña Colada
  • Gelo a gosto;
  • Uma colher de sopa de mel.

Modo de preparo:

Adicione todos os ingredientes em um liquidificador e bata até que fique uma mistura homogênea. Sirva em seguida.

piña colada

 

4. Azedinha Doce

Esse drink é azedinho, mas é doce, por isso o nome! Esse é aquele drink que mistura sensações e não deixa ninguém insatisfeito com a combinação. Bom para quem tem o paladar mais aguçado e é fã do limão.

Ingredientes:

  • 100 mililitros de catuaba selvagem;
  • 20 mililitros de sumo de limão;
  • 10 gramas de açúcar;
  • Gelo em cubo a gosto;
  • Raspas de um limão.

Modo de preparo:

Primeiro bata todos os ingredientes em uma coqueteleira ou misture-os em um recipiente como os de mixer.

Despeje sobre um copo largo, como os de marguerita. Adicione no topo as raspas do limão.

5. Eva

Sabe aquele drink que não só é bonito, como também é gostoso? A Eva veio direto do paraíso para a sua noite. Veja como preparar essa delícia!

Ingredientes:

  • 80 mililitros de Catuaba Selvagem;
  • Três ou quatro unidades de maçã desidratada;
  • 50 mililitros de suco de maçã.

Modo de preparo:

Junte todos os ingredientes em um copo bonito e alto.

Adicione as maçãs desidratadas na lateral e no interior do copo para decoração.

Veja mais receitas no vídeo abaixo

 

 

Fontes: Europe PMC e Psychopharmacology

Crédito das imagens: Freepik e Flickr