Chá de camomila é bom para quê? Veja curiosidades, características e benefícios

O chá de camomila é um calmante natural que relaxa e alivia desconfortos intestinas. Mesmo sendo natural, seu uso deve ser com orientação profissional.

15
Chá de camomila é bom prá que? Veja curiosidades, características e benefícios | Imagem Pxhere

Desde tempos antigos, ao longo da história da civilização, beber chás é um hábito comum e muitas pessoas usam as receitas naturais e ensinamentos dos antepassados, até os dias de hoje. Ainda assim, mesmo não sabendo a verdadeira ação dessas bebidas, sumos de plantas e diversas ervas ‘medicinais’, cria-se cegamente, que a indicação da avó ou da mãe era para ser feita sem nenhum questionamento. Assim, o SaúdeLab traz algumas respostas para você entender os benefícios da tão popular camomila e mais: chá de camomila é bom para quê mesmo?

Saiba mais: Adeus ansiedade: conheça 14 opções de alimentos contra as crises

Camomila
A sua origem é da Europa e o nome científico, Matricaria chamomilla | Crédito Pxhere

Origem do chá de camomila?

Você sabia que a camomila é uma planta que tem vários nomes no senso comum? Pois bem, entre eles encontram-se: camomila-alemã, camomila-da-alemanha, camomila-vulgar, margaça-das-boticas, mançanilha, mançanila, e muitos outros.

Ela tem sua origem na Europa e o nome científico, Matricaria chamomilla, pode ser traduzido do Latim. Dessa maneira, Mater é um termo que significa mãe ou Matrix (útero), em outras palavras, ela faz ações surpreendentes nas plantas ao seu redor, age nas raízes para eliminar doenças, bem como nas pessoas para tratar e aliviar desconfortos.

Chá de camomila é bom para quê?

O uso dessa planta é muito amplo. Existe no mercado diversas formas de utilizá-la. E a base para extrair seu valor terapêutico vem das flores e folhas secas, por exemplo. Dessa maneira, você encontra óleo essencial, cremes, shampoos, sabonetes e muitos outros produtos.

Mas então, como usar esse ‘antídoto’? Para que serve?

Antecipadamente, a ação do chá de camomila é calmante. Ela também é relaxante, analgésica,  antiespasmódica (elimina gases) e tem muitos outros benefícios.

Nesse sentido, se você está estressado, cansado, com dores nos pés, sofre de insônia esse chá de camomila pode ajudar a amenizar os sintomas. Mas fique atento caso use medicações contínuas. Mais adiante você confere mais detalhes das contraindicações.

Vale dizer, que esses e tantos mais efeitos benéficos dessa planta, já são comprovados cientificamente.

oléo de camomila
você encontra óleo essencial, cremes, shampoos, sabonetes e muitos outros | Fonte: Freepik

Outros benefícios

Veja que, na saúde da mulher, principalmente, alivia a TPM (Tensão Pré Menstrual), ameniza cólicas, ansiedade, ajuda a eliminar retenção de líquido, por exemplo.

Há relatos de alguns autores do seu efeito para irritação na pele, dores estomacais, enxaqueca etc. Isso acontece pois os flavonoides, que agem como antiinflamatório e antioxidante, estão presentes nessa planta em abundância e também em diversos alimentos.

Quais os efeitos colaterais do chá de camomila?

Embora o uso do chá seja tão bom para diversas pessoas, em outras pode trazer desconfortos ou desequilíbrios. Entre os principais estão:

  • Sonolência
  • Hipotensão (queda da pressão arterial)
  • Diarreia
  • Excitação nervosa
  • E até náuseas ou vômitos
chá de camomila
Se oriente com profissional de saúde antes de iniciar o consumo | Imagem: Pxhere

Tendo isso em vista, é preciso ter cuidado ao ingerir este ou outro tipo de chá. Pois, mesmo sendo um medicamento natural, é recomendável que cada pessoa se oriente com profissional de saúde antes de iniciar o consumo.

Quem não pode tomar chá de camomila?

As gestantes e pessoas que fazem uso de remédios como antidepressivos, anticoagulantes, anti-hipertensivos, por exemplo, estão contraindicadas de ingerir chás. Pois, muitos deles interagem com as substâncias dos medicamentos, sobretudo, podem anular a ação esperada, causar hemorragia e até fazer efeito contrário.

A propósito, para evitar prejuízos à saúde, converse com o profissional de saúde e informe seus hábitos alimentares rotineiros e não esqueça de mencionar o uso de chás.

Quanto tempo antes de dormir devo tomar chá de camomila?

Embora não seja regra, procure tomar chá no mínimo uma hora antes de dormir e lembre-se de fazer a higiene do sono.

Procure tomar chá no mínimo uma hora antes de dormir | Imagem: Pxhere

Em outras palavras, crie uma rotina, e comece desligando aparelhos eletrônicos, deixe o celular de lado, além de criar um ambiente com pouca ou nenhuma luz. Certamente, todas essas ações favorecem o relaxamento do corpo e seu cérebro entende que é hora de descansar.

Como fazer chá de camomila?

O preparo do chá de camomila, ou infusão de camomila, é bem simples de ser preparado. Antes de prepará-lo, adquira matéria prima de boa qualidade e procedência conhecida.

Além do mais, certifique-se com seu médico(a) de confiança as interações medicamentosas, se for o caso, para usá-lo com segurança.

Logo após, pegue caneta e papel para anotar o passo-a-passo.

Primeiro, coloque água potável para cada ferver, conforme a quantidade escolhida do seu chá. E para cada copo de chá, meça duas colheres de sopa de flores secas de camomila ou 4 colheres de sopa de flores de camomila fresca, reserve.

Assim, quando a água borbulhar, desligue o fogo. Reduza ou expanda a quantidade de flor de camomila para a água, e faça conforme seu gosto pessoal, um chá mais fraco ou mais forte. Após colocar a camomila na água, tampe o recipiente e aguarde por cinco minutos, aproximadamente.

Agora é só coar e reservá-lo em uma garrafa térmica ou outro utensílio de sua preferência. Adoçar ou não, você decide.

chá de camomila acalma
Se desejar aliviar dores você pode fazer massagens com camomila | Crédito Blogger

Dica extra

A base do chá está pronta. Seja para se deliciar numa farta xícara bem como para outros fins. Caso deseje fazer compressas frias para ameninar o aspecto de olheiras, esse chá é super indicado. Basta umedecer gases ou algodão com a infusão de camomila e deixar sob as pálpebras inferiores; aguardar cerca de 15 minutos para maiores resultados.

E se desejar aliviar dores você pode fazer compressas também, seja com uma toalha umedecida desse líquido ou bolsa de água quente, e colocar sobre o local dolorido. Aguarde um tempo aproximado de 20 minutos, tendo cuidado com a temperatura da infusão para não queimar a pele.

Por fim, embeleze sua pele e deixe-a sedosa e hidratada com compressas frias. Você pode fazer em todo o rosto e colo. Após saber dos benefícios dessa planta, você já pode usufruir da camomila, pois ela é um trufo, se usada corretamente.

Confira também: Especialista adverte: fogos de artifício podem causar lesão no ouvido nos bebês e crianças 

Deixe seu comentário

Grupos do SaúdeLab

SaúdeLab no WHATSAPP
SaúdeLab no TELEGRAM

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here