Quais os benefícios do Chá de Canela? Veja 10 motivos para consumir hoje mesmo

Rico em antioxidantes, o chá de canela oferece diversos benefícios à saúde. Confira!

A canela é uma especiaria de origem asiática, utilizada desde a Antiguidade. Assim, suas propriedades medicinais vão desde a ação antioxidante que fortalece o organismo até seus famosos efeitos para a melhora da vida sexual. Mas, afinal, quais são os reais benefícios do chá de canela? Confira hoje no SaúdeLab tudo que você precisa saber sobre ele!

Além de ser rica em flavonóides, a canela também tem um alto potencial antioxidante e anti-inflamatório, agindo em prol do tratamento de diversos males que podem afetar o organismo. Portanto, veja agora tudo que a sua saúde pode ganhar através do consumo do chá e confira também as contraindicações e modos de uso da bebida.

Quais são os benefícios do chá de canela?

Além de seu potencial antioxidante e anti-inflamatório, o chá de canela também oferece propriedades que aumentam o metabolismo e até promovem uma melhora da saúde sexual. Quer saber como? Confira agora os 10 maiores benefícios da bebida para a sua saúde!

chá de canela
Veja como o chá de canela pode melhorar a sua saúde e aprenda a prepará-lo. Fonte: Canva.

10 motivos para consumir o chá de canela

1. Auxilia no emagrecimento

A canela contém uma substância chamada cinamaldeído, que estimula o aumento do metabolismo, promovendo uma queima maior e mais rápida de gorduras no corpo. Além disso, essa especiaria também pode ser utilizada em bebidas e receitas em substituição do açúcar, diminuindo as calorias consumidas.

2. Melhora a saúde sexual

Sim, esse benefício não é mito: de fato, a canela é considerada afrodisíaca, e o consumo do chá estimula e melhora a circulação sanguínea, aumentando a sensibilidade do corpo e favorecendo o bem-estar e a libido.

3. Dentre os benefícios do do chá de canela está o fortalecimento do sistema imunológico

Por ser rica em antioxidantes, a canela oferece uma ação imunomoduladora. Assim, ela fortalece e melhora o sistema imunológico.

4. Controla a diabetes

Em função das ações antioxidantes e anti-inflamatórias da especiaria, o consumo do chá de canela protege as células do pâncreas. Desse modo, ele atua na prevenção da resistência à insulina e, consequentemente, da diabetes.

5. Melhora a saúde mental

Estudos recentes comprovam que o chá de canela atua diretamente em determinadas regiões do cérebro e no sistema nervoso central. Dessa maneira, ele ajuda na manutenção de uma boa memória e previne doenças como Alzheimer e Mal de Parkinson.

6. Evita doenças cardiovasculares

O chá de canela oferece compostos bioativos como o cinamaldeído e o ácido cinâmico, que promovem o relaxamento das artérias, controlando a pressão arterial. Além disso, alguns de seus antioxidantes diminuem os níveis de colesterol e os triglicerídeos do sangue, o que pode contribuir para a prevenção de doenças como infarto, derrame e arteroscleroses.

7. Melhora o humor

O chá de canela evita a inflamação das células do sistema nervoso central. Portanto, a bebida melhora a produção de serotonina, um neurotransmissor responsável pelas sensações de prazer e bem-estar.

8. Auxilia na digestão

Dos benefícios do chá de canela também está a melhora a ação das enzimas que absorvem os nutrientes do organismo, fazendo com que a digestão ocorra de forma controlada. Do mesmo modo, também alivia os sintomas relativos à distensão abdominal e acúmulo de gases.

9. Previne as cáries e auxilia no controle do mau hálito

A função bactericida é um dos benefícios do chá de canela ajuda a prevenir e combater problemas bucais como gengivite, cáries e mau hálito.

10. Ajuda a prevenir o câncer

Os compostos cinamaldeído e o eugenol atuam no organismo combatendo os radicais livres e protegendo as células saudáveis do corpo contra o aparecimento  de alguns tipos de câncer.

Como fazer o chá de canela

Ingredientes

  • 1 pau de canela;
  • 250ml de água.

Modo de preparo

Adicione o pau de canela em uma panela ou chaleira com a água e deixe a mistura ferver por cerca de 10 minutos. Em seguida, retire o pau de canela e beba o chá. Você também pode adicionar 1 rodela ou algumas gotas de limão para variar o sabor  e potencializar o efeito termogênico. Ademais, beba o chá de 2 a 3 vezes por dia.

Efeitos colaterais e contraindicações

A ingestão de canela deve ser feita com base na quantidade máxima de 6g por dia. O consumo em excesso pode causar alergias, irritação da pele, estômago e fígado, além de promover hipoglicemia.

Por outro lado, o chá de canela não é indicado para pessoas que possuem alergia à essa especiaria, além de grávidas, gestantes, lactantes, mulheres que estão tentando engravidar, indivíduos com úlceras ou problemas no fígado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação