Chá de hibisco: conheça os benefícios incríveis dessa bebida que te mantém hidratado neste calor

Além de ficarem lindas no jardim, as flores de hibisco também oferecem uma variedade de benefícios à saúde quando consumidas em forma de chá

269
O chá de hibisco tem vários benefícios para a saúde
O chá de hibisco tem vários benefícios para a saúde (Imagem: Reprodução/Freepik)

Se você está procurando algo novo além das conhecidas bebidas de ervas, deve considerar experimentar o chá de hibisco. Servido quente ou frio e embalado com uma mistura de benefícios para a saúde, este chá saboroso é a bebida perfeita sem cafeína que pode ajuda-lo a se manter hidratado o dia todo.

Considerado um superalimento, quando ingerido em quantidade moderada tem benefícios incríveis para o corpo. Na matéria abaixo, vamos te mostrar quais um pouco das propriedades do hibisco, os efeitos colaterais e como preparar o chá. Continue a leitura e confira!

Leia mais: Teste rápido mais barato da COVID-19 tem patente apresentada pela UFMG

Para que serve o chá de hibisco?

Estudos demonstraram que o chá de hibisco, se tomado em uma determinada dose, reduz a pressão arterial sistólica. Além disso, observa-se que, quando consumido sem adição de açúcares ou laticínios, essa bebida (feita das pétalas da flor) pode atuar como o motivador de hidratação perfeito para aqueles que lutam para atingir sua cota diária de ingestão de água.

Entre as propriedades da bebida está seu alto poder de hidratação
Entre as propriedades da bebida está seu alto poder de hidratação (Imagem: Reprodução/Cidade Guaxupé)

O melhor de tudo é que este chá vermelho-escuro, com um sabor um tanto azedo, é carregado com vitamina C, que estimula o sistema imunológico. Além do mais, o chá de hibisco contém antocianinas ricas em antioxidantes que auxiliam a neutralizar os radicais livres e reduzir o estresse oxidativo que está ligado a:

  • Sinais de envelhecimento;
  • Doenças cardiovasculares;
  • Inflamação.

Outros benefícios da bebida

Entre tantas vantagens de consumo, podemos destacar:

  • Perda de peso – Um das vantagens mais conhecidas da bebida é a contribuição para a perda de peso. Alguns estudos indicam que este chá é bom para reduzir o número das células de gordura, isso quer dizer que evita que a gordura se acumule;
  • Controle do colesterol – Consumir regularmente o chá reduz o nível de colesterol na corrente sanguínea, bem como o triglicérides nos diabéticos e naqueles que possuem síndrome metabólica;
  • Contribui para o bom funcionamento do fígado – Tomar chá de hibisco ajuda no bom funcionamento do fígado, pois faz aumentar as enzimas desintoxicantes, reduzindo os danos no órgão;
  • Evita retenções de líquido – Reter líquidos causam inchaços. O chá de hibisco possui quercetina, que tem ação diurética, aumentando a produção de urina. Isso elimina uma maior quantidade de água retida e toxinas.

Confira também: Volta às aulas: retorno presencial em Minas Gerais tem regras divulgadas esta semana

O hibisco, além de lindo no jardim é ótimo para a saúde
O hibisco, além de lindo no jardim é ótimo para a saúde (Imagem: Reprodução/Freepik)

Quais os efeitos colaterais da bebida?

Embora o chá de hibisco tenha vários benefícios para o organismo, sabe-se que possui alguns efeitos colaterais. Uma dose elevada da bebida pode causar alguns problemas no fígado. Recomenda-se que indivíduos com a pressão  alta, bem como com níveis altos de açúcar na corrente sanguínea verifiquem regularmente esses problemas ao consumir a bebida.

Mulheres que estão grávidas ou amamentando também precisam evitar o chá, uma vez que afeta os níveis de estrogênio. Quem estiver tomando pílulas anticoncepcionais ou em tratamento hormonal, precisam evitar consumir o chá.

Como fazer o chá de hibisco?

Em uma panela, coloque 1 litro d’água. Leve ao fogo e, assim que levantar fervura, coloque 2 colheres de sopa cheias de hibisco seco. Desligue e retire do fogo, deixando o chá descansar tampado por mais ou menos 5 minutos. Coe e sirva em seguida. Mas, atenção: evite reaquecer para que o efeito terapêutico da planta não diminua.

Pode tomar chá de hibisco todos os dias e qual é o melhor horário para consumi-lo?

A sugestão é que se tome de 3 até 4 xícaras do chá todos os dias, cerca de trinta minutos antes das refeições principais. A bebida deve ser consumida sem adição de açúcar para alcançar os efeitos esperados, melhorando os resultados junto a dietas equilibradas, bem como à prática de atividades físicas.

Em suma, depois de conhecer tantos benefícios que o chá de hibisco possui, que tal adicioná-lo à sua rotina diária de bebidas? Nesse calor, não há nada melhor do que consumir algo que vai te hidratar e tratar de outras partes do seu organismo ao mesmo tempo!

Gostou desta matéria? Acompanhe nossas redes sociais: Facebook, Instagram, TwitterPinterest.

Deixe seu comentário

Grupos do SaúdeLab

SaúdeLab no WHATSAPP
SaúdeLab no TELEGRAM

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here