Chá de Hibisco: Benefícios, Como Tomar e Mais

chá de hibisco

Quer saber tudo sobre o chá de hibisco? Conheça os benefícios, como tomar e como fazer essa bebida super popular entre os famosos

O chá de hibisco ganhou fama na internet recentemente por supostamente apresentar inúmeros benefícios à saúde. Há quem afirme, ainda, que a ingestão dessa bebida ajuda a emagrecer. Mas será que essa infusão de fato é benéfica ao organismo e será que ela auxilia na luta contra os números da balança?

Antes de tudo, é importante saber do que exatamente é feito esse chá. Para quem não sabe, o chá de hibisco é preparado a partir dos cálices do botão seco da flor de hibisco. Ou seja: essas flores ornamentais que você vê à venda por aí não servem para fazer a bebida.

O nome científico correto da flor é Hibiscus Sabdariffa. Sabendo disso, é fácil não se confundir na hora de adquirir a base para o seu chá. Isso é extremamente relevante, pois se fizer o chá com a planta errada, em vez de benefícios, trará malefícios a sua saúde.

Chá de hibisco: para que serve?

chá de hibisco para que serve

Uma busca rápida na internet lhe mostrará que o chá do hibisco serve para muitas coisas. De fato, ele atua de modo bastante benéfico no organismo. Primeiramente, como a maioria dos chás naturais, ele é muito pouco calórico. Cem gramas de flores de hibisco não chegam a ter 40 calorias.

Salienta-se também a presença de flavonoides na composição desse chá. Elementos como antocianinas e a quercetina atuam como antioxidantes no organismo. Eles são responsáveis, portanto, por combater a presença dos radicais livres, que prejudicam diretamente a saúde das células do corpo.

Além disso, você absorve vitaminas e minerais essenciais, assim como ácidos orgânicos. Falamos aqui de cálcio, cobre, ferro, fósforo, magnésio e potássio. Há duas vitaminas do complexo B, a tiamina e a riboflavina, além das vitaminas A e C. Destaca-se também a presença dos ácidos fólico, málico, cítrico e tartárico.

Veja agora para que serve essa bebida e quais os benefícios do chá de hibisco!

1. Ajuda a controlar a pressão arterial

O primeiro dos benefícios do chá de hibisco é um dos mais importantes quanto o assunto é saúde. Em um país em que mais de 30 milhões de pessoas sofrem com hipertensão arterial, de acordo com o Ministério da Saúde, é muito importante ter todos os recursos disponíveis para combater esse problema.

Segundo uma pesquisa publicada em 2014, na Molecular Nutrition & Food Research, o consumo regular e moderado do chá do hibisco é responsável pela redução da pressão arterial em pré-hipertensos e em hipertensos leves. Como mostram os resultados do estudo, houve uma queda de até 7 pontos na pressão sistólica dos pacientes que participaram da pesquisa.

Claro que isso não significa que você deve parar de tomar os remédios receitados por seu médico. O chá do hibisco funciona apenas como um auxiliar do tratamento principal. Lembre-se, ainda, que seu consumo deve ser permitido e orientado por um especialista.

2. É uma bebida diurética

para que serve chá de hibisco

A grande maioria dos chás é diurética. O de hibisco também apresenta esse benefício. Uma investigação divulgada em 2012 e realizada por pesquisadores do Centro de Investigación Biomédica del Sur, do México, mostra que isso ocorre porque o hibisco anula a ação da aldosterona.

A aldosterona é produzida nas glândulas adrenais. Ela é responsável por controlar a eliminação de potássio e a retenção de sódio pelos rins. Isso contibui para um equilíbrio em relação aos líquidos do corpo.

Uma vez que o chá do hibisco antagoniza essa atuação da aldosterona, consumi-lo fará com que você automaticamente elimine mais líquidos. Isso é benéfico, entre outros motivos, porque reduz o inchaço abdominal.

3. Reduz os níveis de colesterol

Um estudo publicado na Nutrition Research em 2007 aponta que isso é verdade. Pacientes voluntários que ingeriram extrato de hibisco tiveram uma redução de até 14% nas taxas de colesterol.

Os antioxidantes e os bioflavonoides presentes nas flores de hibisco são responsáveis por equilibrar os níveis de colesterol no sangue. Quando se fala em equilíbrio, quer dizer que é preciso ter tanto o LDL quanto o HDL em níveis adequados. Isso porque tanto um quanto o outro são importantes.

Mas claro que apenas o consumo de chá de hibisco não é suficiente. É necessário uma reeducação alimentar, a prática regular de atividades físicas e um acompanhamento médico constante para que os níveis de colesterol em seu sangue se harmonizem.

4. Pode reduzir as chances de uma pessoa ter síndrome metabólica

benefícios do chá de hibisco

A síndrome metabólica é compreendida pelos médicos e cientistas como um conjunto de fatores de risco que indica o desenvolvimento de diabetes e de problemas cardiovasculares. Pessoas que se encaixam no grupo de risco têm mais chances de ter Acidente Vascular Cerebral e ataque cardíaco, além da já mencionada diabetes.

Estudos apontam que o chá do hibisco ajuda a controlar os níveis de glicose no sangue. Um nível alto de glicose no organismo é um dos responsáveis, como se sabe, pelo aparecimento da diabetes. Como prevenção, portanto, a ingestão desse chá pode evitar picos de glicemia, além de melhorar a resistência à insulina.

5. Regula as funções intestinais e digestivas

As flores que servem de base para o chá fornecem aos movimentos intestinais algumas substâncias benéficas à digestão. Entre elas está a mucilagem. Ela é uma mistura de polissacarídeos, que, basicamente, evita que carboidratos e gorduras sejam absorvidos.

Isso faz com que esses elementos passem diretamente pelo sistema digestivo e sejam eliminados com as fezes. Uma vez que isso ocorre, o processo digestivo é acelerado, o que faz com que o chá do hibisco seja levemente laxativo.

O chá ainda estimula as atividades da vesícula biliar. Isso faz com que os sais biliares sejam produzidos com maior intensidade, o que gera maior digestão e queima de gordura. De acordo com pesquisadores, as funções intestinais apenas se beneficiam do chá do hibisco quando o consumo ocorre uma vez pela manhã, uma pela tarde e outra pela noite.

6. Protege o fígado e equilibra as funções hepáticas

Um estudo publicado na revista Food and Nutrition, no ano de 2014, provou que o consumo regular e moderado de chá do hibisco melhora a saúde hepática. Isso se deve aos flavonoides, principalmente as antocianinas e a quercetina, que são antioxidantes.

Como se sabe, os antioxidantes são os maiores responsáveis por proteger as células do nosso corpo. Dessa forma, eles neutralizam a ação dos radicais livres, o que aumenta a longevidade dos órgãos, como o fígado, e melhora suas funções básicas.

7. Previne o envelhecimento precoce

Da mesma forma que os antioxidantes do hibisco trabalham na promoção da saúde dos órgãos, eles também rejuvenescem todas as células do corpo. Uma vez que eles minimizam as ações dos radicais livres, as células da pele de todo o corpo mantêm-se mais jovens por mais tempo. Isso lhe garante uma aparência física melhor.

8. Atua na prevenção e no combate a tumores

como fazer chá de hibisco

Infelizmente as chances de se contrair câncer hoje em dia são grandes, mesmo quando se leva uma vida super saudável. Ainda assim, é sempre bom consumir produtos naturais e que possam ajudar a prevenir tumores e outros problemas do gênero.

Uma pesquisa publicada em 2016, realizada por investigadores da República Tcheca, aponta que o hibisco contém propriedades antitumorais. De acordo com a investigação, o responsável por isso seria um ácido fenólico, chamado de protocatecuico.

Ele teria o poder de retardar o crescimento de células cancerígenas, ao fazê-las passar por um processo conhecido como apoptose. A apoptose é um processo de “suicídio celular”, que é programado pela própria célula. Dessa forma, os próprios tumores seriam responsáveis por se autoeliminar do organismo.

9. É um antidepressivo natural

O chá de hibisco é considerado um dos chás mais calmantes que você pode encontrar. Já começa pelo fato de não haver cafeína em sua composição. Ao contrário, ele é calmante, por isso é recomendado seu consumo pouco antes de você dormir.

As propriedades nutricionais do hibisco também contribuem para que ele seja antidepressivo. Os minerais e as vitaminas de sua composição atuam sobre o sistema nervoso, provocando sensação de bem-estar.

10. Tem efeito detox e anti-inflamatório

O chá de hibisco é desintoxicante, o que significa que ele limpa o organismo de boa parte de suas impurezas. Combinando esse benefício ao fato de ele ser diurético, o consumo dessa bebida lhe garante um organismo mais saudável.

Além disso, essa infusão atua em seu corpo como um anti-inflamatório natural. Esse efeito, aliado ao efeito antioxidante do chá, faz com que as células recobrem suas funções e trabalhem 100% para a promoção de sua saúde.

Chá de hibisco: como tomar?

chá de hibisco como tomar

Agora que você já sabe para que serve chá de hibisco e quais são todos os benefícios que ele tem a lhe oferecer, é hora de aprender como tomá-lo. Mas fique tranquilo que, diferentemente do que ocorre com outros chás, esse não é amargo. Ao contrário, o gostinho é levemente adocicado, frutado, lembrando o de framboesa.

Existem inúmeras formas de tomar a bebida para obter seus máximos benefícios. Lembre-se sempre de que o consumo exagerado desse chá, assim como o de todo e qualquer produto, deve ser controlado e moderado. Se não for assim, até mesmo o melhor dos nutrientes se tornará um veneno ao seu corpo.

Você pode tomar o chá tanto frio quanto quente. No verão, ele é uma opção saudável e saborosa para os dias de muito calor. Já no inverno, é ideal para noites frias e que pedem uma bebida quentinha.

Aconselha-se que você beba o chá de hibisco três vezes ao dia, pelo menos. Opte por consumi-lo antes das refeições principais, no caso o café da manhã, o almoço e o jantar. Isso promoverá um efeito maior em seu organismo. Além disso, ajudará a trazer sensação de saciedade, o que fará você comer menos.

Como fazer chá de hibisco?

chá de hibisco emagrece

Depois de beber, fazer esse chá é a parte mais fácil, rápida e simples do processo. É importante atentar para a compra das flores. Lembre-se que deve ser Hibiscus Sabdariffa, que é própria para consumo. Há a opção de comprar os sachês de chá prontos, mas saiba que para aproveitar todos os benefícios oferecidos, o melhor mesmo é fazer a infusão direto da planta. Veja abaixo a receita!

Ingredientes:

  • Duas colheres de sopa cheias de hibisco seco. Se preferir, use dois sachês de chá;
  • Um litro de água.

Modo de preparo:

Coloque a água para ferver. Assim que começar a levantar fervura, você desligará o fogo. Acrescente os dois sachês de chá ou as flores de hibisco. Tampe o recipiente e deixe que a infusão ocorra por dez minutos. Passado esse tempo, seu chá está pronto para ser consumido.

Se quiser adicionar esse chá a uma dieta de emagrecimento, não deve colocar qualquer tipo de açúcar ou de adoçante. Não é necessário, afinal o sabor do chá é docinho e sem amargor.

Chá de hibisco emagrece?

Uma das maiores razões para as pessoas iniciarem o consumo desse chá é a suposta afirmação de que ele auxilia na perda de peso. Mas chá de hibisco emagrece mesmo? Existem comprovações científicas de que a ingestão dessa bebida reduz os números da balança?

Se você tinha esperanças de que o chá do hibisco realmente tivesse um papel no emagrecimento, pode ficar tranquilo. De acordo com um estudo publicado em 2014 na revista Food and Nutrition, o extrato da flor realmente reduz o acúmulo de gordura pelas células.

A pesquisa foi realizada com dois grupos de pessoas, ao longo de 12 semanas. Segundo os resultados, o grupo que consumiu o chá do hibisco durante esse tempo, apresentou resultados muito superiores em relação ao que não ingeriu a bebida. Isso significa que o consumo regular do chá pode, de fato, auxiliar na prevenção da obesidade.

Chá de hibisco emagrece em quanto tempo?

Essa resposta é bastante relativa. Para termos uma resposta mais ou menos precisa, é importante entender de que forma exatamente a bebida contribui para a perda de peso.

Primeiramente, a antocianina, já mencionado flavonoide presente na composição do hibisco, atua como antioxidante e como anti-inflamatório. Visto que a antocianina elimina as toxinas e previne a acumulação de mais tóxicos, isso ajuda a emagrecer. Essas substâncias nocivas ao organismo dificultam o emagrecimento.

Nós temos também a mucilagem e enzimas que atuam em diferentes áreas do organismo. O estômago tem a digestão facilitada; o intestino não absorve gorduras e carboidratos; os rins eliminam cada vez mais toxinas e excesso de líquidos. De acordo com estudos recentes, o mineral cálcio, também presente no hibisco, facilita o emagrecimento.

Mas em quanto tempo é possível perder peso ingerindo o chá do hibisco? Apenas tomando o chá, não há garantia de emagrecimento. É necessário reeducar sua rotina alimentar e praticar exercícios físicos. Adicionando o chá a um cuidado adequado com a alimentação, é possível perder alguns quilinhos em pouco tempo. Prever o tempo exato, no entanto, é impossível.

Dieta do chá de hibisco

chá de hibisco emagrece mesmo

Preparamos um cardápio de três dias que serve como base para uma dieta do chá de hibisco. Veja abaixo!

Dia 1

  • Café da manhã: trinta minutos antes do café da manhã você deve ingerir uma xícara de chá de hibisco sem açúcar. Depois, consuma leite de soja com granola e alguns morangos;
  • Almoço: trinta minutos antes do almoço você deve ingerir uma xícara de chá do hibisco sem açúcar. O almoço será ovos mexidos com arroz integral e salada. Pode fazer com cenoura, milho, rúcula e tomate. Tempere com azeite e vinagre. A sobremesa é uma fruta leve, como melancia;
  • Lanche da tarde: trinta minutos antes do lanche da tarde você deve ingerir uma xícara de chá de hibisco sem açúcar. Seu lanche será torradas com queijo pouco calórico, branco, e suco de laranja;
  • Jantar: trinta minutos antes do café da manhã você deve ingerir uma xícara de chá do hibisco sem açúcar. Jante um filé de salmão grelhado brócolis cozidos temperados com azeite e suco de limão. Acrescente batatas cozidas. Coma uma maçã de sobremesa.

Dia 2

  • Café da manhã: trinta minutos antes do café da manhã você deve ingerir uma xícara de chá do hibisco sem açúcar. Depois, consuma uma fatia de pão integral com queijo minas e suco de manga;
  • Almoço: trinta minutos antes do almoço você deve ingerir uma xícara de chá do hibisco sem açúcar. Almoce bife de peru grelhado. Aposte em macarrão integral fresco e em salada de alface, pimentões e pepino. Tempere com orégano e suco de limão. Uma fruta de sobremesa é o ideal, como pêssego.
  • Lanche da tarde: trinta minutos antes do lanche da tarde você deve ingerir uma xícara de chá de hibisco sem açúcar. Seu lanche será salada de frutas com iogurte desnatado.
  • Jantar: trinta minutos antes do café da manhã você deve ingerir uma xícara de chá do hibisco sem açúcar. Jante atum com arroz integral e couve cozida. Tempere a couve com azeite, alho e vinagre. Coma uma pera de sobremesa.

Dia 3

  • Café da manhã: trinta minutos antes do café da manhã você deve ingerir uma xícara de chá de hibisco sem açúcar. Depois, consuma iogurte desnatado cereais, chia e uma fruta de sua escolha;
  • Almoço: trinta minutos antes do almoço você deve ingerir uma xícara de chá do hibisco sem açúcar. Almoce carne de soja com arroz e salada verde. Alface, rúcula e pepino são boas sugestões. Tempere com azeite de oliva. Para sobremesa, banana com canela;
  • Lanche da tarde: trinta minutos antes do lanche da tarde você deve ingerir uma xícara de chá de hibisco sem açúcar. Seu lanche será suco de abacaxi com hortelã e torradinhas com peito de peru;
  • Jantar: trinta minutos antes do café da manhã você deve ingerir uma xícara de chá do hibisco sem açúcar. Jante filé de frango, couve-flor cozida temperada com azeite e um purê de batata-doce. Como sobremesa, coma uma manga.

Chá de hibisco com gengibre e canela emagrece?

O chá do hibisco é essencialmente termogênico. Isso significa que ele acelera o metabolismo, ocasionando uma queima maior e mais rápida de gordura. Tanto o gengibre quanto a canela possuem o mesmo efeito, portanto essa é uma boa combinação se o seu desejo é perder peso. Veja abaixo como fazer esse chá!

Ingredientes:

  • Duas colheres de sopa de hibisco seco;
  • Um pau de canela;
  • Gengibre a gosto.

Modo de preparo:

Leve meio litro de água ao fogo e aqueça até que comece a borbulhar. Desligue o fogo e adicione ao líquido todos os ingredientes juntos. A ideia é deixar ocorrer a infusão por cinco a dez minutos. Passado esse tempo, você coa o chá e está pronto para ser bebido.

Chá de hibisco emagrece: depoimentos de famosas

chá de hibisco emagrece depoimentos

O consumo do chá do hibisco tem sido cada vez mais comum entre as famosas. Atrizes como Bruna Marquesine e Fernanda Souza, além da apresentadora de TV Sabrina Sato, postaram algumas vezes em suas contas nas redes sociais as maravilhas do chá do hibisco. “Chá de hibisco é vida, meninas!”, disse Fernanda Souza em um de seus perfis.

Apesar dos muitos benefícios em termos de emagrecimento, a ingestão dessa infusão precisa e deve ser o mais moderado possível. Mesmo os produtos, alimentos e bebidas mais benéficos à saúde podem fazer mal quando houver descontrole de consumo.

De acordo com alguns especialistas, o hibisco pode baixar a pressão, o que causa fraqueza, tonturas e até mesmo desmaios, já que ele é um vasodilatador. Por esse motivo, pessoas que sofrem de pressão baixa, grávidas e outros grupos de risco devem passar longe desse chá.

Outro ponto importante a estar atento é a procedência do chá. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária, a Anvisa, registrou e deu aval ao consumo do chá do hibisco. O problema é que nem sempre há um controle efetivo da procedência das ervas e plantas medicinais em geral.

Por esse e por outros motivos é preciso certificar-se da procedência e da origem das ervas que está comprando. Se tiver alguma dúvida, melhor não consumir. Mesmo não fornecendo as mesmas quantidades de nutrientes, nesses casos vale mais a pena investir nos sachês comprados em estabelecimentos certificados e autorizados.

 

 

Crédito das imagens: Pxhere, Freepik, Pexels e Unsplash

Fontes: Food & Function, Molecular Nutrition & Food Research, NCBI, Nutrition Research e Research Gate