Grupos do SaúdeLab

SaúdeLab no WHATSAPP
SaúdeLab no TELEGRAM

Ansiedade pode levar à raiva, entenda como a pressão do BBB atrapalhou Maria

A cantora e participante do Big Brother Brasil apresentou quadro de ansiedade, falta de ar e descontrole emocional nos últimos dias

A pressão do jogo teria atrapalhado a participante Maria, expulsa do programa Big Brother Brasil (BBB) nesta terça-feira (15), por agredir Natália, ainda que sem querer, durante uma dinâmica. Nas redes sociais, psiquiatras e psicólogos analisaram a cantora de 21 anos.

“Entrar em um reality requer muito preparo emocional. Afinal, conviver com desconhecidos, concorrer a um prêmio em dinheiro, comida racionada e a falta de notícias da família são elementos geradores de estresse”, citou o psicanalista Álvaro Matos. “Maria apresentava quadro de ansiedade há alguns dias, o que pode ajudado a canalizar a raiva”, explica.

A cantora e participante do BBB sentiu falta de ar e precisou ser medicada na última sexta-feira (11).

BBB
(Foto: Rede Globo/Reprodução)

Ansiedade e raiva: qual é a relação?

A ansiedade está intimamente ligada ao estresse, preocupação e ao medo. Então, pessoas com transtorno de ansiedade costumam se irritar rapidamente em um ambiente estressante ou ameaçador.

Em contraste, a raiva está muitas vezes ligada à frustração. Por isso, quando a ansiedade não é reconhecida e não expressa, pode se transformar em frustração, o que pode levar à raiva. Quando as pessoas estão com medo ou preocupadas com alguma coisa, muitas vezes escolhem a raiva, inconscientemente, como uma forma de sentir que estão no controle de sua ansiedade.

Raiva não processada

A ansiedade não se apresenta apenas como um coração acelerado, falta de ar, pele úmida e pensamentos acelerados, mas de maneiras mais sutis, como raiva ou frustração, elementos presentes no jogo do BBB.

Ceder à raiva pode arruinar relacionamentos e ter efeitos adversos em todos os aspectos da vida de um indivíduo. Pode levar a atacar, tomar decisões precipitadas e se envolver em comportamentos de risco.

Com o corpo e a mente sobrecarregados de preocupação, a pessoa pode se sentir estressada e sem energia. Isso pode tornar difícil para eles dar de ombros ou ignorar as coisas como normalmente seriam capazes de fazer. Por sua vez, isso pode fazer com que eles se tornem mais irritáveis ​​e com raiva.

bbb
Foto: Rede Globo/Reprodução)

 

 

A pressão do BBB: Ansiedade desencadeia a raiva

 

Participar de um programa de televisão tão competitivo ou ter um trabalho estressante podem ser gatilhos para a ansiedade. Então, um dos agravantes é a dificuldade em adormecer ou permanecer dormindo. A privação de sono, consequentemente, aumenta a sensibilidade a pequenos problemas e, como resultado, a irritabilidade. Gritar com o cachorro por latir ou atacar um erro honesto, bem como exagerar em uma atitude como Maria no BBB, são pequenos gatilhos que se transformam em desafios monumentais.

A raiva não precisa ser intencional e com transtorno de ansiedade, essa raiva geralmente é uma reação automática a um gatilho ansioso ou aos efeitos de uma ansiedade de longa data.

Agora, pessoas que têm um transtorno de ansiedade geralmente são rígidos em suas rotinas diárias, pois o medo do desconhecido geralmente é um gatilho para sua ansiedade. Quando algo atrapalha sua rotina diária, não é incomum que o indivíduo não saiba lidar com a mudança e, como resultado, dê uma bronca de raiva.

Buscando ajuda para raiva e ansiedade

Ansiedade e raiva podem ser uma combinação tóxica, ainda mais no confinamento do BBB. Buscar tratamento vai ajudar a descobrir as razões da raiva. Estar atento às explosões, mantendo um diário e refletindo sobre por que essa raiva ocorreu, muitas vezes pode ajudar a perceber seus gatilhos de ansiedade.

Em seguida, procurar terapia para encontrar maneiras saudáveis ​​de lidar com estes gatilhos.

APRENDA sobre o uso dos ÓLEOS ESSENCIAIS; Dicas Incríveis

Grupos do SaúdeLab

SaúdeLab no WHATSAPP
SaúdeLab no TELEGRAM

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.