Como calcular a idade do cachorro? Saiba como fazer o cálculo correto

Estudo mostra como calcular a idade do cachorro

165
Como calcular a idade do cachorro? Saiba como fazer o cálculo correto Foto - Pixabay

Hoje no SaúdeLab vamos falar mais a respeito de como calcular a idade do cachorro. Existe a crença de que, se quisermos saber a idade do cachorro basta multiplicar por sete. Mas os especialistas dizem que esse cálculo não está correto.

É que essa regra não ter embasamento científico. Além disso,  vemos facilmente cães de 14 ou 15 anos, o que significaria que seria igualmente fácil encontrar pessoas centenárias, quando não são.

Todos os cães, independentemente da raça, sexo ou tamanho, seguem a mesma trajetória de crescimento: chegam à puberdade por volta dos dez meses de idade e morrem antes dos vinte. Então, como calcular a idade do cachorro?

Leia também: Importância da medicina veterinária na saúde animal; confira a opinião de um veterinário

Como calcular a idade do cachorro?

calcular idade do cachorro
Como calcular a idade do cachorro? Saiba como fazer o cálculo correto Foto -Pixabay

Para dar uma resposta com base científica a esta pergunta, um grupo de pesquisadores da Universidade da Califórnia, San Diego (EUA) começou a trabalhar em pesquisas sobre envelhecimento.

Dessa forma, idealizou um novo e mais complexo fórmula precisa no ano passado.

E para elaborá-la foi levada em consideração a epigenética, ou seja, as modificações químicas pelas quais o DNA de uma pessoa sofre -e também nos cães- ao longo da vida e que criam o que se conhece como relógio epigenético.

Além disso, foram consideradas as doenças e enfermidades que surgem com o envelhecimento em pessoas e cães, o estilo de vida e que ambos vivem nos mesmos ambientes e recebem tratamentos médicos semelhantes.

Os pesquisadores compararam as mudanças no DNA de humanos e de uma espécie específica – o labrador retriever – e levaram em consideração raças separadas.

Os cães atingem a puberdade aos 10 meses, a maioria dos quais morre antes 20 anos e que, biologicamente, o primeiro ano de um cão equivale a 31 humanos.

Assim, a fórmula que surgiu é a seguinte:

Idade humana equivalente = 16 x ln (idade cronológica do cão) + 31

‘ln’ é um logaritmo natural e para calculá-lo basta pressionar a tecla ‘ln’ que aparece em qualquer calculadora científica.

Ele aparece até na calculadora do celular, mas ao invés de manter o celular na posição vertical, você terá que girá-lo, colocá-lo na horizontal e aparecerão as mesmas teclas de uma calculadora científica.

Qual idade do cachorro?

Como a idade de um cachorro pode ser calculada? De acordo com o estudo, um cão de um ano é comparado a um ser humano de 30 anos. Um cão de quatro anos a um ser humano de 52 anos, e um cão de sete a uma pessoa de 61, como mostra o gráfico abaixo.

calcular idade do cachorro
Como calcular a idade do cachorro? Saiba como fazer o cálculo correto Foto – Divulgação

Se o processo te deixa confuso, você sempre pode clicar no artigo original da revista Science, que inclui uma calculadora onde basta digitar a idade do cachorro em questão.

Leia agora: Estudo comprovam os benefícios dos animais de estimação na pandemia; saiba mais

Gostou desta matéria? Acompanhe as nossas redes sociais: Facebook, Instagram, Twitter e Pinterest

Deixe seu comentário

Grupos do SaúdeLab

SaúdeLab no WHATSAPP
SaúdeLab no TELEGRAM

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here