A importância dos cuidados com a beleza durante o tratamento de câncer? Saiba mais

192
Tratamento de câncer
Paciente em tratamento descobrindo a sua real beleza | Reprodução: Rawpixel

Existem muitos desafios que precisam ser superados pelas mulheres que estão passando pelo tratamento de câncer, e um deles é manter a rotina de beleza, mantendo os cuidados com a pele e se maquiando.

Todo o processo é muito complicado, e mexe bastante com a autoestima feminina. Mas, ela precisa se manter forte e confiante, e principalmente, sem deixar de lado a beleza que ela possui, que é única e singular.

Leia aqui: Óleo Johnson: como ter uma pele incrível com apenas 02 gotinhas por dia!

A quimioterapia e outros tratamentos para combater o câncer modificam a estrutura da cutis, onde as peles que eram mais oleosas, ficam mais ressecadas e com escamas, além disso, pode ocorrer uma variação no tom da pele.

Tratamento de câncer
Outubro Rosa | Reprodução: Rawpixel

Como o sistema imunológico fica mais frágil, é necessário tomar alguns cuidados no momento de escolher quais serão os cosméticos que serão utilizados no cuidado diário com pele e na maquiagem, para não desenvolver nenhum tipo de alergia.

Quais são os cuidados diários com a pele são mais indicados para pacientes em tratamento de câncer?

Ao longo do tratamento de câncer, a pele tende a sofrer muitas alterações, necessitando de cuidados especiais para mantê-la saudável. Entretanto, devida à delicadeza da pele e pensando em possíveis irritações ou alergias, dê preferência aos produtos naturais, orgânicos ou manipulados, peça orientações médicas para usá-los; se cuide, se ame e relaxe.

Veja a seguir os principais cuidados.

Hidratante diurno

O hidratante diurno é necessário para manter a pele bem hidratada, e evitar que ela escame, por conta do ressecamento. Mas é importante verificar hidratantes com componentes hipoalérgicos para evitar que a pele tenha algum tipo de reação contrária.

Protetor solar

O protetor solar é indicado para uso diário durante o tratamento de câncer bem como em qualquer tipo de exposição ao sol, até mesmo em dias nublados bem como dentro de casa, ou também em exposição à tela de computador devido a radiação. Ele serve para evitar que a pele fique ainda mais sensível e desprotegida. Os fatores acima do 50 são os mais indicados, pois oferecem uma proteção maior.

Hidratante noturno

O hidratante noturno permite que a pele fique hidratada durante o período noturno, promovendo uma hidratação mais intensa e mais profunda. É possível optar por óleos de bebê, como Óleo Johnson, para realizar a hidratação noturna. Ele é indicado para peles sensíveis, e possuem componentes hipoalérgicos também.

Quais são itens necessários para uma maquiagem perfeita?

Com a quimioterapia e a radioterapia, ratificamos que a pele pode sofrer um ressecamento, nesse sentido, vale investir em produtos adequados e amenizar os danos com os cuidados que falamos anteriormente. Mesmo assim, ela ainda pode sofrer variações de tonalidade, ficar com algumas manchas ou com um aspecto de palidez.

Por isso, os produtos escolhidos devem corresponder a essa tonalidade, para que seja possível corrigir pequenas imperfeições, e prevenir as descamações. Mas não se esqueça de preparar sua pele antes da maquiagem com uma higienização criteriosa e então valorizar ainda mais sua beleza.

Escolhendo a base perfeita

A base precisa ser escolhida considerando o seu tom de pele atual, para que ela combine perfeitamente e favoreça a uniformização da cor.

Se for possível (e com todos os cuidados necessários), procure uma loja especializada em maquiagem para que você possa escolher a base que chegue mais próximo do tom atual. Porém, uma dica infalível é testar na linha do maxilar estendo até o pescoço e então ver qual fica melhor.

Maquiagem Outubro Rosa
Como cuidar da beleza ao longo do tratamento de câncer? Aprenda mais (Imagem: Karla Abelenda| Internet)

Uso de corretivos

O corretivo é perfeito para a correção de olheiras e outras manchas que possam aparecer na pele. Evite os corretivos que são em pó, pois eles aumentam o ressecamento da pele, e opte pelos corretivos mais cremosos.

Tom certo de blush

O blush não pode faltar em qualquer maquiagem, ele consegue dar vida a uma pele um pouco mais pálida. Ao invés de utilizar o tradicional blush em pó, prefira as opções de blush em creme ou em bastão, para não marcar a pele mais seca.

Tratamento de câncer
Mulheres que enfrentam ou já enfrentaram o câncer | Reprodução Rawpixel

Você pode optar por tons mais quentes ou por tons mais rosados, para dar uma aparência mais saudável. Mas sempre escolha pensando em deixar a aparência natural, afinal é para realçar a beleza que já toda sua!

Batom

Como em toda boa maquiagem, o batom não pode faltar. Alguma pessoas costumam dizer que o batom é como roupa, indispensável para ‘cobrir’ os lábios. Assim, escolha o tom que mais lhe agrada, com cores vivas e marcantes, que deixam a mostra a essência da sua alma. Pode ser vermelho, rosa, nude, a cor que preferir.

E as sobrancelhas e os cílios: o que fazer?

Com o avanço do tratamento de câncer, a quimioterapia é necessária, e infelizmente um dos efeitos colaterais inclui a queda dos cabelos, incluindo dos cílios e sobrancelhas. Mas, separamos algumas dicas especiais para você conseguir ter um aspecto natural nas sobrancelhas:

  • Antes de realizar o desenho da sobrancelha, faça a aplicação da base, para que só então faça o desenho com lápis de sobrancelha;
  • Mantenha o tom da sobrancelha semelhantes ao tom da sua peruca (caso tenha optado);
  • Antes de iniciar o desenho, faça alguns pontos começando pela aba do seu nariz, de forma vertical, para conseguir delimitar o espaço do contorno;
  • Utilize o lápis ou uma sombra em pó com o auxílio de um pincel chanfrado, e depois aplique o pó translúcido para ter uma aderência melhor;

Existem algumas opções de lápis que simulam os pelos da sobrancelha, com traços bem fininhos, pode ser uma opção interessante.

Não é recomendado para pacientes com diagnóstico de câncer realizar maquiagem definitiva, pois pode ocorrer algum tipo de infecção devido o sistema imunológico estar debilitado.

Qual a melhor opção para os cílios?

Assim como a sobrancelha, os cílios também são acometidos pela queda causada pela quimioterapia, mas para eles, existem algumas soluções no mercado:

  • Alongamento de cílios: é uma nova técnica no mercado, onde é feito o alongamento dos cílios para preencher com um aspecto bem natural. A aplicação é feita em estúdios especializados e necessita de manutenção periódica;
  • Cílios postiços individuais: essa é uma nova opção para colocação de cílios, onde você pode colocar apenas parte dos cílios, em pequenos “tufos”, para dar um aspecto mais natural;
  • Cílios postiços inteiros: essa é a opção mais tradicional e mais conhecida, onde é realizado a colocação de cílios inteiros.

Depois disso tudo, acredita, você continua linda. Então se olhe no espelho e veja que pode tudo. Vá e aproveita a vida! E que a sua alma sempre esteja contornada com cores vivas, repleta de fé e sobretudo esperança.

Veja também: Qual o tempo correto entre um remédio e o outro? Confira

Gostou das dicas e quer aprender como fazer cosméticos naturais? Então acompanhe nossas redes sociais:  Facebook ,  Instagram ,  Twitter  e  Pinterest .

Deixe seu comentário

Grupos do SaúdeLab

SaúdeLab no WHATSAPP
SaúdeLab no TELEGRAM

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here