Como faço para sacar FGTS emergencial? Essa é uma pergunta que muitos brasileiros estão levantando, em razão da liberação do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço em modalidade de emergência.
A confusão se dá justamente pelo fato dessa modalidade ser diferenciada. Assim, a forma de saque também o é e exige o acesso ao aplicativo Caixa Tem. Esse app é gerenciado pela Caixa Econômica Federal (CEF) que, por sua vez, também é responsável por gerir o FGTS.
Assim, veja abaixo quem tem direito a realizar o saque do Fundo de Garantia de emergência e como fazê-lo.
Também veja: FGTS nascidos em dezembro será depositado hoje no Caixa Tem; Confira

Quem pode sacar o FGTS emergencial?
O Fundo de Garantia de emergência foi liberado para todos os trabalhadores que possuíam saldo em suas contas vinculadas ao FGTS. Foi permitido que cada trabalhador pudesse movimentar até R$ 1.045 de suas contas.
Assim, trabalhadores com saldos superiores ao limite poderão sacar um salário mínimo; por outro lado, valores depositados em valor menor permitem o saque integral.
Esse valor seria liberado diretamente em uma poupança digital Caixa Tem para todos os trabalhadores com saldo. Para quem tiver dúvida se pode sacar o FGTS emergencial basta consultar o aplicativo próprio do fundo.
Além disso, também é possível utilizar o app do Fundo de Garantia para conferir eventuais erros de cadastro que possam ter atrapalhado a liberação do saldo de forma emergencial.
Como sacar o FGTS emergencial?
Primeiramente, o trabalhador que tiver direito ao valor emergencial do FGTS deve baixar e instalar o aplicativo Caixa Tem. Após, será preciso realizar um cadastro, com concessão de informações como nome completo e CPF e registro de login e senha.
Cabe ressaltar, contudo, que o pagamento do Fundo de Garantia foi programado para ocorrer conforme o mês de aniversário do trabalhador e em duas fases. Embora todos os beneficiados já tenham alcançado a data de recebimento, o saque é limitado à segunda parte, que respeita o calendário abaixo:

Sacar o FGTS emergencial, portanto, depende do mês de nascimento do trabalhador e da chegada da data estipulada conforme o calendário. A partir de então será preciso acessar o app Caixa Tem e selecionar a opção de transferência para outra conta bancária ou para saque.
No caso do saque o sistema disponibilizará um código que deverá ser digitado em um caixa eletrônico da CEF ou apresentado no atendimento em uma caixa lotérica.
Confira agora: Como sacar FGTS emergencial no caixa eletrônico? Confira