Como faço para sacar FGTS emergencial? Conheça regras

Modalidade diferenciada de saque ainda gera dúvidas nos brasileiros

178
Como faço para sacar FGTS emergencial
Como faço para sacar FGTS emergencial? Confira aqui todas as regras! (Imagem: Exame)

Como faço para sacar FGTS emergencial? Essa é uma pergunta que muitos brasileiros estão levantando, em razão da liberação do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço em modalidade de emergência.

A confusão se dá justamente pelo fato dessa modalidade ser diferenciada. Assim, a forma de saque também o é e exige o acesso ao aplicativo Caixa Tem. Esse app é gerenciado pela Caixa Econômica Federal (CEF) que, por sua vez, também é responsável por gerir o FGTS.

Assim, veja abaixo quem tem direito a realizar o saque do Fundo de Garantia de emergência e como fazê-lo.

Também veja: FGTS nascidos em dezembro será depositado hoje no Caixa Tem; Confira

Como faço para sacar FGTS emergencial
Entenda quem pode movimentar o FGTS de emergência e como fazê-lo. (Imagem: Freepik)

Quem pode sacar o FGTS emergencial?

O Fundo de Garantia de emergência foi liberado para todos os trabalhadores que possuíam saldo em suas contas vinculadas ao FGTS. Foi permitido que cada trabalhador pudesse movimentar até R$ 1.045 de suas contas.

Assim, trabalhadores com saldos superiores ao limite poderão sacar um salário mínimo; por outro lado, valores depositados em valor menor permitem o saque integral.

Esse valor seria liberado diretamente em uma poupança digital Caixa Tem para todos os trabalhadores com saldo. Para quem tiver dúvida se pode sacar o FGTS emergencial basta consultar o aplicativo próprio do fundo.

Além disso, também é possível utilizar o app do Fundo de Garantia para conferir eventuais erros de cadastro que possam ter atrapalhado a liberação do saldo de forma emergencial.

Como sacar o FGTS emergencial?

Primeiramente, o trabalhador que tiver direito ao valor emergencial do FGTS deve baixar e instalar o aplicativo Caixa Tem. Após, será preciso realizar um cadastro, com concessão de informações como nome completo e CPF e registro de login e senha.

Cabe ressaltar, contudo, que o pagamento do Fundo de Garantia foi programado para ocorrer conforme o mês de aniversário do trabalhador e em duas fases. Embora todos os beneficiados já tenham alcançado a data de recebimento, o saque é limitado à segunda parte, que respeita o calendário abaixo:

Como faço para sacar FGTS emergencial
Confira as datas para saque do FGTS! (Imagem: CEF)

Sacar o FGTS emergencial, portanto, depende do mês de nascimento do trabalhador e da chegada da data estipulada conforme o calendário. A partir de então será preciso acessar o app Caixa Tem e selecionar a opção de transferência para outra conta bancária ou para saque.

No caso do saque o sistema disponibilizará um código que deverá ser digitado em um caixa eletrônico da CEF ou apresentado no atendimento em uma caixa lotérica.

Confira agora: Como sacar FGTS emergencial no caixa eletrônico? Confira

Deixe seu comentário

Grupos do SaúdeLab

SaúdeLab no WHATSAPP
SaúdeLab no TELEGRAM

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here