Você sabe higienizar os alimentos? Confira o que uma pesquisa de USP descobriu

Será que o seu passo a passo na hora de higienizar os alimentos está correto? Confira essa dicas incríveis

187
Mantes os alimentos limpos é importante / Fonte: Shutterstok
Brasileiros não fazem higienização de alimentos corretamente; entenda / Fonte: Shutterstok

Desde muito tempo sabemos a importância de higienizar os alimentos, principalmente os hortifrúti, devido ao alto risco de contrair verminoses e outras doenças. No entanto, com a chegada da pandemia esse cuidado com a entrada de produtos na nossa casa gerou um toda uma preocupação. Mesmo assim, sempre fica aquela sensação de que o serviço não foi bem feito.

Um estudo da Universidade de São Paulo (USP) apontou que a maioria dos brasileiros não está fazendo a higienização de alimentos de maneira correta, durante a pandemia.

Dessa maneira, a pesquisa realizada por meio de questionário disponível na internet, revelou que, quanto às frutas, 52,3% das pessoas fazem a higienização de forma incorreta: 17,9% usam apenas água; 7% utilizam água com vinagre; e 27,4%, água com detergente.

Além disso, a solução de água com hipoclorito de sódio é a maneira mais correta de fazer a higienização de alimentos. Mas, apenas 45,2% das pessoas fazem uso dela.

Por outro lado, apesar da maioria das entrevistadas serem mulheres, casadas e com alto nível de escolaridade, os resultados alarmaram aos pesquisadores.

Leia também: Conheça 10 alimentos que ajudam a dormir melhor

Higienização de alimentos / Fonte: Freepik
Brasileiros não fazem higienização de alimentos corretamente; entenda / Fonte: Freepik

Entenda as etapas para higienizar os alimentos

Para garantir a eliminação total de vírus e bactérias, o mais adequado é utilizar água sanitária diluída em água. Além de ser um método barato, a solução é preparada de maneira simples: adicionar duas colheres de sopa (20 ml) de hipoclorito de sódio para cada litro de água.

Entretanto, a limpeza, consiste em lavagem, sanitização e enxágue. Na fase da lavagem, o uso de água corrente e sabão ou detergente já é suficiente. Depois disso, vem a sanitização, que é colocar os alimentos na solução de água com água sanitária e deixar de molho.

Higienizar os alimentos / Fonte: Agevisa
Brasileiros têm dificuldades na hora de higienizar os alimentos / Fonte: Agevisa

Mas, como ainda não podemos consumir os alimentos, com o produto químico neles, aí entra o enxague, que deve ser feito com muito cuidado.

Leia também: Perda de peso não é mais importante do que uma alimentação saudável, entenda

Por fim, também se alerta para a importância de reforçar a população sobre as medidas de prevenção.

O professor da Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF) da USP, responsável pela pesquisa, Uelinton Manoel Pinto, explica a situação:

“Com o relaxamento do isolamento social, os casos de covid-19 ainda estarão acontecendo; a população, portanto, precisa ser lembrada da importância de manter os cuidados essenciais para evitar a transmissão do coronavírus.”

Afinal, qual a melhor maneira de limpar os alimentos?

A equipe da USP se surpreendeu ao perceber que há uma adesão alta (acima de 80%) em relação às medidas de prevenção da doença, como o uso de máscara, higiene das mãos e distanciamento social, em contrapartida de pouco conhecimento quanto à higiene alimentar.

Dessa maneira, continuou a explicação o responsável pela pesquisa:

“houve um certo relaxamento destes na hora de receber as entregas de comida comprada fora. Em uma situação de pandemia, na qual há um vírus altamente contagioso circulando, o questionário indicou que cerca de 30% não higienizam as mãos antes e depois da entrega da comida, nem mantinham distância segura do entregador”

“A água e o vinagre não possuem qualquer efeito sobre o vírus. Já o detergente, embora tenha poder de inativá-lo, pode deixar resíduos tóxicos no organismo humano”, explica o pesquisador, “lembrando que o uso desse produto também foi apontado por 10,6% para a limpeza das verduras”, afirmou.

Fonte: USP

Deixe seu comentário

Grupos do SaúdeLab

SaúdeLab no WHATSAPP
SaúdeLab no TELEGRAM

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here