O cone de cera, também chamado de cone hindu ou cone chinês, constitui-se em uma terapia holística milenar, oriunda da medicina natural. O seu principal objetivo é realizar uma desobstrução do nariz, garganta e, obviamente, o ouvido, além de limpar os canais energéticos.
É utilizada há mais de 3 mil anos pelos hindus, porém atualmente pessoas de todas as regiões do mundo a utilizam. Como é de se imaginar, o objeto na forma de cone é confeccionado com cera de abelha, parafina, algodão cru. Esse algodão é embebido em óleos essenciais e ervas medicinais. Confira adiante mais detalhes de como funciona.
Leia ainda: Saiba as causas emocionais das doenças e quais terapias alternativas usar
Como funciona uma aplicação do cone de cera?

Para essa aplicação da técnica do cone de cera, insere-se a parte mais fina do cone na entrada do ouvido do paciente. Logo depois, acende-se a extremidade maior, onde fica o pedaço de algodão cru.
Tão logo o fogo consome todo o oxigênio contido dentro do cone, dá-se início a um processo de aspiração (pressão negativa por conta do vácuo criado). Unindo-se o processo de aspiração com o calor e a fumaça que foram gerados, consegue-se com que o muco existente no ouvido, nariz e garganta se movimente.
Leia ainda: Saiba o que é a Terapia Bioenergética e quais os benefícios que ela proporciona
Esses canais são interligados e, com esse processo, todos ficam desobstruídos. Ademais, uma sessão dessa abordagem dura cerca de 45 minutos. A depender das queixas do paciente, mais de um cone pode acabar sendo usado.
No entanto, essa técnica possui algumas contraindicações. De fato, não se recomenda a sua realização em pessoas que há pouco tempo fizeram uma cirurgia nos locais onde se coloca o cone, tímpano rompido, tumores no ouvido, infecções ou cisto no ouvido, mastoidite, quem efetuou limpeza na área há menos de 15 dias e perda de audição congênita.
Os benefícios do cone hindu/chinês
A terapia do cone de cera é usada no tratamento, conforme já citado anteriormente, de problemas ligado ao ouvido, garganta e nariz. Ela promove uma maior circulação sanguínea na área, auxilia no combate à infecções e inflamações, fortalece o sistema imunológico e efetua uma desintoxicação das glândulas linfáticas.
Além disso, ela também é útil nos casos de insônia, sinusite, diminuição de zumbidos e tonturas, ajuda na remoção do excesso de cera, provoca uma melhoria nos males respiratórios e alérgicos.
Leia ainda:Tipos de massagem: saiba agora quais são e os benefícios de cada uma
No entanto, além desses benefícios para a saúde física, essa técnica é válida também como tratamento complementar para questões de saúde mental e emocional. Com efeito, ele traz calma para o sistema nervoso, alivia as tensões, provoca uma sensação de relaxamento e, aliado à tudo isso, remove as energias negativas do campo áurico.
Gostou desta matéria? Acompanhe as nossas redes sociais: Facebook, Instagram, Twitter e Pinterest.