Confira os cuidados especiais com os pets em dias quentes

Atenção para as dicas relacionadas ao calor extremo

209
Cuidados com os pets
Cuidados com os pets em dias quentes Foto - Pixabay

Nos últimos dias o termômetro subiu em muitas regiões do Brasil, o que levou a uma série de recomendações para cuidar melhor da saúde humana. Mas, vale lembrar que os animais também são afetados pelas altas temperaturas. Por isso, é fundamental ter cuidados especiais com os pets em dias quentes.

Assim, existem fatores que devemos levar em consideração para garantir o seu bem-estar e tomar medidas especiais nos meses mais quentes do ano. Saiba mais, hoje no SaúdeLab.

Leia também: Plano de saúde para pet: confira quais as vantagens e se vale a pena

Quais cães correm mais risco em dias quentes?

Cuidados com os pets
Cuidados com os pets em dias quentes. Foto: Pixabay

Acima de tudo, é importante saber quais cães são mais vulneráveis ​​durante os dias quentes. Visto que, embora todos sejam propensos a superaquecimento, desidratação, entre outros, certos cães apresentam características físicas que os colocam em alto risco para a saúde nas estações quentes.

Cães de pelo curto, de cor branca e nariz rosa têm maior probabilidade de sofrer queimaduras e desenvolver câncer de pele. Por sua vez, os cães da raça braquicefálica, caracterizados por apresentarem faces achatadas e nariz curto, sofrem sérias complicações ao enfrentarem a insolação e a insolação.

A que horas é recomendado levar animais de estimação para passear?

Obviamente, você deve evitar caminhadas nas horas de pico de calor. É até aconselhável fazê-lo à noite. Além disso, locais com sombra devem ser considerados para não expor desnecessariamente o animal ao sol.

É importante considerar que se o animal se recusar a se mover, não force, pois pode estar sofrendo um episódio de hipertermia (aumento da temperatura corporal) que pode levar a um “choque térmico” potencialmente fatal.

Por isso, a garrafa d’água é um acessório indispensável para as caminhadas. Serve para o cão tomar água, bem como para molhar a cabeça e o tronco, o que vai baixar a temperatura do corpo.

Confira também: Como tratar sarna em cachorro: conheça receitas caseiras que podem ajudar seu pet

Cuidados especiais com pets em dias quentes

Nunca deixe seu cachorro em um carro estacionado

O carro retém mais calor do que uma área aberta, mesmo que esteja na sombra. Além disso, um cão pode entrar em pânico ou ter claustrofobia, tornando a desidratação mais provável. Em viagens mais longas, certifique-se de ter água para o seu cão.

Observe o cão

Deixe seu cão sair e sentir por si mesmo se ele está muito quente, muito úmido ou muito frio para uma longa caminhada. Instintivamente, o cão entenderá que deve encurtar o passo, ou simplesmente voltar para dentro onde está seguro.

Água, comida e cortes de pelo

A água deve estar disponível para o cão em todos os momentos e em todos os lugares, sem exceções. É um elemento essencial para manter o seu animal de estimação saudável nos dias de verão, deve estar localizado o mais próximo possível dos locais de descanso do cão, e verificar de vez em quando se a água não acabou ou se está muito quente.

É importante que o animal tenha uma alimentação equilibrada e que forneça todos os nutrientes necessários, principalmente no caso de cachorros idosos e cães doentes. A pessoa deve tomar precauções para não alimentar o animal em excesso, bem como não dar a ele rações muito pesadas ao meio-dia e à noite.

O corte de pelo é um grande aliado nos dias de calor, mas a pessoa deve proceder com cuidado. Cães com pelo grosso e médio nunca devem ter o cabelo cortado.

Os 5 sentidos do seu cão no verão

Cuidados com os pets nos dias quentes
Atenção aos sentidos dos cães nos dias quentes. Foto: Freepik

Orelha

Seque bem os ouvidos após qualquer banho, a umidade pode causar otites.

Cuidado com os espinhos. Se você perceber que seu cão balança a cabeça constantemente depois de estar no campo, leve-o ao veterinário o mais rápido possível.

Cheiro

Cuidado com pontas, galhos secos ou poeira que eles possam inalar. Eles podem causar espirros em cadeia e danificar as vias respiratórias.

Visão

Se os pelos dos olhos forem aparados, tanto a areia quanto a luz do sol podem ser prejudiciais à visão. Tenha cuidado com a água do mar e da piscina, pois pode irritar os olhos.

Gosto

No verão, eles são mais sensíveis. Tenha muito cuidado com o que for comer.

Tocar

Experimente levar seu cachorro para passear nas horas menos ensolaradas, seja no início da manhã ou à tarde. Areia e asfalto podem queimar as almofadas dos pés.

Portanto, muito cuidado com seu pet em dias quentes!

Leia agoraEstresse nos animais: conheça as causas mais comuns

Gostou desta matéria? Acompanhe as nossas redes sociais: Facebook, Instagram, Twitter Pinterest.

Deixe seu comentário

Grupos do SaúdeLab

SaúdeLab no WHATSAPP
SaúdeLab no TELEGRAM

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here