As regras para viajar com o animal de estimação são importantes para a segurança do animal. Por isso, acompanhe hoje no Saúde Lab mais sobre essas regras, e o cuidado que você deve ter ao viajar com o pet.
Para sair de férias sempre há quem opte por deixar o animal aos cuidados de um conhecido ou levá-lo para um hotel, mas isso nem sempre é possível. Assim, em diversas ocasiões, quando o cachorro ou gato devem ser levados em uma viagem é necessário seguir algumas regras, para que não ocorra imprevistos.
Leia também: Calendário de vacinação para cães: conheça as principais datas
Cuidados ao viajar com animal de estimação
Viajar no carro
Caso a viagem seja no carro, a maneira mais confortável e segura do cão viajar é dentro de uma caixa de transporte.
Outras formas de levar o cão no carro são com guias que são presas pelo cinto de segurança. Para as viagens é conveniente fazer uma parada para descanso a cada duas horas de viagem.

Quando fizer isso em uma área de serviço, lembre-se que deve retirar o cão do veículo dentro do transporte ou na coleira. É aconselhável levar um pouco de água e um recipiente para se hidratar nas paradas.
Viajar de avião
Todos os animais com peso superior a 8 kg (incluindo a transportadora) podem viajar na cabine, desde que a empresa aceite animais de estimação a bordo. Normalmente eles limitam o número de animais a bordo, por isso é importante reservar um lugar o mais rápido possível.
Todos os animais com mais de 8 kg devem viajar no porão, em área adaptada para animais que a maioria dos aviões possui.
A viagem de avião pode ter a vantagem de ser mais curta do que a viagem feita com outros meios de transporte, mas pode se tornar muito estressante, principalmente quando o animal tem que se deslocar para longe do dono, que não tem acesso ao animal até chegar ao destino.

Para viajar de avião com um animal, é preferível reservar voos diretos do que aqueles que oferecem escalas. Além disso, vale ratificar, que é aconselhável fazer a reserva com antecedência, assim você garante a viagem sem transtornos de última hora.
Leia ainda: Sequestro de pets de estimação aumentou no últimos meses; entenda
Viajar de ônibus
Veja abaixo as regras para viajar de ônibus com seu animal de estimação:
- deve ser de porte pequeno ou médio e com até 8 quilos;
- o transporte deve ser feito em caixa transportadora de tamanho adequado ao tamanho do animal;
- autorização assinada pelo médico veterinário, com a data de emissão de até 15 dias antes da viagem, atestando boas condições de saúde do animal;
Importante
- A saúde do animal sempre vem em primeiro lugar. Quando se vai fazer uma longa viagem é muito importante consultar o veterinário para verificar se está tudo certo com ele;
- Deve certificar-se de que as vacinas estão em dia, e de que não existem problemas. Você também pode perguntar sobre um produto que previne a tontura ou enjoos, pode ser útil, se o pet já as tiver sofrido em outras viagens.
- Quando o animal viaja é necessário levar seus documentos, como carteira de vacinação atualizada.
Lembrando que existem tarifas especiais de cobrança no caso de viagem por ônibus e avião.
Gostou da matéria? Compartilha, comente e siga nossas redes sociais: Facebook, Instagram, Twitter e Pinterest.