7 Tipos de Câncer Relacionados com Consumo de Álcool

consumo de álcool

Estudos revelam que o consumo de álcool pode resultar em até sete tipos de câncer diferentes

O consumo de álcool já entrou para a lista das coisas que fazem mal à saúde há tempos. Desde os anos 1990 sabemos que beber leva à cirrose, hepatite e uma série de outras doenças. No entanto, sempre vemos essas doenças associadas ao alcoolismo, consumo de álcool excessivo.

A novidade agora é um alerta da cientista Noelle K. LoConte, responsável pelo departamento de Medicina e Saúde Pública da Universidade de Wisconsin. No lançamento de sua nova investigação, em parceria com a Sociedade Americana de Oncologia Clínica, Noelle descobriu que o consumo de álcool ocasional também é prejudicial.

Mas, será que é mesmo assim?

Durante o seu estudo, a professora verificou que quem bebe aquela cervejinha ocasionalmente tem mais chance de desenvolver uma série de tipos de câncer. O consumo de álcool, segundo ela, está associado a pelo menos 5% dos tumores de boca, laringe, garganta, mama, colorretal, fígado e esófago.

Quem só bebe aquele champanhe no Ano Novo pode ficar sossegado. O risco só é relevante para as pessoas que criam um hábito do consumo de álcool. Ou seja, aquela taça de vinho por dia está proibida se você quer viver mais.

Um outro estudo publicado no periódico científico Addiction, mostrou que 500 mil mortes por câncer em 2012 estavam relacionadas com o consumo de álcool. O número correspondeu a 5,8% dos falecimentos daquele ano.

consumo de álcool

Prevenção

Como alerta Noelle e outros médicos, a melhor prevenção é simplesmente não beber. Troque a cervejinha habitual por um suco, é mais seguro e saudável. Os dois estudos estão começando a mostrar que os benefícios do consumo de álcool não são assim tão significantes.

“Esses benefícios são vistos cada vez mais como falsos ou irrelevantes em comparação com o aumento de uma série de cânceres”, disse Jennie Connor, uma das autoras da segunda investigação. Jennie verificou que as mulheres que costumam beber aumentam as chances de ter câncer de mama em 16%. Aquelas que bebem diariamente sobem as estatísticas para 40%.

 

 

Fontes: O Globo e Visão

Crédito das imagens: Unsplash