A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Contagem (MG) divulgou essa semana um levantamento feito com o índice de contaminados pelo COVID-19. Constatou-se que a faixa mais atingida está entre os cidadãos com 30 até 39 anos, liderando o ranking dos casos confirmados. Assim, infelizmente, o número chega a 1.609 pessoas.
Na sequência, é possível ver os pacientes seguindo um perfil etário que fica:
- 40 até 49 anos (sendo 1.438 casos);
- 20 até 29 anos (sendo 1.130 casos);
- Acima dos 60 anos (sendo 1.037 casos).
Os dados para a elaboração deste levantamento foram reunidos até o dia 21/08.
Confira também: Reabertura dos parques em BH acontecerá a partir do próximo sábado (29/08): confira os detalhes e os cuidados que se deve tomar
Índice de contaminados é maior entre os jovens e com vítimas fatais
Entre os cidadãos Contagenses que perderam suas vidas para o novo Coronavírus, a maior parte estava na faixa acima dos 70 anos (cerca de 131 casos). Posteriormente, surgem as vítimas que tinham de 60 até 69 anos (cerca de 61 casos) e 50 até 59 anos (cerca de 31 casos).
Segundo a SMS, tal levantamento se deu no dia 23/08, quando Contagem (MG) confirmou 254 mortes que foram causadas pela COVID-19.

Superação da doença
Em meio ao caos e tristeza que essa pandemia vem provocando no mundo todo, Contagem teve uma história de final feliz neste mês. Após 23 dias de internação por conta da Covid-19, a paciente que tem 92 anos, Maria Sabino, recebeu alta, por fim.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, a idosa internou dia 30/07 na Unidade de Internação Sede, sendo liberada sábado passado (22/08). D. Maria ficou todo esse período dentro da enfermaria, mas precisou de oxigênio, uma vez que seus pulmões ficaram comprometidos.
Assim, leia mais: Madrugada de Belo Horizonte foi a mais fria do ano, o que requer cuidados especiais com a hidratação
Ela é moradora do B. Novo Progresso em Contagem (MG), mas ainda não retornou para sua rotina. Isso inclui preparar as próprias refeições, cuidar da casa, lavar roupas, etc. Por ora, a idosa se mantém hospedada na residência do irmão para receber cuidados especiais da família.
Dessa forma, apesar do índice de contaminados pela COVID-19 ficar entre os jovens em Contagem (MG), a maioria das mortes está na faixa etária dos idosos. Uma vez que a população de maior risco está entre os portadores de comorbidades tais como Hipertensão, Diabetes, Obesidade, Portadores de doenças respiratórias, entre outras,e que tais acometem muitos idosos, faz-se necessário que a SMS de Contagem (MG) se posicione com mais vigor aprimorando as Políticas de Saúde Pública para atender essas demandas e diminuir os casos.
Contudo, a pandemia nos dá um alerta para que os cuidados continuem e sejam tomadas todas as precauções em qualquer idade. O vírus, infelizmente pode deixar sequelas e até levar a morte.Ele não escolhe crianças, adultos ou velhos. Portanto, fique em casa, se puder, use máscara, álcool gel, bem como evite aglomerações.
Gostou desta matéria? Compartilhe e acompanhe nossas redes sociais.