Pesquisa avalia se contraceptivo e analgésico funcionam como pílula anticoncepcional

Entenda como essa combinação pode oferecer uma nova possibilidade para além da pílula anticoncepcional

Evitar uma gravidez indesejada é um dos principais problemas de saúde, mas uma nova combinação de remédios pode oferecer uma alternativa à pílula anticoncepcional. Estamos falando de um analgésico e um contraceptivo que juntos causam o efeito de prevenir a gravidez.

Portanto, siga logo a leitura abaixo para saber quais as últimas descobertas nesse campo científico, além da própria pílula anticoncepcional. O tema, portanto, é de interesse público e pode auxiliar ainda mais na manutenção do controle de natalidade.

Leia mais: Entenda o que é a varíola dos macacos, doença que ressurge agora em 2022

pílula segurada entre indicador e polegar
Uma nova combinação pode oferecer o mesmo efeito que a pílula anticoncepcional – Fonte da imagem: Canva Pro

Combinação

Em primeiro lugar, um estudo americano da Stanford Health Care concluiu que a união do meloxicam (analgésico) com o acetato de ulipristal (contraceptivo usado em situações emergenciais) pode acabar com a ovulação feminina bem no momento crítico. Ou seja, no chamado pico da fertilidade. 

No entanto, vale dizer que o escopo das pacientes observadas não foi grande. Apenas 10 mulheres participaram da pesquisa. Assim, todas estavam na faixa dos 18 aos 35 anos, sendo que não apresentavam nenhum problema de saúde. 

Quase todas tiveram ovulação incompleta, sendo que a maioria teve a ovulação interrompida por conta do uso dessa combinação de medicamentos. E sem usar a famosa pílula anticoncepcional (veja abaixo para mais detalhes).

Portanto, faltam ainda estudos com maior base para análise, além de observar se há efeitos adversos com o uso prolongado desse combo. 

Pílula anticoncepcional

Por fim, falando da pílula anticoncepcional, é necessário consultar o seu médico antes de tomar qualquer medicação.  A pílula inibe a ovulação, de forma a impedir o período fértil da mulher. Assim, ela não pode engravidar. O uso prolongado causa efeitos colaterais, então é vital fazer uma consulta para avaliar o que é melhor para você.

Aproveite e leia sobre o Dia do glaucoma: solução pode ser colírio à base de Cannabis

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação