Grupos do SaúdeLab

SaúdeLab no WHATSAPP
SaúdeLab no TELEGRAM

Da boca para o corpo: Influencer recebe alta depois de infecção bacteriana

Pouco se fala do perigo da infecção bacteriana e quando o digital influencer Gabriel Zandonai foi internado às pressas, foi um susto. Ele não imaginava que um simples tratamento dentário afetaria todo seu sistema imunológico colocando sua vida em risco na última semana. As bactérias acabaram viajando pelo corpo e causando o que os médicos chamam de endocardite.

Segundo o doutor Felipe Costa, da clínica IFB de Campinas, a vida saudável e a combinação de atividade física contemplou o Gabriel. Porém, 40% desses casos que levam ao infarto, são causados por essa bactéria da boca. Ou por um contexto genético, ou por um problema no coração, é preciso atenção.

Quando a bactéria do dente vai para o cérebro?

O dente é uma estrutura porosa, por isso, a bactéria tem condições de ficar alojada por bastante tempo e se deslocar para outras partes do corpo. Os ossos da cabeça, por sua vez, são bem leves, logo, a bactéria consegue chegar até eles.
A endocardite inflamatória, reumatismo articular agudo, gastrite e até partos prematuros, por exemplo, são algumas das sérias consequências que uma infecção bacteriana bucodentária pode provocar.

O susto

infecção bacteriana
Os sintomas de Gabriel foram silenciosos (Foto: Arquivo Pessoal)

Gabriel teve uma dor de garganta, um abscesso e foi parar no hospital. “Que isso sirva de alerta! Fiz uma cirurgia no dente, mas que acabou se tornando maior. Em seguida veio a dor de garganta que acarretou na infecção que poderia ter chegado no coração, e seria fatal”, afirma Zandonai.

Após uma semana de internação, nesta segunda-feira (14), o também formando de educação física, vai continuar o tratamento da infecção bacteriana em casa com antibióticos, imprescindível para que os microorganismos não evoluam. Segundo o jovem,  se não fosse pela vida saudável que leva, com exercícios e uma alimentação equilibrada, talvez não resistisse.

Segundo sua mãe, Bia Carmagnani, é um alívio. “Fiquei em choque quando soube que ele estava no hospital, de repente, não teve febre, nada que indicasse um problema”. Ela alerta que todo cuidado é pouco, “a sorte do Gabriel é que a bactéria parou na faringe, e não chegou no coração”, pontua.

 

Vítimas da infecção bacteriana

infecção bacteriana
Beto carrero morreu aos 70 anos (Foto: Arquivo Pessoal)

Beto Carrero, nome artístico de João Batista Sérgio Murad, conhecido pela performance de cowboy e por ser idealizador do parque Beto Carrero World, morreu aos 70 anos de idade. Ele precisou de uma cirurgia para corrigir uma endocardite infeciosa causada por uma infecção bacteriana.

Assim, a endocardite é uma infecção na membrana do coração que pode acarretar um choque cardiogênico, que é também a principal causa da infecção generalizada que a bactéria pode causar.

Outro caso é o da modelo Renata Banhara, vítima de uma infecção bacteriana. Ela passou por diversas cirurgias e sente enxaquecas constantes, uma vez que o problema se deu por conta de um dente de Renata, contaminado por uma bactéria. De forma silenciosa e por mais de quatro anos, a bactéria passou para o osso do maxilar até chegar ao cérebro, onde se estabeleceu a infecção bacteriana.

infecção bacteriana
Renata Banhara passou por cirurgias (Foto: Vix)

“Fica o alerta para as pessoas cuidarem da boca, dos dentes, lembrando que a escovação, o uso do fio dental e a ida ao dentista são primordiais para uma vida sem susto, pois a boca é uma parte importante do corpo e que por vezes não no precavemos”, finalizou Gabriel.

Grupos do SaúdeLab

SaúdeLab no WHATSAPP
SaúdeLab no TELEGRAM

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.