Grupos do SaúdeLab

SaúdeLab no WHATSAPP
SaúdeLab no TELEGRAM

Dentro ou fora do BBB, banho demorado é desperdício de água

Na última quarta-feira (23), duas participantes, Laís e Larissa do reality da Globo demoraram muito no banho, gerando revolta dos outros participantes "Aqui não é Disney"

O desperdício de água no banho gerou polêmica nesta quarta-feira (23) no reality show Big Brother Brasil, da Rede Globo. Duas participantes, Larissa e Laís, brincaram durante um banho demorado e irritaram os outros brothers.

Os moradores do BBB 22 precisam dosar os recursos, já que há uma quantidade máxima de água disponível por dia. Afinal, se um demora demais no banho, o outro pode ficar sem.

“A Larissa e Laís estão na Disney”, reclama Jade Picon e Pedro Scooby concorda: “Aqui é Disney não, pô”. Paulo André completa: “Não consigo entender a pessoa que toma banho com o chuveiro ligado o tempo todo. Entra, se molhou? Fecha”. Porém, Larissa e Laís faziam até hidratação no cabelo com o chuveiro aberto.

Evitando o desperdício de água

Agora, a Sabesp, de olho no que acontece no BBB e em muitas casas brasileiras, emitiu um comunicado onde reforça a importância de se adotar o consumo consciente de água. “O não desperdício é uma atitude sustentável, que ajuda o meio ambiente e preserva os recursos hídricos”, pontua a Sabesp.

As soluções para diminuir o consumo de água são compostas de diversas ações, como detecção e reparo de vazamentos, troca de equipamentos convencionais por equipamentos economizadores de água, estudos para reaproveitamento da água e palestras educativas.

Além disso, a empresa dá dicas de como usar a água de forma racional. E, também, o quanto de economia  é gerada.

Por exemplo, o banho é a atividade do dia que mais leva ao desperdício. A dica é que se adote banhos curtos, com cinco minutos de duração, porém mantendo o registro fechado ao se
ensaboar. A economia é de 90 litros em uma casa e 162 litros em apartamentos.

 

desperdício de água
A Sabesp quantificou a água desperdiçada em uma torneira pingando, além de outros descuidos (Foto: Sabesp/Divulgação)

Outras dicas de economia

Um momento que merece atenção é a hora de acionar a válvula de descarga. O certo é não apertar mais tempo que o necessário. O gasto é de 10 a 14 litros de água em 6 segundos, lembrando que vaso sanitário não é lixeira. Também acionar descarga desnecessariamente gera desperdício de 10 a 14 litros de água.

Logo, é possível evitar desperdício de água, bem como entupimentos e vazamentos nos canos, não jogando lixo ou papel higiênico no vaso.

Use vassoura e balde para lavar áreas como garagem, corredores, dentre outras , ou seja, não utilize mangueiras para “varrer” sujeiras. Não use água corrente para descongelar alimentos, o gasto pode chegar a 70 litros de água.

Finalmente, é possível evitar o desperdício de água ao escovar os dentes ou fazer a barba e ainda lavar a louça mantendo sempre a torneira fechada, abrindo apenas para molhar e enxaguar. Escovar os dentes com torneira fechada gera uma economia de 11,5 litros de água, porém o valor sobe para 79 litros se for em apartamento. E barbear-se com torneira fechada, por exemplo, economiza de nove a 79 litros de água.

Então, ao sair dos ambientes, não esqueça de verificar se a torneira está bem fechada, pois uma torneira gotejando desperdiça 40 litros/dia. Já com um filete de água correndo, o desperdício é de 130 litros/dia.

 

Grupos do SaúdeLab

SaúdeLab no WHATSAPP
SaúdeLab no TELEGRAM

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.