Dieta do chá de hibisco: tudo que você precisa saber

Três dias para você começar uma nova vida com a dieta do chá de hibisco!

dieta do chá de hibisco

A dieta do chá de hibisco é capaz de eliminar até quatro quilos em apenas duas semanas. Apesar de parecer milagrosa, seu segredo é científico e matemático: ela se baseia na ideia de comer menos calorias e de usar a bebida para fornecer aquela sensação tão buscada de saciedade.

Para que você aprenda a tirar todos os melhores benefícios dessa dieta, nós preparamos um guia completo para lhe ajudar. Veja a seguir, em primeiro lugar, um cardápio de três dias que serve como base para uma dieta do chá de hibisco eficiente.

Dieta do chá de hibisco: cardápio

cardápio da dieta do chá de hibisco

Dar a você um cardápio de três dias tem como objetivo lhe mostrar qual é a ideia por trás dessa dieta. Ela faz com que você passe por um processo de reeducação alimentar. Você reaprende a comer, visto que muda completamente a sua relação com a sua própria alimentação.

Confira como ficariam os três primeiros dias desse programa alimentar!

Dia 1

  • Café da manhã: trinta minutos antes do café da manhã você deve ingerir uma xícara de chá de hibisco sem açúcar. Depois, consuma leite de soja com granola e alguns morangos;
  • Almoço: trinta minutos antes do almoço você deve ingerir uma xícara de chá do hibisco sem açúcar. O almoço será ovos mexidos com arroz integral e salada. Pode fazer com cenoura, milho, rúcula e tomate. Tempere com azeite e vinagre. A sobremesa é uma fruta leve, como melancia;
  • Lanche da tarde: trinta minutos antes do lanche da tarde você deve ingerir uma xícara de chá de hibisco sem açúcar. Seu lanche será torradas com queijo pouco calórico, branco, e suco de laranja;
  • Jantar: trinta minutos antes do café da manhã você deve ingerir uma xícara de chá do hibisco sem açúcar. Jante um filé de salmão grelhado brócolis cozidos temperados com azeite e suco de limão. Acrescente batatas cozidas. Coma uma maçã de sobremesa.

Dia 2

  • Café da manhã: trinta minutos antes do café da manhã você deve ingerir uma xícara de chá do hibisco sem açúcar. Depois, consuma uma fatia de pão integral com queijo minas e suco de manga;
  • Almoço: trinta minutos antes do almoço você deve ingerir uma xícara de chá do hibisco sem açúcar. Almoce bife de peru grelhado. Aposte em macarrão integral fresco e em salada de alface, pimentões e pepino. Tempere com orégano e suco de limão. Uma fruta de sobremesa é o ideal, como pêssego.
  • Lanche da tarde: trinta minutos antes do lanche da tarde você deve ingerir uma xícara de chá de hibisco sem açúcar. Seu lanche será salada de frutas com iogurte desnatado.
  • Jantar: trinta minutos antes do café da manhã você deve ingerir uma xícara de chá do hibisco sem açúcar. Jante atum com arroz integral e couve cozida. Tempere a couve com azeite, alho e vinagre. Coma uma pera de sobremesa.

Dia 3

  • Café da manhã: trinta minutos antes do café da manhã você deve ingerir uma xícara de chá de hibisco sem açúcar. Depois, consuma iogurte desnatado cereais, chia e uma fruta de sua escolha;
  • Almoço: trinta minutos antes do almoço você deve ingerir uma xícara de chá do hibisco sem açúcar. Almoce carne de soja com arroz e salada verde. Alface, rúcula e pepino são boas sugestões. Tempere com azeite de oliva. Para sobremesa, banana com canela;
  • Lanche da tarde: trinta minutos antes do lanche da tarde você deve ingerir uma xícara de chá de hibisco sem açúcar. Seu lanche será suco de abacaxi com hortelã e torradinhas com peito de peru;
  • Jantar: trinta minutos antes do café da manhã você deve ingerir uma xícara de chá do hibisco sem açúcar. Jante filé de frango, couve-flor cozida temperada com azeite e um purê de batata-doce. Como sobremesa, coma uma manga.

Benefícios da dieta do chá de hibisco

dieta do chá de hibisco

Consumir o chá da planta diariamente, pelo menos uma ou duas doses, já é suficiente para trazer uma série de benefícios ao organismo. A ingestão da bebida por meio de uma dieta orientada, organizada e estruturada traz ainda mais vantagens ao praticante. Veja abaixo quais são elas!

Atua diretamente no metabolismo

Essa dieta irá interferir logo nos primeiros dias em seu metabolismo. Essa interferência será responsável por alguns benefícios a curto e a médio prazo, como a redução da glicemia. Isso por si só já dificulta que a gordura ingerir seja acumulada.

Dessa forma, será evitada a formação de novas células de gordura no corpo. A consequência imediata é a diminuição dos níveis de colesterol e a inibição de enzimas do pâncreas. Por fim, o metabolismo irá acelerar, o que causará uma perda enorme de peso em muito pouco tempo.

Diminui a pressão arterial

Quem sofre de hipertensão e realiza uma dieta com o chá de hibisco certamente irá se beneficiar nesse sentido. O chá melhora a função renal, o que causa a pronta eliminação de líquidos. O volume de sangue é diminuído, o que acaba por reduzir a pressão nas artérias.

Mas claro que essa dieta não desobriga você de continuar tomando os medicamentos prescritos pelo médico. Além disso, se você sofre de pressão baixa, precisa ter muito cuidado ao ingerir altas doses de chá de hibisco.

Melhora o funcionamento dos intestinos

Você passará a comer mais fibras com essa dieta. Frutas, verduras, oleaginosas e sementes são ótimas para quem as funções intestinais um pouco improdutivas. Além desse fato, o chá de hibisco tem propriedades laxantes, que, embora leves, também contribuem para esse benefício.

Combate os radicais livres no organismo

Os radicais livres causam no corpo o que chamamos de estresse oxidativo. Eles atacam as células saudáveis, matando-as ou envelhecendo-as. A dieta do chá de hibisco é antioxidante não só pelo chá em si, mas pelos alimentos consumidos nela.

Essa dieta permitirá que você tenha, por exemplo, uma pele mais saudável por mais tempo. Inflamações são reduzidas, além de as doenças degenerativas serem prevenidas ou pelo menos retardadas.

Nesse sentido, alguns tipos mais simples e benignos de tumores também podem ser alvo da dieta. No todo, ela não só emagrece como também proporciona melhor qualidade de vida geral.

 

Fonte: Research Gate

Fonte bibliográfica:

  • Odigie IP, Ettarh RR, Adigun SA. Chronic administration of aqueous extract of Hibiscus sabdariffa attenuates hypertension and reverses cardiac hypertrophy in 2K–1C hypertensive rats. J Ethnopharmacol. 2003;86:181–5.

Crédito das imagens: Freepik