Doação de sangue: conheça agora a nova campanha do Ministério da Saúde

O Ministério da Saúde tem uma nova campanha de doação de sangue. Haja vista que é uma necessidade crescente no Brasil. Como sabemos, este é um ato nobre que auxilia a salvar vidas, seja para quem tem graves problemas de saúde quanto para quem precisa de pequenas quantidades. 

De qualquer modo, o novo lema diz “Doe sangue regularmente. Você doa, a vida agradece”. Portanto, continue lendo abaixo para entender por qual motivo o Ministério da Saúde lançou esta campanha em 14 de junho de 2022, além de saber mais sobre a doação de sangue. 

Leia mais: Entenda a importância da amamentação segura e seus benefícios

bolsas de sangue
Sendo assim, com apenas uma doação, você pode salvar até 4 vidas – Fonte da imagem: Canva Pro

Doação de sangue

Em primeiro lugar, a nova campanha do Ministério de Saúde visa atender o estado de Pernambuco, que passa por sérios problemas de estoque. Assim, as chuvas e enchentes castigaram a região, o que provocou uma diminuição considerável nos bancos de sangue.

De modo que cerca de 800 bolsas já foram doadas por outros estados, mas a doação de sangue ainda é o melhor modo de ajudar a resolver esta situação. E segundo os especialistas, apenas uma doação de sangue pode salvar quatro vidas.

Além disso, para quem tem medo de doar sangue, vale um esclarecimento: não existe risco de contaminação ou de pegar doenças ao realizar este ato nobre. Portanto, como diz o mote da campanha “Doe sangue regularmente. Você doa, a vida agradece”.

Quem pode doar?

Se você deseja realizar a doação de sangue, fique atento para as regras:

  • você deve ter entre 16 e 69 anos
  • deve pesar no mínimo 50 quilos
  • deve estar alimentado
  • leve documento oficial com foto
  • durma no mínimo 6 horas nas últimas 24h

Por fim, vale lembrar que em um dia, ou seja, em 24h, a quantidade de sangue doado já é reposta no seu organismo. 

Aproveite e leia sobre o Mindset vencedor: entenda como a psicologia ajuda os atletas